Nos dias 8 a 10 de julho, as garotas do Liberdade 4×4, Juliana, Elaine e Edilaine, resolveram fazer uma expedição pela Trilha da Banana, ou Estrada do Despraiado como é conhecida pelo povo local
A aventura partiu do ABC Paulista, entrando na trilha pelos arredores da pequena cidade de Pedro de Toledo e saindo no município de Iguape, há 40km do centro da cidade. Ao entrarem na trilha, se depararam com tratores na pista, interditando a estrada, ficando assim paradas por 2 horas enquanto findavam as obras da manhã. Ao passarem por este trecho a paciência da equipe deu lugar à muita adrenalina de subir a serra em meio à atoleiros e bananeiras, com curvas fechadas com muito barro úmido à beira de um precipício (chamada de Curva da Sombra da Morte), por onde o jipe passava escorregando mesmo traçado e reduzido, com o coração batendo à mil por hora, no limite da emoção.
Subidas íngremes, com muitos facões profundos deixados pelas máquinas e descidas escorregadias, muitas vezes faziam o veículo descer lado. Em cada atoleiro, muitas vezes com 20 ou 30 metros de comprimento, era preciso descer do jipe e caminhar sobre ele, verificando onde era mais seguro e firme para passarem. Por vezes Juliana afundou até metade da galocha verificando o atoleiro, Elaine mais escorregava do que andava no barro e a Edilaine não perdia tempo em fotografar cada momento; mas o jipe não fez feio e passaram pelos obstáculos que a chuva fez um dia antes nesta trilha, onde nem o caminhão da equipe de obras passava mesmo traçado.
Para completar, ainda atravessaram três rios que cortam a estrada, sendo bem rasos, com caminho de pedras roladas, facilitando o percurso. O visual é deslumbrante da Mata Atlântica do Parque Estadual Juréia-Itatins, com subidas e descidas da serra, com rios de águas límpidas e uma fauna rica, onde pudemos avistar aves como jacutingas, e alguns mamíferos como o furão.
Passaram o final de semana percorrendo os pontos históricos de Cananéia, os 60km de praia da Ilha Comprida e visitaram o Ariri, na divisa de SP com PR, retornando então dia 10, novamente pela Trilha da Banana.
Valeu pessoal do Jornal Mais Off Road pela publicação de nossa matéria!Ficou DEMAIS! Nota 1000!!!!
Em breve mais trilhas e viagens com o Liberdade 4×4!
Grande abraço!