Rallys

Regularidade by SFI CHIPS: desafio para quem tem nervos de aço    

A categoria de precisão do Sertões vai exigir coragem, raciocínio rápido e equilíbrio emocional para entregar o título das categorias Master, Graduado e Turismo.

Rally Regularidade no Sertões
O Regularidade by SFI CHIPS vai percorrer mais de três mil km de percurso
– Crédito: Ângelo Savastano

Os competidores do Regularidade by SFI CHIPS chegam para mais um Sertões. Uma prova de rally para aqueles que têm nervos de aço e precisão correndo no sangue.  Cada vez mais o nível dos competidores e da prova vem crescendo. Dividido nas categorias Master, Graduado e Turismo, a modalidade reúne os melhores e mais aventureiros pilotos e navegadores do país. No total, serão mais de três mil quilômetros de prova, com largada dia 2/11 de Brasília (DF) e chegada em Barreirinhas (MA). O percurso é organizado em cinco dias de provas e um dia livre de deslocamento.

O Regularidade tem seu trajeto descrito milimetricamente em planilhas feitas pelo diretor de prova Rogério Almeida, mas segue a mesma direção do Cross Country e pernoita nas mesmas bolhas organizadas este ano para garantir a segurança de todos com interação zero com o público local. Almeida promete uma experiência inesquecível, mas avisa que vai exigir coragem, raciocínio rápido, precisão, equilíbrio e espírito aventureiro para entregar o título do maior rally das Américas aos seus campeões.

Rally Regularidade no Sertões
José Carlos / Enedir foram vice-campeões e retornam neste ano em busca do título
– Crédito: Ângelo Savastano

Em 2020 serão 20 duplas em busca do título nas três categorias e a disputa é acirrada. Quem acompanha as competições do Regularidade reconhece na lista de inscritos do Sertões nomes de peso na modalidade. Na Master, o atual campeão Gustavo Schmidt vai defender o título ao lado do navegador Tiago Poisl. Schmidt é o único campeão dos carros a vencer o Sertões como piloto e também como navegador.

Rally Regularidade no Sertões
Competidores do Regularidade vão passar por paisagens lindas e pouco conhecidas – Crédito: Ângelo Savastano

A dupla atual vice-campeã, José Carlos da Silva e o navegador Enedir da Silva Júnior promete ser ainda mais precisa e constante para fazer frente aos atuais campeões. Já a piloto Sandra Dias e o navegador Igor Quirrenbach, dupla terceira colocada no ano passado e que brigou até a última referência da prova pelo vice, também está presente entre os favoritos. Ainda na Master, o piloto Fernando Lage, vencedor do Rally do Cerrado em 2020, chega afiado para competir ao lado do navegador Roberto Spessatto, campeão do Sertões em 2018. A categoria também conta com os campeões do ano passado pela Graduado, o piloto Aurélio Bilhalva e o navegador Rafael Pinto. A dupla sobe de nível após vencer o maior rally das Américas.

Na Turismo o destaque fica por conta das duplas novatas que se prepararam o ano todo para o desafio. Entre as duplas está a estreante, Rodrigo Tolezano e o navegador Renan Toguchi, que além de competir assumiram a tarefa de montar a estrutura de toda uma equipe para o Sertões.

Rally Regularidade no Sertões
Sandra Dias e Igor Quirrenbach estão novamente entre os favoritos da Master –
Crédito: Vinicius Branca

O que eles disseram

ROGÉRIO ALMEIDA, diretor de prova

“A ideia era começar a prova de forma marcante e terminar de forma marcante. Temos uma prova boa, bem completa e desafiadora, que tem de andar para frente, mas com  alto nível técnico e brincadeiras. Será um desafio diferente, a gente não sabe como vai estar o piso e se vai chover. Será um Sertões atípico.”

SANDRA DIAS, piloto da Master e 3ª colocada em 2019

“Participar do Sertões para mim é sempre uma vitória. É um evento único pela energia, a química e a amizade envolvida, além da prova que no geral é sempre inovadora. Eu entendo que a concentração e a técnica sempre devem ser aprimoradas a cada prova. O Regularidade é apaixonante porque é uma prova de raciocínio rápido, precisão e equilíbrio e com essa prática levo lições para vida.”

