Quadri/ATV/UTV, Rallys, Trilhas

1º Sul-Brasileiro de Rally Regularidade reúne competidores de seis estados na Serra Gaúcha

Competição fez parte do Aparados Off-Road, evento que reuniu Rally 4×4, Trilha 4×4 e Passeio 4×4 e passou pelas cidades de São José dos Ausentes, Cambará do Sul e Canela

Aparados Off-Road Sul-Brasileiro de Rally Regularidade
Gustavo Schmidt e Michael Masson são os primeiros campeões sul-brasileiros – Crédito: Aline Ben/Com 4×4

A primeira edição do Sul-Brasileiro de Rally Regularidade e do “Aparados Off-Road” recebeu 70 veículos e competidores de seis estados diferentes. Além do Rio Grande do Sul, estiveram representados os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso. O evento aconteceu entre os dias 7 e 10 de outubro e também incluiu as modalidades Passeio 4×4 e Trilha 4×4, reunindo todas as vertentes do off-road.

Na Rally Regularidade participaram competidores das categorias Master, Graduado, Turismo e Novato. Os quadriciclos também estiveram representados e percorreram o mesmo trajeto dos carros. O Aparados Off-Road contou com as cidades-sede de São José dos Ausentes, Cambará do Sul e Canela e também percorreu o interior de municípios vizinhos, como Jaquirana, onde a Trilha 4×4 fez uma parada no segundo dia de evento. No total, a prova do Sul-Brasileiro de Rally Regularidade percorreu mais de 620 quilômetros e contou com 17 horas de disputas.

Percorrendo algumas das paisagens mais incríveis do Brasil, competidores do Rally Regularidade participaram junto de grupos de famílias e amigos presentes no Passeio 4×4 e na Trilha 4×4 de um evento histórico para o off-road do Rio Grande do Sul. “Esse foi o pontapé inicial. O Aparados Off-Road só começou. Ano que vem o objetivo é promover um evento ainda maior entre os dias 12 e 15 de outubro de 2022. Em breve as inscrições já estarão abertas”, destaca o diretor do evento, Alexandre Rech.

Santa Catarina é destaque no Sul-Brasileiro

Com tradição no Rally Regularidade, o estado de Santa Catarina confirmou o favoritismo e venceu três das quatro categorias da competição. Os catarinenses levaram a melhor na Master, na Graduado e na Novato. A categoria Turismo foi vencida por uma dupla de Francisco Beltrão, no Paraná.

Pela Master, o piloto Gustavo Schmidt, de São José (SC), e o navegador Michael Masson, de Capinzal (SC), da equipe GS Racing, competiram pela primeira vez juntos e venceram com folga. “Só tenho a agradecer a oportunidade e a confiança do Gustavo por aceitar esse desafio. Esse ano tenho batalhado muito para evoluir como navegador e agora tenho meu nome escrito na história do Aparados Off-Road”, diz Masson.

Depois de ter vencido as principais competições do país como piloto e também como navegador, entre elas Sertões, Transcatarina, Transparaná, Rally do Cerrado e Cerapió/Piocerá, Gustavo veio fazer história e conquistar o primeiro Sul-Brasileiro. “Fazia tempo que não pilotava e estou feliz em voltar a correr. Enfrentamos uma prova lisa, do jeito que eu gosto. Não me lembrava como era bom andar em um Troller bem acertado. Carro foi perfeito, muito forte e confortável de andar. Recebi um convite de última hora de um dos melhores navegadores da atualidade, da nova geração, e foi tudo muito bom. Espero que ano que vem o pessoal venha em peso para o Sul-Brasileiro. A prova é excelente e com um grid maior vai ser melhor ainda. Estarei à espera dos adversários para defender meu título”, desafia Gustavo.

Aparados Off-Road Sul-Brasileiro de Rally Regularidade
Dupla formada por pai e filho é campeã na Graduado – Crédito: Aline Ben/Com 4×4

Dupla de pai e filho vence na Graduado

A cidade de Piratuba (SC) foi a grande campeã da categoria Graduado. O piloto José Andrade Júnior e o navegador Bernardo Schafer são pai e filho, respectivamente, e vieram para o Rio Grande do Sul coroar uma trajetória que já conta com vitórias no Transparaná e no Campeonato Catarinense. “O evento estava muito bom, bem organizado, com muita trilha e pouco deslocamento, tudo o que esperamos de nosso esporte. A chuva que caiu na região ainda deu uma apimentada. Ser campeão foi muito bom e é uma grande alegria competir ao lado de meu filho. Fizemos parte do início de um grande evento no Sul que vai crescer ainda mais a cada ano”, acredita Júnior.

