Rallys

Tecnologia faz Raio X do Rally dos Sertões 2021

Monitoramento em tempo real da frota de apoio deixou os veículos mais inteligentes e proporcionou mais segurança para a equipe técnica

A frota de 56 carros da equipe técnica, filmagem e de todo o staff da 29ª edição do Rally dos Sertões percorreu 204.121.133 km pelo Nordeste, segundo levantamento da Smart Driving Labs, plataforma de monitoramento e análise de dados. A tecnologia para carros conectados, além de deixar os veículos mais inteligentes, proporcionou maior segurança durante a prova, com o monitoramento em tempo real de parâmetros vitais como velocidade média, freadas bruscas, status da bateria, além de traçar o perfil de condução de cada motorista.

Instalado em veículos Mitsubishi L200 Triton, os dados coletados pelo dispositivo da Smart Driving Labs apontaram que desde que a frota de carros passou a ser monitorada pela tecnologia de car analytics, pelo terceiro ano consecutivo houve redução do custo médio por veículo.

Durante 10 dias foram realizados 561 abastecimentos e consumidos 26.732 litros de óleo diesel. Dos mais de 204 mil km monitorados, a velocidade média por viagem foi de 49,64 km/h, com 36,45% dos trajetos realizados no período da noite e 13,23% em zonas urbanas. Assim como no ano passado, 99% dos motoristas utilizavam cinto de segurança. “Os dados coletados não só apontaram novamente que houve uma condução mais segura durante o rally. Pela primeira vez, nas três edições em que a Smart Driving Labs conecta a frota, não foi constatado nenhum DTC (Diagnostic Trouble Code) ao longo de todo o percurso, indicando que as mudanças realizadas nos veículos em função das análises dos dados coletados nas edições anteriores surtiram efeito”, comenta Fernando Schaeffer, CEO da Smart Driving Labs.

“Mais um ano uma parceria de sucesso, que nos possibilita dar uma segurança aos nossos condutores e antecipar eventuais problemas que possam vir a acontecer nos veículos. Através da tecnologia conseguimos premiar os melhores condutores e isso a cada ano faz com que o Sertões reduza os custos de manutenção dos veículos pós-evento”, destaca Fernando Garcia, diretor de produção do Sertões.

3º Prêmio Smart Driver

Após análise de todos os dados gerados pela plataforma Smart Driving Labs, com o fim de incentivar a condução mais segura, a autotech irá premiar o melhor motorista em cada uma das 6 categorias em disputa.  Ao todo será distribuído o valor de R$ 24 mil entre os condutores que tiverem a melhor pontuação de condução.

A análise dos ganhadores será feita com base na comparação de relatórios que apontam os dados obtidos ao longo do trajeto, como uso do cinto de segurança, freadas bruscas, aceleração, quantidade de incidentes identificados pela força G proveniente do acelerômetro e o custo de manutenção do veículo após o evento.

Sobre a Smart Driving Labs

A Smart Driving Labs oferece uma plataforma para carros conectados, cuja missão é transformar dados em oportunidades. Por meio de uma abordagem focada em analytics, a empresa busca proporcionar novos fluxos de receita e ferramentas de retenção de clientes. A plataforma SDL beneficia o ecossistema de mobilidade, envolvendo seguradoras, concessionárias, montadoras, frotas e motoristas, entre outros.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.