Destaque, Rallys

Transcatarina traz dicas para os novatos no mundo off-road

O 12º Transcatarina está chegando: de 27 a 31 de outubro

Organizado pelo Caçador Jeep Clube e a SC Racing, o 12º Transcatarina – um dos maiores encontros fora-de-estrada do Brasil –, será realizado entre os dias 27 a 31 de outubro, entre as cidades de Fraiburgo, Treze Tílias e Caçador. O roteiro percorrerá o meio oeste catarinense, com trilhas variadas e adequadas a cada tipo de categoria, sendo elas de competição (Máster, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light), e de passeio (Passeio Radical 1 e 2, e Adventure 1, 2 e 3).

A ideia da SC Racing é democratizar o esporte, afinal, o rali de regularidade é a modalidade mais acessível que existe dentro do automobilismo: basta ter seu próprio veículo 4×4, que já traz a robustez e a altura necessárias para encarar um bom off-road. “Para quem gosta de aventura e natureza, aliado à uma competição saudável e um ambiente familiar, o Transcatarina é perfeito para iniciar no esporte. É a oportunidade de conhecer lugares incríveis que só um 4×4 proporciona”, afirma o diretor de prova adjunto do Transcatarina, Deco Muniz.

Com 36 anos de experiência no mundo off-road, o navegador e diretor de prova de outras competições nacionais, Lourival Roldan vê com muita positividade a inserção de categorias básicas para incentivar os iniciantes. “Vale, primeiro, participar com o carro 4×4 original, para depois investir em pneus e equipamentos melhores. É importante o veículo ser revisado antes e, principalmente, depois da prova por mecânicas especializadas em off-road. Defeitos podem acontecer durante a competição, mas os cuidados preventivos evitam dores de cabeça”, aconselha Roldan, que também é campeão do Rali Dakar de 2017, na categoria UTV.

Sem medo de arriscar

Transcatarina tem categorias para todos os perfis de participantes

Todos os anos, o levantamento do roteiro do Transcatarina é realizado por um veículo 4×4 totalmente original, isso certifica de que as estradas escolhidas não apresentam riscos de avarias mecânicas e garante que qualquer carro é capaz de encarar os desafios propostos pela competição, sobretudo as categorias de base (Turismo Iniciante e Turismo Light). “O nível da trilha é altamente técnico, porém, agradável de fazer”, explica Muniz.

Sobre a pilotagem, é fundamental obedecer as médias de velocidades indicadas na planilha – afinal, esta é a regra da disputa. Porém, é preciso sempre avaliar com cuidado o nível de cada obstáculo, como um buraco por exemplo, e passar por ele, na velocidade adequada e que não comprometa a mecânica. “Claro que o carro aguenta, mas a direção deve ser cuidadosa. E, ao avistar um buraco, na dúvida, acelera”, conta Roldan.

Para a navegação, rapidez de cálculo e raciocínio são fundamentais, devido à prova ser dinâmica e com referências muito próximas. “A comunicação afinada entre o piloto e navegador é imprescindível, e aumenta as chances de bons resultados”, fala Muniz.

O Transcatarina é reconhecido pela interessante interação que faz entre pessoas dos quatros cantos do Brasil; pela perfeição técnica dos percursos, das belas paisagens apresentadas e, o mais importante, a diversão garantida. As inscrições podem ser feitas pelo site www.transcatarina.com.br.

 

O 12º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar, SFI Chips e Scherer Auto Peças

Apoio de Mamute Off-Road, Grupo Gratt, Trilha Eurocar, FD Stands e Displays, Lave Bem Lavanderia, Orange Sun – Energia Renovável, Cervejaria Holzbier, Posto Maçã, Guinchos Fixxar, Kindermann Hotel, Vipal Rede Autorizada, RF Pneus, Auto Elite VW, 3RS Confecções, Univita Saúde, Alfa Transportes, Accert Transportes e Logística, Treze Tílias Park Hotel, Linden – Das Echte Bier, Prefeitura Municipal de Caçador e Prefeitura Municipal de Fraiburgo 

Realização: Caçador Jeep Clube

Parceria: SC Racing

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.