Para Bernardo, de apenas 14 anos, o Aparados Off-Road surpreendeu a todos em sua primeira edição. “Se participar deste evento já foi um prazer, não há palavras que descrevam a felicidade de ganhar a primeira edição, ainda mais ao lado do meu pai, meu grande exemplo e um piloto que andou bonito nesta prova”, comenta o navegador campeão da Graduado.

Aparados Off-Road Sul-Brasileiro de Rally Regularidade
Francisco Beltrão é destaque na Turismo – Crédito: Aline Ben/Com 4×4

Paranaenses vencem na Turismo

O piloto Leandro Barazetti e o navegador Marcos Marchioro (Kaco), da equipe LK Rally Team, vieram de Francisco Beltrão (PR) fazer história no Sul-Brasileiro de Rally Regularidade. “Foram três dias intensos de competição que exigiram muita concentração de pilotos e navegadores. O tempo chuvoso acabou apimentando ainda mais as especiais e estamos muito felizes por sermos os primeiros campeões sul-brasileiros em uma prova tão dura e com grid tão forte como foi”, afirma Leandro.

A dupla de Francisco Beltrão enfrentou uma competição desafiadora. No segundo dia o carro atolou duas vezes e ameaçou o desempenho final. “Eu estou muito contente, me esforcei muito porque queria subir de categoria. Foi uma prova bem difícil, o terreno judia bastante do carro e dos competidores e a prova é bastante extensa. As provas do Rech (Alexandre, diretor do evento) são muito caprichadas, ele cuida muito do metro, dos desenhos, é tudo espetacular. Foi uma emoção ter ficado campeão na primeira edição do Aparados Off-Road. Vamos ficar para sempre na história”, diz Kaco.

Aparados Off-Road Sul-Brasileiro de Rally Regularidade
Dupla estreante de Criciúma vence na Novato – Crédito: Aline Ben/Com 4×4

Festa na Novato com vitória de Criciúma

A categoria de estreantes é sempre a mais comemorada do grid do Rally Regularidade. Com muitos competidores entrando em contato pela primeira vez com esporte, concluir a prova já é uma vitória, mas a amizade e a ajuda mútua entre os participantes para vencer os desafios da prova é ainda mais especial. A categoria não é reconhecida pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e não vale para o Sul-Brasileiro de Rally Regularidade, mas no Aparados Off-Road os competidores estreantes tiveram uma experiência de gente grande para começar a pensar em voos mais altos no esporte.

A dupla campeã veio de Criciúma e é formada pelo piloto Primo Jorge dos Santos Neto e pelo navegador Vicente Tizziani. “A prova estava muito bem montada e supervisionada. Como foi minha primeira experiência em um campeonato de rally 4×4, eu fiquei muito satisfeito com a primeira colocação. Tenho certeza que vou participar do próximo”, diz Primo.

A dupla campeã da Novato teve seu primeiro contato com o esporte em um “Rally Training” promovido pela equipe Transcos & Barrancos e realizado em Porto Alegre no Prado Bairro-Cidade. “Foi uma experiência única. Somos novos no esporte e tivemos uma dedicação exemplar na competição. Fizemos com garra para alcançar o primeiro lugar. Inicialmente queríamos apenas uma premiação, mas quando vimos a oportunidade do primeiro lugar imprimimos esforço máximo entre piloto, navegador e zequinha para levarmos o título para casa”, conta Vicente.

