Expedições

Primeira brasileira supera desafio inédito nos Andes e ultrapassa os 6 mil metros de altitude em um veículo 4×4

Conquista representa um feito até hoje alcançado por poucos e será um dos destaques da websérie “Desafio dos Andes”, patrocinada pela General Tire

Na tarde deste domingo (10), a pilota Amanda Vasconcellos, campeã de rally baja na categoria UTV 4 em 2020, tornou-se a primeira brasileira a superar os 6 mil metros de altitude em um veículo 4×4 (Ram 1500), um feito até hoje alcançado por poucos. Ao lado do piloto Renato Perotti, ela atingiu exatos 6.018 metros com ventos de 75km/h e 7 graus negativos de temperatura.

Para se ter uma ideia, essa altitude – cerca de 20 mil pés – é equivalente à altitude de voo de um avião comercial. Ao longo da jornada, a falta de oxigênio sempre foi a grande preocupação, pois poderia afetar a capacidade física e cognitiva da equipe. E, nesse quesito, o trabalho de aclimatação foi fundamental. Outra preocupação, além da resposta do motor e autonomia do veículo, foi em relação ao desempenho dos pneus nos terrenos severos dos Andes. Para isso, a equipe pôde contar com a tecnologia e a robustez da linha Grabber, da General Tire, marca norte-americana integrante do portfólio da Continental Pneus e patrocinadora do projeto.

A conquista, realizada com o apoio da TSO Brasil, especializada em eventos automotivos, foi realizada nos arredores do Bonete Chico, no lado argentino da Cordilheira dos Andes, um dos locais mais inóspitos do planeta e é parte do projeto da websérie “Desafio dos Andes”, da General Tire.

Amanda realizou o feito com uma Ram 1500 Rebel, eleita Picape do Ano 2022 pela revista Autoesporte e a mais potente da categoria no Brasil, com motor V8 de 400 cv, câmbio automático de oito marchas, tração 4×4 com reduzida e suspensão elevada, com amortecedores Bilstein. A caminhonete foi calçada com os pneus Grabber X3 na medida 33X12,50R18, da General Tire. Seu desempenho superior na lama, na terra, em terreno rochoso e até na neve – condições enfrentadas no percurso do desafio – é resultado de inovadoras tecnologias incorporadas pela marca General Tire. Tanto o veículo como os pneus são completamente originais de fábrica e não passaram por qualquer modificação.

“Na Cordilheira, tudo é imenso, as montanhas, o frio, o desafio. Só quem vive essa experiência de conduzir um 4×4 na altitude pode entender o tamanho do esforço e o significado dessa conquista. Aos 40 anos, essa vitória é um dos legados que deixo para as minhas filhas”, celebra Amanda.

Renato Perotti investiu cinco anos de sua vida para realizar o projeto de chegar aos 6 mil pela primeira vez em 2016. “Ter a oportunidade de reviver esse objetivo ao lado da Amanda se transformou no sonho de toda a equipe. Foram semanas de preparação no Brasil para enfrentar um off-road nível extremo, dificuldade máxima com areia, cascalho, penhascos, desfiladeiros assustadores, subidas muito inclinadas, neve, gelo, pedras e passando por locais isolados em um raio de 100 km sem sinal de vida”, destaca.

“Foi com grande entusiasmo que recebemos a oportunidade de patrocinar o projeto Desafio dos Andes, fornecendo nossos pneus para uma aventura dessa magnitude. E, claro, é muito gratificante poder celebrar a conquista da Amanda e do Renato. Para nós, esse resultado comprova na prática – mais uma vez – os atributos de resistência e de desempenho dos pneus General Tire nas mais críticas condições de condução”, destaca Rodrigo Bonilha, vice-presidente da Continental Pneus.

O “Desafio dos Andes” é uma aventura de 7 mil km que demanda muito planejamento, bons equipamentos, muita preparação, coragem e, profissionalismo. A partida foi da cidade de Campinas, no interior de São Paulo, no dia 1° de abril. O retorno será no próximo dia 15 e o percurso inclui, entre outros locais, Miranda, Portezuelo, Chilca e Las Placetas, além de parte do circuito do tradicional Rally Dakar em solo Argentino.

Os pilotos

Amanda Vasconcellos é pilota de rally crosscountry. Em 2020, foi campeã brasileira de rally baja na categoria UTV 4 e, em 2022, completa seu quinto ano consecutivo de dedicação a esse esporte.

