Rallys

Toyota GAZOO Racing celebra segunda vitória consecutiva no Dakar

  • O catari Nasser Al-Attiyah e seu copiloto francês, Mathieu Baumel, defenderam com sucesso o título do Dakar conquistado pela Toyota GAZOO Racing (TGR) em 2022
  • Agora, a dupla trouxe o modelo GR DKR Hilux T1+ à linha de chegada da etapa final do Dakar 2023 no dia 15 de janeiro. A dupla perdeu 5 min e 41 seg para os vencedores da etapa, mas isso pouco importou, pois eles selaram a vitória geral com uma margem de vitória de 1h20m e 49 seg

A etapa final do Dakar 2023 foi um teste que começou no acampamento em Al-Hofuf, na Arábia Saudita. Os competidores tiveram que completar um trecho de 167 km antes de entrar no Estágio 14, que foi seguido por uma ligação final de 100 km até o pódio final, na cidade costeira de Dammam.

Para Nasser, esta foi a quinta vitória no Rally Dakar, enquanto Mathieu já soma quatro. A dupla venceu três vezes pela Toyota, com as últimas vitórias em uma exibição consecutiva de qualidade, durabilidade e confiabilidade. A dupla assumiu a liderança do evento na Etapa 3, e não abriu mais mão dessa posição.

Giniel de Villiers, que completou o seu vigésimo Rali Dakar consecutivo ao cruzar a linha em Dammam, terminou o rali no 4º lugar da classificação geral. O seu desempenho ressalta a dureza e tenacidade de um dos verdadeiros pilotos veteranos da competição. Junto com o copiloto Dennis Murphy, Giniel terminou a 45ª edição deste ano do rali com 2h30m e 12s de atraso.

O Dakar 2023 será lembrado por muito tempo por Henk Lategan e pelo copiloto Brett Cummings como uma corrida que poderia ter sido muito diferente para eles. A dupla chegou ao 2º lugar na classificação geral, antes de dois contratempos os empurrarem para baixo. Eles mostraram grande ritmo ao longo do rali e esperam um reflexo mais fiel de sua velocidade nas próximas edições. Mesmo assim, terminaram na 5ª colocação geral, menos de 5min atrás de seus companheiros em quarto lugar.

Mathieu Baumel (esq) e Nasser Al-Attiyah (dir) comemorando a vitória no Rally Dakar 2023

A Toyota dominou os resultados do Dakar 2023, com as equipes de trabalho TGR em 1º, 4º e 5º lugares.

A Toyota ainda contou com o jovem piloto brasileiro, Lucas Moraes, dirigindo uma Toyota Hilux T1+. Esta foi a primeira tentativa de Lucas no Rally Dakar, que teve o experiente copiloto Timo Gottschalk ao seu lado no carro.

“Três GR DKR Hilux T1+ da Toyota GAZOO Racing, dois da Team Land Cruiser Toyota Auto Body e o HINO 600 da Hino Team Sugawara completaram os 16 dias do Rally Dakar. Parabéns às 6 equipes pelos difíceis 8500 km de estrada. Obrigado a todos os fãs pelo apoio. Parabéns a Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel pela conquista do título geral pelo segundo ano consecutivo. Isso após a vitória no primeiro Campeonato Mundial de Rally-Raid no final de 2022, o que foi uma conquista incrível. Nas longas estradas do Dakar é muito difícil vencer se você não tiver um carro que não seja apenas fácil de dirigir, mas também confiável e durável”, comenta Akio Toyoda, Presidente e CEO da Toyota Motor Corporation.

No campeonato Mundial de Rally-Raid de 2023, do qual o Rally Dakar foi a rodada de abertura, Nasser e Mathieu somaram um total de 85 pontos. Isso significa que eles estão atrás dos líderes por apenas dois pontos, após a primeira rodada, do total de cinco. A Toyota está em 2º lugar no campeonato, apenas um ponto atrás dos líderes. A próxima prova é o Abu Dhabi Desert Challenge, que acontece na última semana de fevereiro.

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.