Passeios

Passeio 4×4 une fora de estrada e turismo no Aparados Off-Road

Categoria proporciona aos participantes a chance de conhecer as belezas dos Campos de Cima da Serra Gaúcha
em um ritmo mais tranquilo, sem deixar de lado os desafios e a poeira

 

A segunda edição do Aparados Off-Road começa no dia 12 de outubro
(Vini Malagutti/Com 4×4)

De 12 a 15 de outubro será realizada a segunda edição do Aparados Off-Road, um evento fora-de-estrada com propostas para todos os gostos e objetivos. A largada acontece em Vacaria, com chegada em São Francisco de Paula. Também recebem o evento as cidades de Bom Jesus, São José dos Ausentes e Cambará do Sul.

Para quem prefere a competição, há o rally de regularidade – válido pelo Campeonato Sul Brasileiro da modalidade. O desafio para pilotos e navegadores é se manter nas médias de velocidade determinadas pela organização.

Já para quem busca aproveitar tudo que os veículos 4×4 conseguem proporcionar, viver a adrenalina de encarar o barro e conhecer com calma as belezas desta região do Rio Grande do Sul, tem como opção as categorias de passeio – Passeio 4×4 e Passeio Radical.

Categoria Passeio 4×4

Coordenada por Anderson Cardoso, da Rotas Off Road, a Passeio 4×4 une com perfeição a aventura e o turismo. Ao longo dos quatro dias da programação da categoria para o Aparados Off-Road, haverá várias paisagens de encher os olhos, além de um mergulho na tradição e na cultura dos Campos de Cima da Serra Gaúcha, com paradas estratégicas para admirar os principais pontos de interesse.

“Uma viagem que começa por Vacaria (12), com a visita à Vinícola Campestre. Nela, os participantes farão um tour enoturístico, com direito a degustação dos vinhos. Acompanharão todas as etapas da fabricação desde o plantio e a colheita até o armazenamento nas caves, além de passar por museus que contam a história da bebida”, detalha Cardoso. Para finalizar o dia, um percurso de 100 quilômetros levará o grupo até Bom Jesus. Apoios de agências de turismo locais foram fundamentais para a descoberta de atrações naturais que poucas pessoas conhecem, como por exemplo, a Turismo Curta Bom Jesus. 

O segundo dia (13) ruma a São José dos Ausentes, com cerca de 80 quilômetros. No caminho, passagens por fazendas antigas e cachoeiras. Na cidade de destino, é bom estar preparado para o frio, afinal, em São José são registradas habitualmente as mais baixas temperaturas de todo o território gaúcho.

No trajeto rumo a Cambará do Sul (14) – com cerca de 150 quilômetros –, também haverá muito o que descobrir. Caso da nascente do Rio das Antas, que atravessa toda a Serra e integra a bacia do Guaíba, que corta a capital Porto Alegre. “Em seguida, vamos para as formações rochosas do Cânion do Tabuleiro. Um paredão com profundidade superior a 500 metros de extensão de quase 7 quilômetros. O almoço do dia acontecerá no Sítio Vale das Trutas, em que a pesca da Truta Arco-Íris é atração”, destaca Cardoso.

Uma viagem completa pelos Campos de Cima da Serra Gaúcha

De volta à trilha, será momento de passar pela Cascata do Juvenal, cenário da minissérie “A Casa das Sete Mulheres”. E de avistar de perto o Desnível dos Rios. Os Rios Silveira e Divisa correm em paralelo separados por paredões de rocha de até 18 metros de altura, proporcionando um visual único. Cambará do Sul acolherá os participantes para o pernoite.

O último dia (15) segue em direção a São Francisco de Paula, que marca o encerramento do Aparados Off-Road 2022. Ao longo dos 100 quilômetros haverá a passagem pelo Lajeado das Margaridas; pelo Passo do S em Jaquirana – a travessia do Rio Tainhas usada por tropeiros –; e pelo Passo da Ilha, que também integra a área do Parque Estadual do Tainhas. Além disso, o comboio margeará a Barragem do Blang, inaugurada em 1958.

O Mátria Parque de Flores – com seus 30 diferentes jardins que reúnem diferentes espécies vegetais –, garante o colorido da chegada do Aparados Off-Road e a moldura para mais fotografias e lembranças que certamente ficarão gravadas. O jantar de confraternização e premiação serão no restaurante Faulia.

Além do Rally de Regularidade e da Passeio 4×4, ainda tem as categorias Passeio Radical e Trilha 4×4. Basta identificar qual a categoria é ideal para o perfil do off-roader. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas pelo site www.aparadosoffroad.com.br.

 

O 2º Aparados Off-Road tem patrocínio de Imóveis Crédito Real, Resfriar, GS Performance, Tecnnic, Multital, Origin, Prodaly, Time Line, Prefeitura de Vacaria, Prefeitura de Bom Jesus e Prefeitura de São Francisco de Paula. Apoio de Q7 Off-Road, Woodtech, Sul Acessórios Off-Road, Prefeitura de São José dos Ausentes

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.