Destaque

Saiba vedar seu veículo para travessias de rios e alagados

Snorkel originais ou adaptados são excelentes para travessias de rios desde que seja bem instalado

O esporte Off Road é 100% natureza com diversas condições de trilhas sendo dunas em areias, erosões rochosas, atoleiros com muito barro, travessias de rios e alagados. Muitos praticantes do fora de estrada quando se depara com aquele alagado já pensa em entrar com o jipe e transpor o obstáculo com adrenalina a mil. Nesta dica vamos abordar os principais cuidados para atravessar seu veículo 4×4 com segurança.

O primeiro item é ter um snorkel bem instalado e realizar o teste para ver se não tem nenhuma conexão com entrada de ar, o teste é simples: basta tampar a entrada de ar e o veículo “morrer” (desligar sozinho). Checando isto já é um ótimo sinal que está bem vedado, mas não é por isto que você já está pronto para entrar na água.

Um dos itens que não se pode deixar de lado são os diferenciais dianteiro e traseiro, cada diferencial tem que ter um respiro individual. Na parte de cima do diferencial há um respiro original que vem com um “copinho”, o ideal é remover este respiro e substituir por um espigão ou niple de latão. Após a substituição do respiro encaixe uma mangueira de 4mm em pu e trave com uma abraçadeira, estique a mangueira por baixo do jipe acompanhando o chicote até chegar no cofre do motor, e então suba as duas mangueiras até a entrada de ar do snorkel.

Diferencial original tem que remover o respiro antigo e colocar o espigão para engatar a mangueira

O próximo item é remover também o respiro original do câmbio/caixa de 4×4 e substituir também pelo espigão/niple de latão, esticando a mangueira acompanhando até a entrada de ar do snorkel. Sempre bom lembrar que o mais importante é colocar uma coifa na alavanca do câmbio e também nas alavancas do 4×4 e reduzida, evitando assim a entrada de água por cima. A coifa é fácil de se encontrar em qualquer autopeças para adaptação sendo fixada com cola de silicone e na parte de alavanca um enforca gato/tairape/abraçadeira de nylon.


Para fechar ainda falta o respiro do tanque de combustível, que a maioria acaba esquecendo. Geralmente ele fica próximo do bocal do tanque ou às vezes pode estar também no próprio tanque, o respiro fica aberto. Pode ser usada a mesma mangueira travando com abraçadeira e esticando até até a entrada de ar do snorkel.


Em alguns casos em motores diesel quando se coloca uma mangueira direto na turbina sendo de 2,5 ou 3 polegadas será preciso instalar uma mangueira de 12mm na válvula respiro antichama até a entrada de ar do snorkel.
Sempre bom checar o semi-carter da embreagem se está completamente blindado para não dar problema de travar o câmbio.

Já nos veículos eletrônicos os módulos devem estar também bem protegidos e vedados para que na hora da submersão não entre água.

Snorkel caseiro com mangueira de piscina, filtro de ar esportivo 3 polegadas, e mangueiras com respiros, diferencial dianteiro e traseiro, tanque de combustível, caixa de tração/cambio e respiro do anti-chama.

Em alguns motores a diesel, as bombas injetoras que possuem respiro se faz necessário colocar mangueira até a entrada de ar do snorkel.

Se faltou algum item ou dica, nos diga pelo portal: maisoffroad.com

A instalação pode ser realizada em qualquer oficina mecânica Off Road, indicamos as oficinas anunciantes no Jornal Mais Off Road através do site https://maisoffroad.com/

Confira, acelere o vídeo até  1h15 minutos e veja a travessia de rio com todas vedações feitas corretamente.

Print Friendly, PDF & Email

2 Comentários

  1. MATÉRIA TOPP REALMENTE ÚTIL, ESTÃO DE PARABÉNS!

  2. Adorei as dicas, eu mesmo fiz meu snoquel,mas vou fazer no meu carro todas essas dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.