Rallys

Toyota GAZOO Racing conquista vitória no Rally Dakar 2022

Equipe, formada pelo piloto Nasser Al-Attiyah e copiloto Mathieu Baumel, levou o troféu em um dos mais famosos e competitivos certames de competições de esporte a motor do mundo.

A TOYOTA GAZOO Racing, representada pelo piloto Nasser Al-Attiyah e o copiloto Mathieu Baumel, conquistaram o primeiro troféu de 2022, a bordo da nova GR DKR Hilux T1+, ao vencer a etapa final do Rally Dakar 2022. Ao mesmo tempo, Henk Lategan e Brett Cummings, demais membros representantes do time GAZOO Racing, foram os vencedores da etapa final do rali, vencendo a concorrência por 49 segundos.

Para Nasser e Mathieu, a etapa apresentou poucos problemas reais, apesar da navegação desafiadora. A dupla havia conquistado a liderança do rali durante a etapa de abertura do evento e jamais correu o risco de abrir mão da posição. Após venceram a abertura da edição 2022, em 1º de janeiro, eles conseguiram mais duas vitórias nas etapas, para trilhar o caminho da vitória no geral.

Para Nasser, a vitória tem um sabor especial. Desde que o Dakar se mudou para a Arábia Saudita, em 2020, o profissional chegou muito perto do título (em 2020 e 2021), antes de garantir sua primeira vitória na Arábia Saudita, em 2022. Ao mesmo tempo, a conquista significa muito para a equipe que desenvolveu a nova GR DKR Hilux T1+, que traz rodas e pneus maiores e o motor V6 biturbo de 3,5 litros, o mesmo que equipa o novo Toyota Land Cruiser GR Sport. Vencer a corrida com um carro novo é uma prova da capacidade da equipe de superar continuamente os limites da engenharia e construir carros cada vez melhores.

A etapa final também foi uma redenção para os pilotos Henk e Brett, que sacrificaram suas próprias chances de vencer a etapa, quando esperaram pela ultrapassagem de seus principais companheiros de equipe na Etapa 11. Mas a dupla decidiu atacar na Etapa 12, apesar de ter começado a sessão cronometrada bem abaixo da ordem. Eles trouxeram sua Hilux para a linha de chegada em 1h35min19s, superando os oponentes, mesmo com a parada no meio do percurso para troca de um pneu furado.

O Dakar 2022 foi a 44ª edição da competição, que teve sua primeira edição oficial em janeiro de 1978. Até 2007, o rali foi realizado no norte da África. Com o cancelamento da etapa de 2008, devido a uma ameaça terrorista, o rali mudou-se para a América do Sul em 2009, onde desfrutou de uma década de paisagens espetaculares e terreno desafiador. Em 2020, foi promovida a primeira edição do torneio na Arábia Saudita, e a edição de 2022 abrangeu 4.261 km de etapas competitivas.

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.