Destaque

Chevrolet Blazer K5 equipada para qualquer terreno

A RSC Automec é garantia de especialização e cuidado no meio Off Road. A empresa foca em manutenção de carros, pick-ups, preparação e apoio para rallys e competições variadas, além de customização de veículos. Tudo começou ainda em meados de 1998 na cidade de Indaial/SC.

O início foi marcado pela manutenção de veículos urbanos em geral e aos poucos a preparação para veículos fora de estrada, com maior ênfase em 4×4, que foi ganhando força e rapidamente se tornou um local de tradição para quem desejava adaptar veículos.

Em 2001 nasceu a equipe Prosul Rally Team estreando no mundo do Rally de velocidade no campeonato da Mitsubishi Cup e dois anos depois a primeira participação no Rally dos Sertões. Já em 2008 surgiu a equipe de apoio própria, a Rally SC, onde João e sua esposa Katia Theindl, a tornaram conhecida a nível nacional. Ao longo de todo este período até o final de 2017, uma série de títulos foram conquistados. Aos poucos, Bruno Seyfferth, até então um mecânico da empresa, passou a ficar mais próximo dos trabalhos e em 2016, após longa jornada de aprendizado, entrou de cabeça no projeto, somando por fim a RSC Automec.

Um dos trabalhos recentes de destaque da empresa é uma Blazer K5, onde o cliente trouxe a máquina completamente desmontada, somente carroceria fixada no chassi e o motor no porta-malas. Foi iniciado uma restauração do chassi, alinhamento – já que estava com a parte frontal um pouco empenada – além de reforçá-lo para suportar a nova estrutura que seria fabricada.

Para iniciar o projeto, o primeiro passo foi definir qual seria o uso do veículo, tamanho de rodas e pneus, e potência desejada, para então estudar as opções de peças e conceitos a serem utilizados nos demais subsistemas. Todo o projeto foi elaborado em CAD previamente para análise estrutural e estudo de dinâmica veicular para aprovação do cliente antes da execução. É desta forma que se faz o planejamento, projeto e execução no cotidiano da RSC Automec.

O motor foi completamente refeito, trocado pistões, anéis, vadadores, kit corrente comando, bomba de óleo de alta vazão bem como bomba d’água, parafusos especiais, cabeçotes em alumínio e novo coletor de admissão Edelbrock, sistema de injeção quadrijet FITECH, bomba de combustível elétrica para alimentar o novo corpo, entre outros detalhes. Para evitar problemas de aquecimento, um grande radiador sob medida de alumínio com duas ventoinhas elétricas foi fornecido pela Master Cooler para garantir o correto arrefecimento do motor.

O volante do motor foi utilizado o da D20 com maior peso para elevar a curva de torque bem como kit de embreagem de cerâmica para evitar problemas de deslizamento indevido. O câmbio utilizado é o da Toyota 5 marchas com T-Case com reduzida e cardãs reforçados. Os eixos são da marca AAM provenientes da RAM 2500 2012, onde coroa e pinhão foram substituídos por relação curta (4,88:1) já que os originais são muito longos para utilizar com pneus 40 polegadas.

A suspensão adotada é do tipo 4 link na dianteira e traseira com coilovers de 16” de curso. Foi desenvolvido ainda um sistema exclusivo de barra estabilizadora, através da aplicação de rodas livre nas extremidades para permitir o acoplamento e desacoplamento de forma muito rápido e fácil. Devido ao grande curso de suspensão, a direção escolhida foi do tipo fullhydro.

Em termos de carroceria não foi necessário grandes modificações, somente um corte na parte traseira para acomodar os novos suportes de coilovers, os quais além da pré-carga de mola possuem opções de regulagem de altura no próprio suporte do amortecedores. Um Roll-Cage principal também foi instalado para proporcionar maior segurança para os ocupantes. Em se tratando de manutenção, em apenas uma hora é possível remover a carroceria completa do chassi do veículo e fazer a manutenção de câmbio, motor, etc, de forma muito mais fácil.

Todas as peças novas foram ou usinadas ou cortadas a laser e dobradas em CNC, garantindo um resultado final bem detalhado de todos os componentes. O carro foi montado completo e testado e depois desmontado para acabamento final em jato, pintura, etc.

O carro foi projetado com base no uso para trilhas com erosões e lama podendo ser levado ao extremo, apesar que por se tratar de um modelo exclusivo e raro no Brasil, o intuito maior é fazer parte de uma coleção e ser usado em passeios mais leves. O proprietário é colecionador de veículos antigos V8 e sempre teve o sonho de ter uma viatura legítima americana com rodas e suspensão modificadas ao estilo estrangeiro.

Vale ressaltar, que a RSC trabalha com motores em geral, transmissão manual e automática, eletrônica, freios, direção, suspensão, etc. Há uma equipe disponível para suporte em eventos como rallys e expedições com inclusive oficina móvel. Todos os detalhes e devidas informações estão no site: https://www.facebook.com/rscautomec/ ou pelo telefone: (47) 3333-4546.


FICHA TÈCNICA:

FICHA TECNICA BLAZER K5

DESCRIÇÃO
ANO: 1974
RELACAO DIFERENCIAL: 4,88 : 1
4-LIINK DIANTEIRA E TRASEIRA
FREIOS: A DISCO NAS 4
EIXO: AAM (RAM) DIANTEIRO E TRASEIRO
SUSPENSAO: AMORTECEDORES COILOVER 16″
BARRA ESTABILIZADORA C/ SISTEMA ON/OFF
MODELO: BLAZER K5
BOMBA D’ÁGUA HIGH VOLUME
BOMBA ELETRICA DE COMBUSTIVEL
CABEÇOTES EM ALUMINÍO EDELBROCK PREPARADOS EM BANCADA
TRANSMISSAO: CAIXA DE CAMBIO TOYOTA 5 MARCHAS C/ REDUZIDA
MARCA: CHEVROLET
COLETOR DE ADMISSÃO EDELBROCK
ESCAPAMENTO DIMENSIONADO
SISTEMA DE INJEÇÃO FITECH
DIREÇÃO: TIPO FULLHYDRO
MOTOR: V8 350

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.