Aparados Off-Road Sul-Brasileiro de Rally Regularidade
Quadriciclos também percorreram os mesmo 620 quilômetros dos carros – Crédito: Aline Ben/Com 4×4

 Pontapé inicial para a categoria Quadriciclo

Os pilotos e irmãos de Criciúma, Ricardo Santos e Eduardo Santos, foram os únicos participantes da categoria Quadriciclo. O objetivo da dupla é que a modalidade chame a atenção de mais competidores no próximo ano. Ricardo é vice-campeão do Cerapió/Piocerá, maior competição de Rally Regularidade do Brasil, e foi o vencedor na primeira edição do Aparados Off-Road. “Em termos de navegação e nível de dificuldade a prova não fica atrás do Cerapió/Piocerá. Eu diria que é até um pouco mais difícil devido às condições climáticas, com muita chuva e lama. Acredito que essa prova foi muito importante para nós no Sul devido ao tamanho dela. É um Sul-Brasileiro, foi um marco. É uma prova que já nasce grande, comparada com as melhores que se têm no país. Tem tudo para ficar na história e entrar para o calendário nacional”, destaca Ricardo.

O Aparados Off-Road tem organização e promoção de Trecho 1 e da Associação Gaúcha de Pilotos e Navegadores Trancos & Barrancos. O patrocínio é de Gratt Indústrias de Máquinas, DSTRAC Performance 4×4, Imóveis Crédito Real, Time-Line Brasil e GS Performance. O apoio é de Q7 Off-Road, Tecnnic Eletrônica Industrial, Multital Factoring, Prefeitura de Cambará do Sul, Prefeitura de São José dos Ausentes, Prefeitura de Canela, Coruja Cervejas Especiais, Caraúno Madeiras, Rauber Madeiras, Origin e Amortecar. A supervisão do rally é de Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA).

 

Confira abaixo os pódios completos do Rally Regularidade:

Aparados Off-Road Sul-Brasileiro de Rally Regularidade
Pódio Categoria Master – Crédito: Vinícius Malagutti/Com 4×4

MASTER (Piloto/Navegador)
1. Gustavo Schmidt (São José-SC) e Michael Masson (Capinzal-SC)
2. Rafael Cardoso (Novo Hamburgo-RS) e Tiago Poisl (Gravataí-RS)
3. Ednilso Borguezani e Marcos Evangelista (Curitiba-PR)
4. Dirceu Potrich (Ipira-SC) e Leonardo Menarim (Castro-PR)
5. José Neumann (Nova Petrópolis-RS) e André Lenger (Chapecó-SC)

Aparados Off-Road Sul-Brasileiro de Rally Regularidade
Pódio Categoria Graduado – Crédito: Vinícius Malagutti/Com 4×4

GRADUADO (Piloto/Navegador)
1. José Andrade Júnior e Bernardo Schafer (Piratuba-SC)
2. Eduardo Pereira Silva e Maria Beatriz Silva (Belo Horizonte-MG)
3. Giovani de Mello (Porto Alegre-RS) e Bruno Foscarini (Sapiranga-RS)
4. Marcelo Prevideli e Rafael Pinto (Curitiba-PR)
5. Gilberto Müller (São Leopoldo-RS) e Henrique Bajerski (Gravataí-RS)

Aparados Off-Road Sul-Brasileiro de Rally Regularidade
Pódio Categoria Turismo – Crédito: Vinícius Malagutti/Com 4×4

TURISMO (Piloto/Navegador)
1. Leandro Barazetti e Marcos Marchioro (Kaco) (Francisco Beltrão-PR)
2. Éder Reis (Brusque-SC) e André Tondin (Piratuba-SC)
3. Marcos Carraresi e Leonardo Carraresi (Sorocaba-SP)
4. Alessandro Weirich e Gabriela Weirich (Curitiba-PR)
5. Denílson Bonfanti e Bruna de Oliveira (São Bento do Sul-SC)

Aparados Off-Road Sul-Brasileiro de Rally Regularidade
Pódio Categoria Novato – Crédito: Vinícius Malagutti/Com 4×4

NOVATO (Piloto/Navegador)
1. Primo Jorge dos Santos Neto e Vicente Tizziani (Criciúma-SC)
2. Odair Balestrin e Lindonês Tres (Barão de Cotegipe-RS)
3. Marcos Pampuch e Laura Pampuch (Curitiba-PR)
4. Diogo Trentin e Vinícius Anziliero (Erechim-RS)
5. Carlos Alexandre de Almeida e Helton Simionato (Sananduva-RS)

Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4×4

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.