Destaque

Novo Jeep® Wrangler 4xe híbridro com turbo compressor de 350cv

2021 Jeep® Wrangler Rubicon 4xe

se junta ao Renegade e Compass 4xe na linha global de veículos elétricos da marcaturbo compressor de 350cv

– A tecnologia premium avançada e ecológica oferece liberdade absoluta ao ar livre, uma experiência ainda mais divertida de dirigir na estrada e um novo nível de referência da capacidade off-road da Jeep
– O Jeep Wrangler 4xe estará disponível na Europa, China e Estados Unidos até o início de 2021
– O Wrangler 4xe tem uma potência estimada de 350 cv e oferece até 40 km de pura operação elétrica para trajetos diários enquanto proporciona liberdade ao ar livre em silêncio, com emissão zero e sem problemas por falta de autonomia
– O Wrangler 4xe é antes de tudo um Trail Rated: tem sólidos eixos dianteiro e traseiro, caixa de transferência de duas velocidades 4×4 full time, suspensão totalmente articulada e capacidade de submersão de até 76 centímetros
– O Wrangler 4xe combina motor avançado turbocompressor de 2.0L e quatro cilindros, dois motores elétricos e uma transmissão automática robusta TorqueFlite de 8 marchas para oferecer cerca de 50 MPGe
– O conjunto de baterias de 400 volts é montado abaixo do assento da segunda fileira, ficando protegido de elementos externos e preservando o espaço interior
The 4xe logo on the hood of the 2021 Jeep® Wrangler lets the body color show through.

A marca Jeep® apresenta hoje o novo Wrangler 4xe, marcando a chegada do Wrangler mais capacitado, tecnicamente avançado e ecológico já criado. O Jeep Wrangler 4xe estará disponível na Europa, China e Estados Unidos até o começo de 2021. Já o Jeep Renegade 4xe e Compass 4xe – apresentados no ano passado em Genebra – começam a chegar na Europa ainda em meados de 2020.

O trem de força híbrido plug-in do Wrangler 4xe tem a capacidade de propulsão totalmente elétrica silenciosa e com emissão zero por até 40 km, sendo amigável para trajetos diários como totalmente elétrico sem a ansiedade da perda de autonomia. Ele é o veículo Jeep off-road mais capacitado e ecológico, combinado com a liberdade ao ar livre que só o Jeep Wrangler oferece.

A Jeep oferecerá opções de eletrificação em cada placa indicadora nos próximos anos como seu esforço para se tornar líder em tecnologia ecológica premium. Os veículos elétricos Jeep terão o selo 4xe e serão os mais eficientes e responsáveis já feitos, levando o desempenho, capacidade 4×4 e confiança do condutor a um novo patamar.

“Nossos veículos Jeep 4xe serão os mais eficientes, responsáveis e capazes que a marca já criou. Estamos comprometidos em fazer da Jeep a marca de SUVs mais ecológica. A eletrificação da linha Jeep possibilitará que os condutores viajem totalmente a base de eletricidade, oferecendo uma experiência eficiente e divertida na estrada e uma habilidade para aproveitar ainda mais a capacidade off-road do Jeep com um silencia quase total”, disse Christian Meunier, presidente global do Brand Jeep.

Interior of the 2021 Jeep® Wrangler Rubicon 4xe includes Surf Blue accent stitching on seats and interior trim.

O avançado powertrain do Wrangler 4xe oferece uma experiência única na estrada e off-road através da combinação de dois motores elétricos, um conjunto de baterias de alta voltagem, um motor turbocompressor de alta tecnologia 2.0L I-4 e uma transmissão automática robusta TorqueFlite de 8 marchas. O sistema propulsor mais avançado já desenvolvido para um Jeep Wrangler maximiza a eficiência com cerca de 50 MPGe ao mesmo tempo em que elimina a ansiedade da perda de autonomia, oferecendo uma operação totalmente elétrica para a maioria dos trajetos diários.

O torque dos motores elétricos no powertrain híbrido do Wrangler 4xe é atingido instantaneamente sob demanda do condutor. O sistema propulsor também oferece uma operação start-stop fácil e com economia de combustível do motor.

A Jeep vem demonstrando sua liderança em capacidade 4×4 por quase 80 anos. Os veículos Jeep foram os primeiros a ter um sistema de tração de quatro rodas automático integral, a primeira caixa de transmissão 4:1 e o primeiro sistema de barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica. Incluir a eletrificação na linha de produtos é uma evolução natural.

O Jeep Wrangler 4xe será vendido mundialmente, com tomadas de carga EV feitas sob medida para regiões específicas. Ele é montado no Complexo da FCA em Toledo, Ohio (Estados Unidos).

