No final de abril deste ano foi lançado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) o Programa Nacional de Incentivo ao
Automobilismo CBA – BRB. A iniciativa conta com a parceria do Banco de Brasília (BRB) e é um marco para o esporte no Brasil.
Para ter acesso ao programa, a equipe precisa realizar um registro junto a federação de filiação, contendo os dados de todos os envolvidos, como chefe de equipe, piloto, navegador, mecânico, auxiliar, fornecedor, entre outros.
Com o cadastro realizado e as autorizações concedidas, a equipe terá direito a um cartão e todos os seus membros contarão com um crédito junto ao BRB. Sendo que, os gastos dos competições com o cartão são revertidos em créditos que podem ser usados para quitar a renovação da Cédula Desportiva, mas também na aquisição de produtos conveniados ao programa CBA – BRB. Já para os investidores, o cartão oferece um crédito subsidiado, acesso a juros menores e outros incentivos proporcionados pelo BRB.
30 anos de Rally dos Sertões
Neste ano, uma das competições mais importantes do automobilismo nacional, o Rally dos Sertões, completa 30 anos de história. E por ser uma edição comemorativa, a prova trará algumas novidades – dentre elas 7.216 km de extensão, sendo que 4.811 km serão espaciais. Com isso, essa será a maior prova de rally do mundo em trechos cronometrados. E as equipes terão 14 dias de competição e um de descanso para terminar a prova.
Ao longo dos anos, o evento tem ganhado uma notoriedade imensa no país e merecidamente está entre as principais competições do automobilismo tupiniquim. “O Sertões sempre teve o intuito de promover e valorizar o Brasil, o interior do Brasil, para o próprio brasileiro, é o único projeto que sintetiza o que é o país, mostra a beleza da natureza que temos por aqui. Em 2022, será o rali mais desafiador da história, a maior aventura do Brasil, com um roteiro inédito que passa pelas cinco regiões do país”, afirma Joaquim Monteiro, CEO da Dunas, companhia organizadora da competição.
Infelizmente, mesmo com toda a representatividade a prova ainda atinge um nicho relativamente limitado, não fazendo tanto sucesso quanto outras modalidades do automobilismo no Brasil, como a F1 e Stock Car. Por aqui, elas, além de terem uma aceitação maior, também fazem parte do catálogo das casas de apostas que aceitam astropay, onde os usuários além de poderem palpitar em uma ampla variedade de competições, também conseguem acompanhar diferentes eventos minuto a minuto, tendo acesso ainda a bônus e promoções que lhe garantem um belo incentivo inicial.
O Rally dos Sertões terá início no dia 27 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR) e sua chegada está prevista para o dia 10 de setembro, em Salinópolis (PA).
Dupla conta os dias para início da competição
A única dupla de pilotos representando o Maranhão no Rally dos Sertões, Fábio Cadasso e João Afro, da equipe Cadasso Racing, está contando os dias para o começo do evento. A dupla irá para sua sexta participação juntos da competição, sendo que em cinco ocasiões eles alcançaram o pódio. Em 2016, por exemplo, eles foram vice-campeões na categoria carros Production TR4.
Já para 2022, os companheiros permanecerão na categoria Protótipo Brasil, no comando de uma Ranger Rover Evoque. Além disso, para edição deste ano, a dupla pretende apagar o incidente da última temporada, quando eles precisaram deixar a prova após um princípio de incêndio no seu veículo.
“O carro teve o mínimo de avarias. Não teve dano nenhum de estrutura, nem de mecânica e nem no motor. Não tivemos perda elétrica. Por isso, decidimos continuar com o carro. Confiamos nele e estamos em evolução na categoria Protótipo Brasil. Para essa edição, os nossos patrocinadores, Grupo Mateus e Governo do Estado, nos ajudaram a refazer todo o carro. Assim, teremos novidades em nossa equipe e no carro também. Vamos divulgando aos poucos. O que posso dizer é que estamos confiantes para buscar mais um pódio para o Maranhão”, relatou Fábio.
Já o navegador João Afro acredita que a amizade entre os companheiros será um diferencial para a prova. “Nossa amizade se fortalece a cada Sertões. Navegar para o Fábio é sempre muito bom. Começamos a Cadasso Racing juntos. E neste ano, a navegação será ainda mais importante nos 15 dias de Sertões”, relatou o navegador.
Com certeza o Rally dos Sertões deveria uma maior atenção dentro do meio do esporte automobilistico como fazem com o Paris- Dakar. Lamentável. Jipe Clube de Campos dos Goytacazes-RJ – 24 anos de histórias off road