Destaque

Micro-ônibus 4×4 uma casa sobre rodas

Motorhome promete muitas aventuras extremas pelo Brasil

Overland Buss preparado para qualquer parada!!!

Uma máquina fora do comum no mundo Off Road. Um motorhome 4×4 é o grande xodó de uma família aventureira que mora em Embu Guaçú/SP e montou uma viatura potente. Trata-se de um veículo fabricado sob medida para a proposta de uso, mecânica completa de caminhão Mercedes Benz (chassi, motor, câmbio, caixa de transferência, eixos, suspensão e direção) e uma carroceria de micro-ônibus Marco Polo em cima.

Primeiramente, foi montada toda parte mecânica e compartimentos externos. Serão ainda feito testes para posteriormente ser montado  a parte interna , como quarto, banheiro, cozinha.

Para-choque em aço com guincho hidráulico Ekron EK-50 e barras de led

A partir do projeto original começaram as reformas com a parte externa onde foram fabricados para-choque dianteiro especial, para-choque traseiro especial, para-lamas dianteiros, caixas laterais, suporte de estepe traseiro, talha elétrica para levantar o estepe, laterais que foram modificadas para colocar janelas do banheiro, quarto e gaiola de proteção externa que possivelmente pode ser utilizado como bagageiro. Já a parte interna está sendo projetada.

Guinch elétrico Ramsey embutido dentro do para-choque de aço.

O veículo foi adquirido há cinco anos. Ao longo do período o projeto sofreu modificações e ajustes, analisando peças mais robustas, confiáveis e de fácil acesso no mercado de reposição. Tudo foi comprado e planejado passo a passo da montagem, contratando mão de obra qualificada  e com experiência em veículos Off  Road. A execução da montagem foi feita em um espaço no fundo da empresa  do proprietário.

Gaiola de proteção tubular e farol Hella 500 para melhor visibilidade em mata fechada.

A ideia do empresário, de 70 anos, partiu do sonho de conhecer todos os Parque Nacionais do país em seu interior máximo, além de conhecer gostaria ainda de vivenciar a sensação de estar em lugares paradisíacos de natureza intocável. Para tanto  precisava de um veículo 4×4 para vencer todo e qualquer obstáculo que por ventura encontre pelo caminho e que pudesse levar o conforto de sua casa junto.

O casal Fábio e Marília em sua nova casa 4×4 sobre rodas

A paixão pelo fora de estada começou logo cedo, ainda em Minas Gerais, com uma pick-up Willys do pai. Com o Off Road correndo em suas veias desde pequeno, aos 18 anos, após tirar sua carteira de habilitação, comprou seu primeiro Jeep 1951. A partir daí não parou mais e participa desde o início do Jeep Clube do Brasil. Já restaurou  e teve alguns veículos 4×4 (Jeep CJ3 M38, Jeep Cj5, Jeep Cj6,  F-75,  Niva, Engesa, Hilux, Pajeiro, Suzuki Jimny).

O primeiro teste real off-road extremo não podia deixar de ser no Pantanal na 8TPC//MS 2019

A participação no  8º TPC//MS, evento acontece uma vez por ano nas época das cheias do Pantanal. O Buss 4×4 percorreu todas as dificuldades do pantanal com uma equipe alinhada de bordo sendo no piloto o sr. Fabio que levou os filhos, neto e amigos do jeep clube do Brasil para uma aventura de 5 dias na trilha mais radicais do pantanal.  Após testado foi aprovado, neste segundo semestre se dará início a fase de montagem da parte interna e assim que terminar, a ideia é percorrer cada canto deste Brasil nos próximos cinco anos, conciliando as férias de meio de ano e final de ano da família. O roteiro ainda não esta definido, mas com certeza passará pelo Parque Nacional Aparatos da Serra (SC/RS), Parque Nacional  Lagoa dos Peixes (RS), Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT), Parque Nacional de Anavilhanas (AM), Parque Nacional dos Lenções Maranhenses (MA), Parque Nacional de Jericoacoara (CE), Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha (PE), Parque Nacional da Serra Capivara (PI), Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA), Jalapão (TO), Parque Nacional Chapada dos Veadeiros(GO) e Pantanal do Mato Grosso (MT/MS).

Vazante da morte na Trilha Pantanal Coxim 2019

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:

Altura 3,20
Largura 2,30
Peso 7.200 Toneladas
Farol Milha Hella
Barra de Led Ironman
Bancos Rallye Design
Rádio PY ICOM IC V8000
Snorkel Caminhão Accelo
Distância entre eixos:
Consumo 5km/L
Chassi Mercedes Benz
Motor 366 (1620) com 204cv
Combustível Diesel
Câmbio ZF 5 Marchas
Caixa de 4×4 e reduzida MB pneumática
Eixo Dianteiro MB c/ bloqueio pneumático
Eixo traseiro Mercedes Benz
Relação de diferencial 8×39
Entre Eixos 5,20
Pneus 1200R22,5 Radial
Guincho dianteiro Ekron EK-50 Hidráulico
Guincho Traseiro Ramsey Elétrico
Caixa de direção ZF Hidráulica
Tanque de Combustível 200 L

 

AGRADECIMENTOS

Jeep Clube do Brasil
Projeto : Sr. Rene Delmotte
Adaptação da parte mecânica e fixação da carroceria: Oficina Mecânica Zé Lulu
Suspensão e suportes externos: Centro de Molas Cipó
Gaiola Externa: Centro automotivo Carlão
Para-Choques e Para-Lamas Especiais: 4×4 em Ação
Funilaria e Pintura: Sr. Alexandre da Silva
Revisão dos Eixos: Auto Câmbio Mendes
Lubrificação dos Eixos: Alfa X
Peças de Reposição e Revisão dos Freios: Perim Auto Peças

Print Friendly, PDF & Email

Um comentário

  1. Meu sonho para o futuro.
    Parabéns, muito lindo e com certeza muito eficiente.
    Abraços.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.