The 2021 Jeep® Wrangler 4xe powertrain includes a 2.0-liter turbocharged I-4 rated at 270 hp and 295 lb-ft of torque.

O sistema de propulsão avançado do Wrangler 4xe combina motores elétricos e motor turbo

O sistema de propulsão do Jeep Wrangler 4xe integra dois motores elétricos e um conjunto de baterias de 400 volts com um motor com eficiência de combustível, turbo, quatro cilindros e uma transmissão automática TorqueFlite de 8 marchas. Esta configuração maximiza a eficiência dos componentes de propulsão híbrida e os combina com a linha de transmissão mundialmente renomada do Wrangler.

Principais elementos do sistema propulsor do Wrangler 4xe:

– Total estimado de 350 hp (261 kW), torque estimado de 599 Nm e cerca de 50 MPGe, dos seguintes componentes: turbo I-4 2.0L, unidade motor-gerador montada no motor, unidade motor-gerador montada na transmissão integrada à transmissão automática de 8 marchas e conjunto de baterias de 400 volts, 14 kWh e 96 células de íons de lítio e níquel-manganês-cobalto.

O motor turbo 2.0L I-4 é parte da família de Motores Médios Globais da FCA. Com alta tecnologia e injeção direta, usa um turbocompressor de dupla exaustão e baixa inércia montado diretamente no cabeçote do cilindro, junto com um circuito de arrefecimento para o turbocompressor, entrada de ar e corpo de aceleração para resposta, desempenho e eficiência de combustível excepcionais.

Uma unidade motor-gerador de alta voltagem e resfriada a líquido é montada na frente do motor, substituindo o alternador convencional. Uma robusta correia conecta o motor-gerador à polia do eixo de manivela do motor. O motor-gerador movimenta o motor para uma operação start-stop quase perfeita e com economia de combustível e gera eletricidade para o conjunto de baterias. O Wrangler 4xe não usa um motor de arranque convencional de 12 volts. Ele é equipado com uma bateria de 12 volts para rodar os acessórios.

O segundo motor-gerador de alta voltagem é montado na frente da caixa de transmissão, substituindo o conversor de torque convencional de uma transmissão automática. Duas embreagens operam para gerenciar a potência e o torque do motor tradicional e do elétrico. Uma embreagem binária (liga/desliga) é montada entre o motor comum e o motor elétrico. Quando esta embreagem é aberta, não há nenhuma ligação mecânica entre os motores, o que permite impulsionar o Wrangler 4xe apenas em modo elétrico. Quando a embreagem binária está fechada, o torque do motor de 2.0L e o fluxo do motor elétrico são combinados através da caixa de transmissão. Uma embreagem variável montada atrás do motor elétrico gerencia a interação com a transmissão para melhorar a dirigibilidade e eficiência.

2021 Jeep Wrangler 4xe chassis

O conjunto de baterias conserva o espaço interior

O conjunto de baterias do Jeep Wrangler 4xe de 400 volts, 17 kWh e 96 células de íons de lítio usa química de grafite de níquel-manganês-cobalto (NMC). O conjunto e os controles estão montados abaixo da segunda fileira de assentos, onde estão protegidos dos elementos externos. Os assentos da segunda fileira do Wrangler 4xe foram redesenhados, permitindo que a almofada de baixo seja virada para facilitar o acesso à bateria.

Embutido em um compartimento de alumínio, o conjunto é equipado com um circuito de aquecimento e resfriamento para manter a bateria em sua temperatura ideal para o melhor desempenho. O circuito de controle de temperatura inclui uma unidade aquecedora dedicada e um resfriador que usa o refrigerante do ar-condicionado do Wrangler para reduzir a temperatura do líquido de arrefecimento quando necessário.

O sistema híbrido do Wrangler 4xe inclui um Módulo de Carga Dupla Integrado (ICDM), que combina um carregador de bateria e um conversor DC/DC em uma única unidade que é mais compacta que dois componentes separados, e um Módulo Inversor de Energia (PIM) de tamanho reduzido. Estes componentes são mantidos e protegidos de danos em uma estrutura de aço montada abaixo do conjunto de baterias.

Todos os eletrônicos de alta voltagem, incluindo a fiação entre o conjunto de baterias e os motores elétricos, são lacrados e impermeáveis. Como todos os Jeep Wranglers que tem o selo Trail Rated, o Wrangler 4xe é capaz de fazer travessia em água submergindo em até 76 cm.

A porta de carga elétrica tem uma cobertura para pressionar para abertura e fechamento e é localizada na parte da frente à esquerda no capô do Wrangler 4xe para estacionamento perpendicular em locais de carga. A porta de carga inclui indicadores LED sobre o status da carga. Um monitor LED do nível de bateria está montado sobre o painel de instrumentos, facilitando a verificação do estado de carga em um piscar de olhos.

