Expedições

Darien Gap: a trilha mais perigosa do mundo

Rally Dakar? Sertões? Nada disso. A trilha mais perigosa do mundo – e aqui vale realmente o valor da palavra – é a conhecida Darien Gap, trajeto realizado há décadas, mas que aos poucos foi deixada para trás exatamente pela alta periculosidade nos mais diferentes aspectos.
Os construtores da Transpanamericana deixaram uma lacuna para trás e lá se formou o perigoso caminho, que traz mais de 100 km sem estradas desenhadas, muitos insetos, malária, além de territórios comandados por traficantes e afins, passando da América do Norte e Central para a América do Sul, atravessando o Panamá até a Colômbia, e ainda passando por outros países. Em resumo: selvas, pântanos, guerrilhas, sequestradores e uma polícia corrupta.


Aventureiros começaram a viajar pela área ainda em 1960 e conheceram diversos desafios quase impossíveis. Já nos 70, os primeiros “loucos” conseguiram atravessar o caminho. Com o passar do tempo, outros tantos tentaram, conseguiram ou sumiram. Apesar de tudo, belas paisagens, e muitos animais exóticos, trazem algum sentido para a aventura.


“O Darien Gap é um lugar extremamente perigoso – é provavelmente o lugar mais perigoso no Hemisfério Ocidental, definitivamente na Colômbia, é usado como um canal para drogas, não há polícia lá, não há forças armadas, as trilhas não estão marcadas. A menos que você tem muita experiência na Colômbia, eu não sugeriria. A selva não é vista como um lugar que é intocada e bonita – e é vista como um lugar onde você é morto. Quero dizer, eu sei como você pode caminhar o Darien agora. Mas você tem que ter um grupo de homens armados com você”, comentou Robert Young Pelton, um dos malucos que resolveu topar com o Darien.

Em 2007, um grupo de americanos passaram de jeeps, toyotas e contando com a ajuda do exército panamenho e colombiano, uma forma segura. Muitas viaturas, caminhões, aviões e motos ficaram pelo caminho, criando um “cemitério”.
Apaixonados pelas histórias do Gap, o aventureiro brasileiro Sandro Roberto Dias é outro que fala sobre a percurso arrojado. “Eu como off roader sempre tive um gosto especial pelos lugares mais difíceis, trilhas mais pesadas e até inacessíveis, até descobrir o Darien Gap. Após alguns anos de leitura e estudo de uma possível travessia chega a consciência e diz: rapaz não é pra você, e tudo acabou com a realidade sendo nítida. Darien é lugar para poucos e selecionados desbravadores, seja ele a pé ou motorizado”, definiu.

Deixe seu comentário abaixo.

 

Print Friendly, PDF & Email

13 Comments

  1. No ano de 1934, Três Intrépidos Brasileiros, à bordo de dois automóveis Ford ModeloT, atravessaram o Darien, durante uma viagem que durou 10 anos. partiram em 16 de abril de 1928 , com a missão de demarcar a rota para a futura construção da “Carretera Panamericana” e chegaram nos Estados Unidos em 1938. Para saber mais, leiam o livro:
    O Brasil através das Três Américas

  2. Almir Bonifacio gomes júnior

    Eu toparia essa aventura sobre tive vontade de fazer uma aventura pela selva

  3. e o resto da historia ? tem ver na globoplay, é isso?

  4. Trilha com bastante emoção!

    É disso que o povo gosta!

  5. A trilha em sim deve ser o menor problema.

  6. Eu quero fazer essa trilha

  7. Edson Damiao de Carvalho

    Carro até tenho o problema e o grupo armqdo

  8. Trilha perigosa fica entre a casa e o puteiro

  9. Antonio Almeida rosa

    Boa noite !
    Rapaz sou meio aventureiro ,mais sei não?
    Melhor não arriscar kkkk

  10. Eu, teria sim a coragem de participar dessa aventura, uma vez bem preparado e com um comboio adequado!

  11. Isto porque vcs não conhecem a trilha do pessoal da jeepclubosmeiaboca kkk

  12. eu quero ir la

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.