Renato Perotti completa este ano sua 20ª participação no rally dos SERTÕES e nove no Dakar. Desde 2013, liderou 96 grupos em expedições internacionais, sendo mais de 30 nos Andes. Em 2016, estabeleceu a marca de 6.003 m de altitude em um veículo 4×4 e sem oxigênio em uma subida épica na Sierra del Valadeiro, na Argentina.


Sobre a General Tire
 – Fundada em 1915, a General Tire, com sede em Fort Mill, na Carolina do Sul, pode olhar para trás em uma orgulhosa herança que cobre mais de um século. Desde o início, a marca fabrica pneus para todos os tipos de veículos. A empresa foi adquirida pela Continental em 1987. Operando hoje em todo o mundo, a General Tire produz pneus para carros, caminhões e aplicações industriais, bem como pneus especiais para veículos 4×4.

Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte. Em 2020, a Continental gerou vendas de cerca de € 37,7 bilhões e atualmente emprega mais de 193.000 pessoas em 58 países e mercados. Em 2021, a empresa comemorou seu 150º aniversário.

área de negócios de Pneus possui 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A Continental é uma das principais fabricantes de pneus com mais de 56.000 funcionários e registrou vendas preliminares de € 10,2 bilhões em 2020 nesta área de negócios. A Continental está entre as líderes de tecnologia na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos de carros de passeio, veículos comerciais e especial, bem como para duas rodas. Através de contínuo investimento em pesquisa e desenvolvimento, a Continental contribui significativamente para a mobilidade segura, econômica e mais eficiente ecologicamente. O portfólio da unidade de negócios de Pneus inclui serviços para o comércio de pneus e para aplicações em frota, bem como sistemas digitais de gerenciamento de pneus.

Sobre a Ram

Em 2009, a marca Ram foi lançada como uma divisão independente, focada em atender às demandas dos compradores de picapes e em entregar veículos que sejam referência de qualidade. Com uma linha completa, a Ram produz utilitários que dão conta do trabalho pesado e de transportar famílias para onde elas precisam. A Ram é parte do diverso portfólio de marcas oferecidas pela Stellantis.

Print Friendly, PDF & Email

8 Comentários

  1. Antonio Carlos Câmara Niemezewski

    Parabéns pela conquista, mas infelizmente a notícia está errada. Duas outras brasileiras obtiveram essa conquista antes, em 07 de março de 2022: Mirela Starhan e Luiza Viegas. Por favor, corrijam essa falha.

  2. As primeiras mulheres brasileiras, pilotando seus carros, a ultrapassar os 6.000 metros nos Andes foram a Mirela Starhan e a Luiza Viegas, dia 07 de março de 2022.

  3. A reportagem deve ter uma correção. As primeiras mulheres a passarem dos 6000m de altitude nos andes foram a Mirela e a Luiza. Tive o prazer de estar nesta expedição mesmo eu não tendo conseguido atingir esta marca.

  4. Na Expedição Los Seis Miles, realizado pela Rotas e Trilhas, atingimos 6019m de altitude em veículo 4×4. Eu estava junto! Foram 4 veículos , sendo 2 deles dirigidos por 2 mulheres, a Mirea Starhan e a Luiza Vegas. O feito foi dia 07 de março de 2022.

  5. É um grande feito, mas em 8 de março deste ano, as pilotas Mirela Starhan e Luiza Viegas, fizeram este mesmo desafio e ultrapassaram os 6.000m, pilotando os seus jipes. O feito foi realizado durante a expedição com o Grupo Rotas e Trilhas de Porto Alegre. A diferença apenas é que não foi noticiado pela imprensa.

  6. Não é verdade! As primeiras mulheres a atingirem mais de 6 mil metros de altitude em veículo 4×4 foram Mirela Starhan e Luiza, na expedição Los Seis Miles, com a Rotas e Trilhas! Dia 08 de Março de 2022.

  7. Infelizmente a informação de que se trata da primeira brasileira a atingir mais de 6mil metros é equivocada. Em 07 de Março de 2022, tivemos 2 mulheres atingindo com seus veículos a incrível marca de 6019msnm sendo a primeira expedição 100% brasileira a passar dos 6mil metros.
    A piloto de rally Mirela Starhan a bordo do seu Mitsubishi Pajero Full e a piloto Luiza Viegas a bordo do seu Toyota SW4 foram as primeiras brasileiras a atingir mais de 6000m!

  8. Muito legal, mas acho que deveriam corrigir a matéria, pq outras brasileiras já chegaram antes. Referência https://www.instagram.com/p/Ca0xNJZlFT4/?igshid=MDJmNzVkMjY=. Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.