Expedições

Jeeps militares antigos realizam missão em malha ferroviária do PR desativada

A Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas (BPVMA) realizou entre 05 e 08 de março a Operação Mauá, que consistiu em percorrer e fazer uma vistoria em uma linha de trens desativadas e sem uso na malha ferroviária na região de Piraí do Sul/PR e Joaquim Murtinho/PR. A atividade como um todo esta inserida na programação dos 75 anos do término da 2º Guerra Mundial da 5ª Divisão de Exército e contou com o apoio da Legião Paranaense do Expedicionário e Museu do Expedicionário de Curitiba/PR.


A ação contou com sete combatentes, com quatro viaturas (jeeps, sendo dois 42, um 51 M38 e um 72), e ainda um vagonete para reboque de todo material.
Na visita, com intuito de investigar e avaliar a utilização dos trilhos de acordo com a quantidade de visitações, foi verificado com sucesso todo os 30 km da malha desativada há mais de dez anos. Há dificuldade de acesso, já que a linha estava tomada pelo mato, árvores, mas tudo vencido de acordo com as necessidades.
Nossos agradecimentos também a Associação Brasileira de Preservadores Ferroviários, a RUMO e a direção do Posto Ipirangão (município de Castro) que permitiu montar a base de apoio as viaturas.

 

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.