The Hybrid Electric Pages in the 2021 Jeep Wrangler 4xe tracks driving history, showing usage by battery and engine power.

Modos E Selec do Wrangler 4xe

O condutor do Jeep Wrangler 4xe pode customizar o sistema de propulsão híbrido para se adequar a cada viagem, seja para lidar com as necessidades da maioria dos trajetos diários em uma operação totalmente elétrica, uma noite na cidade ou explorar calmamente a natureza off-road.

O sistema híbrido do Wrangler 4xe tem três modos de operação, conhecidos como E Selec. O motorista pode selecionar o modo desejado nos botões instalados no painel de instrumentos, à esquerda do volante. Independentemente do modo selecionado, o Wrangler 4xe opera como híbrido quando a bateria está próxima de seu estado mínimo de carga.

– Híbrido: o modo padrão, que mistura o torque do motor 2.0L e o motor elétrico. Neste modo, será utilizada a energia da bateria primeiro, e então acrescentada propulsão do turbo 2.0L I-4 quando a bateria atingir seu estado mínimo de carga.

– Elétrico: opera em energia elétrica de emissão zero apenas até que a bateria atinja seu estado mínimo de carga ou quando o condutor demandar mais torque (como em uma aceleração brusca), que envolve o motor 2.0L.

– eSave: prioriza a propulsão do motor 2.0L, economizando carga de bateria para uso posterior como EV off-roading ou áreas urbanas onde a propulsão por combustão interna é limitada. O condutor pode também escolher entre Economia de Bateria ou Carga de Bateria durante o eSave através das Páginas Elétricas Híbridas no monitor Uconnect.

Para ajudar a otimizar o benefício dos modos E Selec, o display de informações do Wrangler 4xe e a tela sensível ao toque Uconnect têm páginas de Orientação Ecológica. Elas permitem aos proprietários monitorar o fluxo de energia e ver o impacto da frenagem regenerativa, agendar horários para carga para aproveitar taxas mais baixas de eletricidade e visualizar o histórico de condução com detalhes de uso de eletricidade e gasolina.

A frenagem regenerativa é uma parte importante da equação ecológica do Wrangler 4xe. Quando o motorista pisa no pedal do freio, o controle do sistema de propulsão aciona a frenagem regenerativa máxima disponível, até 0,25g, dos motores elétricos para reduzir a velocidade do veículo, reforçada com os freios de fricção tradicionais do Wrangler. O recurso de frenagem regenerativa também estende o período de substituição das pastilhas de freio.

Com o 4×4 acionado, todas as quatro rodas alimentam o torque para frenagem regenerativa, maximizando a recuperação de energia. A eletricidade devido à frenagem regenerativa é fornecida ao conjunto de baterias para manter ou aumentar o estado da carga.

O Wrangler 4xe também tem a habilidade de maximizar a produção de energia regenerativa através do recurso selecionável Regen. Máx. Quando está ativado, uma calibração mais assertiva da frenagem regenerativa ocorre quando o veículo tem zero aceleração do condutor (ponto morto). A Regen. Máx. pode reduzir a velocidade do Wrangler 4xe mais rápido que a frenagem regenerativa padrão e gerar mais eletricidade para o conjunto de baterias. Uma vez selecionado, o recurso Regen. Máx. permanece ativado até que o motorista o desative.

2021 Jeep Wrangler 4xe chassis

Lenda off-road

A herança do Jeep Wrangler é definida por sua capacidade off-road lendária. Todos os modos de potência do Wrangler 4xe estão disponíveis quando o sistema de transmissão é mudado para 4Lo. A fácil integração da energia elétrica com o sistema 4×4 leva o Wrangler 4xe a novos níveis de desempenho off-road.

Os entusiastas verão que a disponibilidade instantânea de torque do motor elétrico do Wrangler 4xe oferece uma experiência de condução mais precisa e controlada para escalar e subir. Não há necessidade de aumentar o rpm do motor para fazer os pneus se moverem, minimizando a carga de choque da linha de transmissão e maximizando o controle/velocidade.

No modo EV, o Wrangler 4xe roda de maneira leve e silenciosa, economizando combustível e possibilitando que os ocupantes tenham foco apenas no visual e sons da natureza.

2021 Jeep® Wrangler Rubicon 4xe

O novo Jeep Wrangler 4xe está disponível em três versões: 4xe, Sahara 4xe e Rubicon 4xe. Os modelos Wrangler 4xe e Wrangler Sahara 4xe são equipados com sistemas 4×4 full time, eixos Dana 44 dianteiro e traseiro de última geração e uma caixa de transferência Selec-Trac de duas velocidades com uma relação de marchas de faixa reduzida de 2.72:1. O sistema intuitivo permite ao condutor que o defina e esqueça em qualquer ambiente.

