Rallys

Rodrigo Luppi e Maykel Justo disputam o Rally do Marrocos, a partir de sexta-feira (8)

Bivouac no Deserto de Zagora,  o acampamento do Rally dos Marrocos de 8 a 13/10 (crédito: Eryk Goczat)

A partir desta sexta-feira, 8, a dupla Rodrigo Luppi/Maykel Justo #422 vai encarar o Rally do Marrocos, que faz parte do calendário do Mundial de Rally Cross Country e termina no dia 13. Será a estreia dos brasileiros na prova que terá um Prólogo e mais cinco etapas com um roteiro de 2.686 km, dos quais 1.633 de trechos cronometrados. O país localizado ao norte da África é conhecido pelo vasto deserto e regiões predominantemente montanhosas e será palco para a disputa, já conhecida pelo nível técnico e de dificuldade que exige resistência dos competidores e das máquinas. A dupla competirá com um UTV Can-Am Maverick XRS, pela categoria T4.

“Nosso objetivo acima de tudo é completar o rali, encontrar um bom ritmo de prova para mantermos uma constância e tentar andar entre os ponteiros da categoria. Queremos identificar nosso nível técnico em relação às provas que pretendemos encarar fora do Brasil e o conhecimento do Maykel será crucial para isso”, afirma Luppi, piloto de Vinhedo (SP), que competiu em provas internacionais na América Latina e está, agora, focado no Rally Dakar 2022. “Depois do Marrocos, vamos disputar o Hail Rally, na Arábia Saudita, em dezembro, também como preparação para o Dakar”, completa.

Já Justo tem no currículo 10 participações no Rally Dakar e pretende levar sua experiência para um bom desempenho da dupla. “Esse será meu primeiro Rally do Marrocos, mas já participei duas edições do Dakar na África e também fiz o África Eco Race. Grandes nomes do rali estarão na prova, inclusive a nossa categoria será a mais competitiva, mas estamos prontos para encarar mais esse desafio”, destaca o navegador de Taubaté (SP).

Assim como no Dakar, os competidores passam as noites em bivouac, o acampamento ao ar livre, em tendas. No Rally do Marrocos, o bivouac ficará na cidade de Zagora, situada ao sul do país, local do “parque de apoio” da prova, de onde o rali largará todos os dias.

Rodrigo Luppi/Maykel Justo estreiam no Rally do Marrocos, válido pelo Mundial de Rally Cross Country (Crédito@mchphotocz)

Essa é a terceira temporada da dupla Luppi/Justo que vem conquistando pódios e títulos nos principais ralis brasileiros e também em provas na América Latina. Entre as conquistas nacionais estão no Sertões, o maior rali das Américas, onde foram Campeões na UT2 e vice-campeões na geral UTV (2020) e 3º na geral e 3º na UT1 em 2021. Em fevereiro, a dupla foi Campeã na geral e na categoria T3.1 na 2ª edição do South American Rally Race na Argentina, que teve um roteiro de mais de 3.400 km, dividido em oito etapas e cruzou as Províncias de La Rioja, Salta e Catamarca. O rali com a “cara do Dakar” – pelo nível técnico e por passar por trechos por onde o maior rali do mundo passou quando disputado na América do Sul – contou com competidores de 11 países.

Novo equipamento – A dupla vai competir com um UTV preparado pela South Racing que foi entregue em Lisboa, Portugal. Segundo o piloto, a escolha foi certeira por a equipe ter conquistado vários títulos, inclusive os últimos do Dakar. “É uma das melhores equipes de preparação. Alguns pontos são muito similares ao nosso Maverick X3 do Brasil, mas os grandes diferenciais são a gaiola padrão FIA, o tanque de combustível e também o restritor na entrada de ar que reduz a potência. Ou seja, esse novo UTV tem cerca de 30% menos potência do que o nosso que corremos no Brasil e teremos de nos acostumar também ao peso do equipamento”, explica Luppi.

Piloto e navegador chegaram nesta terça-feira, à noite, ao Marrocos e, amanhã (6), será dia de shakedown, quando farão os primeiros treinos com o novo UTV.

A dupla Rodrigo Luppi/Maykel Justo conta com patrocínio da Minuano Petróleo e Nova Canabrava Bioenergia com apoio da South Racing. Para acompanhar a aventura dos brasileiros no Rally do Marrocos: Instagram @minuanorallyteam

*Rally do Marrocos – 8 a 13/outubro (África)

Prólogo (8/10)
10 km

Etapa 1 (9/10)
2 Especiais (142 km + 156 km) – Total do dia 481,77 km

Etapa 2 (10/10)
Especial de 334,66 km – Total do dia 609,22 km

Etapa 3 (11/10)
Especial de 342 km – Total do dia 604,79 km

Etapa 4 (12/10)
Especial de 367,43 km – Total do dia 546,30 km

Etapa 5 (13/10)
Especial de 291,19 km – Total do dia 444,72 km

*Sujeito a alterações
Total do roteiro: 2.686,80 Km (1.633,52 de trechos cronometrados)
Todas as etapas terão largada, a partir do bivouac Zagora
Mais informaçõeshttps://rallyemaroc.com/

MSuzuki Comunicação

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.