Destaque, Expedições

É possível participar do Sertões sem pilotar e ser da equipe técnica? A resposta é sim!

*Por Thais Medina (@ahoradaviagem)

 

Quarta-feira, 24 de agosto, 8h da manhã. É hora de fazer o motor roncar, levantar poeira e chegar em primeiro! 

 

Não… espera… Isso seria realidade se nós fôssemos as duplas Cristian Baumgart / Beco Andreotti (X Rally Team) ou Denísio Casarini Filho / Ivo Mayer (Casarini Racing), participantes e campeões do Sertões 2021 nas categorias Carros – FIA e UTV, respectivamente, mas nós somos apenas as duplas – ou melhor, os casais – Thais e Silvano, do @ahoradaviagem, e Gisele e Fábio, em busca de mais uma aventura neste mundo off road, desta vez a convite da rede de centros automotivos SIM Pneus e da General Tire. 

 

Malas e kit de sobrevivência em expedição já na caçamba, geladeira cheia, pneus Grabber X3 montados, rádio comunicador testado e muitas boas expectativas, é hora de estrada. E coloca hora nisso. Partimos da capital paulista com destino a Foz do Iguaçu em um trajeto de 1.066 km, com bom asfalto e paisagens incríveis. A Vila Sertões foi o ponto de encontro definido para nos juntarmos a outros 49 carros nesta histórica Expedição Sertões, realizada pela 4×4 Aventura e conduzida por Renato Perotti, recordista mundial de subida de montanha off road, com mais de 1 milhão de km rodados em aventuras, 18 rallies do Sertões e 9 rallies Dakar e também produtor do podcast Pod.Explorar – uma conversa com loucos!

 

Gostaria de aqui dizer que percorreremos os 7.216 km do trajeto durante 15 dias, passando pelas 5 regiões do país e pelos 5 principais biomas que temos por aqui (Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Caatinga e Amazônia), mas, no nosso caso, seguiremos por poucos dias, trazendo o que de melhor essa expedição tem a apresentar. Boooooora com a gente desbravar muita coisa boa.

 

Chegamos em Foz por volta das 22h e já fomos direto para a Vila Sertões pra não perder um minuto sequer desta aventura. Nos deparamos com um espaço enorme, com estrutura com muitos motor homes e equipes trabalhando sem parar para deixar tudo pronto para a apresentação dos veículos e a Super Prime, que aconteceriam duas manhãs depois, na sexta. O acampamento da @4x4aventura já estava montado e preparado para receber o grupo da expedição, com tendas, iluminação, bikes para empréstimo, uma “cozinha” e o melhor: uma baita churrasqueira improvisada com tijolos e grelhas pra um bom costelão. 

 

Nossa noite em Foz foi no hotel Viale – é disponibilizada também a possibilidade de montar o acampamento dentro da Vila Sertões – e logo cedinho, na quinta, partimos para encontrar o grupo e receber o nosso kit (camiseta, boné, caneca, adesivos e tudo que uma boa expedição dá direito). A diversão estava pronta! Ainda pela manhã, logo após as boas-vindas, partimos para conhecer as equipes e pilotos, o que permitiu boas conversas, sanar curiosidades, ver de pertinho as super máquinas, tirar muitas fotos com lendas do esporte e, acima de tudo, gravar na memória muita história boa pra contar. Foram incríveis a receptividade e atenção de todos.

 

Tarde livre pra mais diversão e pra organização da expedição – muitos, inclusive, voluntários – preparar um jantar raiz e cheio de sabor: costelão – estávamos ansiosos por ele! – e feijão tropeiro. Os bebes e outros quitutes ficam por conta dos participantes, que fazem questão de levar o gostinho do regionalismo para este tão esperado encontro. Ao todo são 109 pessoas de todas as regiões deste Brasilzão. Uma deliciosa mistura de sotaques, realidades e prosas.

 

O clima amistoso permanece todo o tempo. A Vila Sertões é aberta para visitas, o que permite que muitas famílias circulem por ali. Olhinhos de crianças brilhando? Temos! Olhares atentos e curiosos de adultos? Temos também! E não é por menos. Além de poder ter contato e viver o clima de “pré-rally”, não faltam música, risadas e animação de quem está a passeio ou a trabalho, todos com um desejo de realização incrível, ainda mais em se tratando da 30a edição do maior rally do mundo!

 

Quer saber mais? Continue aqui com a gente nos próximos dias e acompanhe no Instagram o @maisoffroad e @ahoradaviagem.

Leia mais:
Expedição Sertões: é dada a largada! E nós estivemos por lá!
Expedição Sertões: hora de subir a rampa pra uma nova aventura!

Como é acampar no meio do Sertões e acordar com os motores da competição

Expedição Sertões: fim de prova com equipes no abastecimento

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.