Geral

Toyota Bandeirantes cabine simples alongada vira máquina dos sonhos para jipeiro

Leonardo Morbi é mais um daqueles apaixonados pelo Off Road e que não mede esforços para viver dentro deste sonho 4×4. O amante de aventura vive conhecendo estradas de chão por Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará.

Para viajar por aí, Leonardo fez de seu Toyota Bandeirante uma verdadeira máquina. Originalmente a máquina tinha cabine simples, carroceria de madeira, é ano 1994, Tipo OJ55LP-BL3, motor MB 364, cinco marchas e 4×4 reduzida. Atualmente passou para uma cabine alongada, carroceria de lata e outras modificações (veja a lista).

“Para formatação e conclusão do projeto foi fundamental a ajuda de vários amigos e troca de ideias com grupos de toyoteiros na internet. Iniciamos a reforma em maio de 2015. Quando a Band chegou estava bem judiada, por isso resolvemos desmontar tudo, peça por peça. Revisamos as peças em bom estado e substituímos as danificadas”, contou.

Após alguns estudos, o off roader analisou a possibilidade de alongar a cabine e mexeu até ficar de seu gosto. “Aproveitamos os vincos da lataria da cabine dupla e formamos uma nova janela na parte alongada, utilizamos um vidro fixo que foi cortado na medida sob encomenda. Algumas peças como carroceria de lata, porta, câmbio de 5 marchas consegui comprar de um comerciante de peças usadas lá da Capital das Toyotas Bandeirantes em Brejo da Madre de Deus/PE.”

Na tapeçaria, o proprietário utilizou dois bancos dianteiros do Fusion e, para o espaço atrás deles, fabricaram um pequeno banco e embaixo do acento um baú para guardar ferramentas, acessórios obrigatórios (triângulo, macaco, chave de roda, corda, etc).

“Fizemos melhorias de suspensão com a SPOA e amortecedores Off Shox feitos sob medida para a Band e nos diferenciais foram utilizados bloqueio Kaiser  e freio a disco nas quatro rodas. O motor MB 364 foi todo retificado e dimensionado para Turbo Cooler ficando na mesma configuração do MB 364 LA, bomba injetora com LDA, turbina Borg Warner K16 e intercooler. Um conjunto de faróis em led do Jeep Wrangler com Barra de led de 500 w, perfeita para deslocamentos noturnos, completa o projeto”, comentou, já lembrando que pretende disputar um rally ainda este ano.

“O gratificante de executar um projeto como este foi conquistar novos amigos a partir das trocas de informações. Um episódio muito legal foi a compra das lanternas dianteiras da Land Cruiser FJ 40. Um amigo do Facebook sempre postava fotos das Bandeirantes gringas e um dia eu comentei em uma foto que queria umas lanternas iguais para colocar na minha. Outro colega comentou na mesma postagem que sabia que uma pessoa do Pará tinha. Entrei em contato com o Helder que prontamente respondeu e se dispôs a trocar pelas lanternas que eu tinha e, como forma de agradecimento, mandei uns parafusos em inox que ele estava precisando. O legal disso tudo é a amizade e esse espírito de ajuda que o pessoal do Off Road tem. Isso não tem dinheiro que pague”, concluiu Leonardo.

Ficha Técnica

  • SPOA de suspensão
  • Amortecedor Off Shox  serie FX 5 feito sob medida
  • Guincho EK35 Ekron
  • Rodas  ano 17 marca Incubus Alloys
  • Pneus  BF Goodrich 17/ 12,5/37 All Terrain KO 2
  • Bloqueio de diferencial Kaiser
  • Freio a disco nas 4 rodas
  • Motor 364 LA turbo cooler
  • Turbina Borg Warner K16
  • Faróis dianteiro em Led (Jeep Wrangler)
  • Barra de Led curva  52 Inch 500w Philips
  • 4 Faróis  18w Cree Led
  • Lanternas FJ 40
  • Bancos em couro Fusion
  • Tanque de combustível D20 com Bocal  CLA
  • Snorkel
  • Radio PX Aquário
  • Pintura PU verde fosco

Print Friendly, PDF & Email

4 comentários

  1. Régio Antônio

    Parabéns só toyoteiro sabe o quanto e difícil restaurar uma Band,sabendo o qual a Toyota fez elas só para trabalho esquecendo muitos intens que só quem reforma uma sabe que dá para melhorar.

  2. Adilson Batista

    Parabéns amigo pelo carro ficou ótimo eu tenho um Toyota Corolla e estou vendendo em breve comprarei a minha Band pois e um sonho de criança

  3. Me gustó mucho su proyecto de restauración y ficha técnica de modificaciones.
    De qué ciudad de Brasil eres. Cómo hago para estar en el grupo de toyotero bandeirante. Yo tengo una Toyota Bandeirante año 1988. Necesitaría unas piezas en mercado livre Brasil.
    Saludos

  4. Osvalte Mendes Maziero

    Ficou excelente amigo, só quem tem uma bandeirante sabe oque tem, eu também tenho esse privilégio, a minha é uma cabine dupla 2004 motor 14B

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.