Rallys

Tetracampeão Edu Piano vai acelerar, neste sábado, na 2ª etapa da Mitsubishi Cup

Edu Piano e Manuel Ruivo #10 levantando poeira no treino, em Mogi Guaçu (Tom Papp/Fotovelocidade)

Neste sábado, 26, tem velocidade e poeira em Mogi Guaçu, no interior paulista. Novamente o grid da Mitsubishi Cup será formado para a disputa da 2ª etapa que acontecerá nos arredores do Autódromo Velocitta. O piloto Edu Piano (Território Motorsport), tetracampeão do mais tradicional campeonato monomarca de rali cross country de velocidade do país, vai acelerar sua L200 Triton Sport R, mais uma vez, ao lado do navegador Manuel Ruivo.

“Fim de semana com Mitsubishi Cup é sempre diversão garantida”, afirma o piloto de Tatuí (SP). “Participo desde a primeira edição e lá se vão 22 anos de campeonato, que só evolui o nível técnico e aprecio demais participar pela competitividade e também pela oportunidade de poder rever amigos”, completa Piano, o primeiro campeão da história da Cup, que inclusive foi homenageado, em 2019, pela Spinelli Racing e Mitsubishi Motors no ano comemorativo dos 20 anos do campeonato. Multicampeão do ralis, o piloto também é o maior campeão da história do Sertões, maior rali da América Latina, com oito títulos conquistados em três categorias (carros, caminhões e UTVs) em 25 anos.

Dupla da Território Motorsport pronta para encarar a segunda etapa da Mitsubishi Cup, neste sábado (Divulgação)

Na edição de estreia da categoria L200 Triton Sport R e quando o carro foi lançado (2019), Piano foi Campeão, ao lado do navegador Fausto Dallape. No ano passado, o piloto não competiu na Mitsubishi Cup mas retornou em 2021 para lutar por mais um título. Na primeira etapa, realizada em maio, a dupla ficou na 3ª colocação da categoria.

“A expectativa para amanhã (26) é fazer uma prova limpa e manter consistência para continuarmos pontuando no campeonato”, diz o navegador Ruivo que estreia no campeonato nesta temporada e está muito animado como desafio.

Nesta sexta-feira, a dupla da Território Motorsport participou dos treinos livres, da vistoria técnica e mais à noite do briefing. Amanhã a etapa acontece para valer, serão três provas de aproximadamente 35 quilômetros cada. São sete categorias em disputa: Outlander Sport R, Outlander Sport R Pró, L200 Triton ER, L200 Triton ER Pró, L200 Triton Sport R, L200 Triton Sport R Pró e L200 Triton Sport RS. Todas as etapas serão realizadas respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19, conforme regulamentação da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Equipe multicampeã – Com sede em Tatuí (SP), a Território Motorsport completou 21 anos e é uma das equipes mais tradicionais no rali brasileiro e é chefiada pelo multicampeão Edu Piano. O paulista é tetracampeão da Mitsubishi Cup, foi o primeiro Campeão do campeonato, tanto que foi homenageado em 2019 nos 20 anos da Cup, quando conquistou seu quatro título, desta vez, com Fausto Dallape. Durante 12 temporadas (2002 a 2014) a equipe representou o time oficial da Ford Caminhões (Ford Racing Trucks) e conquistou oito títulos nos Caminhões no Sertões. Entre 2011 e 2014, foi também a oficial da Troller (Troller Racing) na competição e o time sagrou-se bicampeão da prova na Production T2. Movido a desafios, a partir de 2016, Piano passou a desenvolver e locar UTVs (Maverick X3 TM) para competição e, desde então, disputa os Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Rally Cross Country, além do Sertões. Em 2018, a dupla Edu Piano/Solon Mendes foi Campeã do Sertões nos UTVs (Over 45), o primeiro título na categoria e o sétimo da dupla recordista da competição. No Sertões 2020, a equipe foi campeã na UT1 e vice-campeã na geral com Rodrigo Luppi/Maykel Justo. Já o 1º título internacional do time chegou em fevereiro/2021 no South American Rally Race (SARR), na Argentina: Luppi/Justo -Campeões na Geral dos UTVs e Bruno Conti/Filipe Bianchini – Campeões na categoria T3.2 e 6º na geral, enquanto Piano/Mendes finalizaram entre os Top 10 da geral, em meio a duplas de 11 países.

A equipe Território Motorsport tem patrocínio da General Tire. Mais informações sobre a equipe: www.territoriomotorsport.com.br, Facebook: @territoriomotorsport4x4, Instagram: @territoriomotorsport e Twitter @territorio4x4

MSuzuki Comunicação

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.