IGOR QUIRRENBACH, navegador da Master e 3º colocado em 2019

“A Sandra e eu já andamos juntos no rally de velocidade, mas o desafio de andar no metro e no décimo de segundo exigido pela planilha, ou seja, manter a perfeição, é o que nos motiva no Regularidade. O Sertões é uma competição contra nós mesmos, para superar limites físicos, de concentração e emocionais, visto que é um rally longo e é inevitável que os sentimentos mais variados venham à flor da pele. Creio que seja o maior rally de regularidade do mundo em extensão, duração e dificuldades. Um sonho de criança que vai se tornando realidade. Só quem está lá para sentir o espírito do Sertões correndo nas veias. É indescritível!”

GUSTAVO SCHMIDT, campeão de 2019 na Master

“É extremamente gratificante participar de mais um Sertões. Vamos levar esse peso nas costas de ser a dupla a ser batida pelo resultado do ano passado, mas estamos preparados e vamos fazer a nossa parte. Eu ando no rally desde os meus 10 anos, comecei navegando e hoje acredito que seja uma parte bem importante da minha vida. Eu acho que o rally de regularidade ensina as pessoas a ter uma boa noção da importância da amizade. Eu tenho amigos no rally que hoje tem 85 anos e convivem com meu irmão que está começando a navegar com 14 e são todos amigos.”

ENEDIR DA SILVA JÚNIOR, navegador da Master vice-campeão de 2019

“Nós vamos procurar ser constantes durante todos os dias como fizemos ano passado, mas a concorrência é muito forte. O Sertões é uma prova única devido às distâncias percorridas. Fazer um rally de regularidade durante uma semana quase cruzando o Brasil faz com que você conheça lugares muito bonitos que poucas pessoas conhecem e talvez nunca vão conhecer porque esse nosso país é grande demais.”

RODRIGO TOLEZANO, piloto da Turismo estreante no Sertões

“Estamos com uma expectativa enorme para andar pela primeira vez no maior rally das Américas. A ansiedade está a mil e já estou há algumas noites sem dormir, ainda mais que ficamos com a incumbência de organizar uma equipe inteira, sendo que não tínhamos bagagem para isso, mas com certeza será uma das maiores experiências da minha vida.”

Rally Regularidade no Sertões
Modalidade conta com 20 duplas inscritas na Master, Graduados e Turismo – Crédito: Ângelo Savastano

O SERTÕES

Um ano diferente pede um Sertões diferente. O maior rally das Américas se transforma no “Rally da Solidariedade”. A 28ª edição da prova traz adaptações relevantes nas suas três dimensões: Esporte, Social e Turismo. A missão este ano é levar acesso à medicina de qualidade e fomento econômico para as comunidades remotas e carentes do Brasil. Este ano a ação social do Sertões está focada em dois pilares: 1. Saúde: a instalação de unidades de teleatendimento médico gratuito de qualidade, projeto inovador desenvolvido pelo SAS Brasil; 2. Legado econômico: Ação coordenada com o SEBRAE em apoio à campanha ‘COMPRE DO PEQUENO’. Aquisição de cestas básicas de pequenos produtores locais que serão distribuídas nas regiões aos que estão sem trabalho e renda, além de todo abastecimento das Bolhas Sertões. O lado competitivo da prova foi adaptado e traz um protocolo de segurança especial com 10 medidas. A caravana ficará isolada em bolhas durante o percurso, em acampamentos fechados. Já a dimensão Turismo, que revela lugares que pouca gente conhece, foi postergada para 2021.

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o SERTÕES:

Site: www.sertoes.com

Instagram: @sertoes

Facebook: https://www.facebook.com/sertoesoficial

Youtube.com/sertoesoficial

Twitter.com/sertoesoficial

Baixe o APP do Sertões – disponível nas versões Android e IOS.

Um comentário

  1. Pingback: Regularidade by SFI CHIPS larga para o Sertões 2020 – Mais Off Road

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.