Um diferencial traseiro Trac-Lok disponível fornece aderência extra e capacidade em situações de baixa tração, como dirigir na areia, cascalho, neve ou gelo. Os modelos Wrangler Rubicon 4xe possuem o sistema 4×4 Rock-Trac que inclui uma caixa de transferência de duas velocidades com uma relação de marchas de faixa reduzida de 4:1, 4×4 full time, eixos Dana 44 dianteiro e traseiro de próxima geração, e bloqueios elétrico dianteiro e traseiro de diferencial Tru-Lok. O Wrangler Rubicon 4xe tem uma relação de subida impressionante de 77.2:1, o que permite que escalar qualquer obstáculo seja uma tarefa fácil. Os modelos Wrangler Rubicon também oferecem articulação melhorada e suspensão total com ajuda de uma barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica com eixo dianteiro. Juntos, estes componentes contribuem com a máxima capacidade off-road pela qual o Wrangler Rubicon é conhecido.

O Wrangler 4xe inclui Controle Selec-Speed com controle de subida e descida. Isto permite aos condutores controle a velocidade do veículo em subida e descida de níveis íngremes e acidentados com a alavanca de troca de câmbio.

The charge port on the 2021 Jeep® Wrangler 4xe is mounted on the left cowl. The charge port is covered with a push open/push close door.

Como todo Jeep Wrangler, os modelos Jeep Wrangler 4xe possuem o selo Trail Rated, o que significa que têm a lendária capacidade 4×4 com equipamentos que incluem: placas de proteção e ganchos de engate dianteiros e traseiros; Wrangler Rubicon 4xe com ângulo de entrada de 44 graus, ângulo ventral de 22,5 graus, ângulo de saída de 35,6 graus e distância do solo de 27,4 cm; rodas off-road agressivas disponíveis em 17 polegadas e pneus de 33 polegadas padrão no Rubicon 4xe; rodas de 20 polegadas padrão no Wrangler 4xe e Sahara 4xe; e até 76 cm de capacidade de submersão em água.

Todos os modelos 4xe mantêm a renomada facilidade de customização do Wrangler, com uma série de Jeep Performance Parts da Mopar disponíveis quando o veículo chegar aos showrooms.

Front three-quarters view of the 2021 Jeep® Wrangler Rubicon 4xe hybrid electric, showing the location of powertrain components.

Azul “Electric” marca o Wrangler 4xe

O Jeep Wrangler 4xe 2021 mantém a estética de design escultural robusta e funcional, com um grande porte e acabamento de rodas trapezoidal. O conteúdo exclusivo posiciona o Jeep Wrangler 4xe como o Wrangler mais tecnologicamente avançado de todos os tempos. A nova cor Azul Electric nos ganchos de engate dianteiro e traseiro do Rubicon se destaca em contraste com o para-choque preto. A cor azul exclusiva também contorna o nome Rubicon no capô, além dos selos Jeep e Trail Rated. Alguns “Easter Eggs” também recebem o tom azul. O decalque preto do capô é contornado na cor especial com “4xe” que deixa a cor da carroceria se destacar. No interior, o Wrangler 4xe Rubicon inclui uma costura exclusiva em Azul Electric nos assentos e acabamento.

O Jeep Wrangler 4xe 2021 está disponível em 10 cores externas: Preto, Branco Bright, Vermelho Firecracker, Granito Crystal, Amarelo Hella, Azul Hydro (disponibilidade futura), Cinza Sting, Snazzberry, Sarge e Prata Billet. Duas opções de interior do Wrangler (tecido preto e Heritage Tan / couro preto e Dark Saddle) estão disponíveis na versão 4xe.

Side view of the 2021 Jeep® Wrangler Rubicon 4xe hybrid electric. Highlighted components are unique to the Wrangler 4xe.

Jeep Renegade 4xe e Jeep Compass 4xe

Apresentados mundialmente no Salão do Automóvel de Genebra de 2019, os novos Jeep Renegade 4xe e Compass 4xe são os primeiros modelos de Jeep com tecnologia elétrica híbrida plug-in disponíveis na Europa, chegando ao mercado em meados de 2020. A chegada foi comemorada em janeiro com uma Primeira Edição exclusiva – uma edição especial de lançamento foi disponibilizada para uma amostra aos clientes com pré-agendamento em um site dedicado aberto em mercados europeus selecionados. Os modelos Renegade 4xe e Compass 4xe possuem uma solução híbrida impecável, que integra o projeto técnico incomparável de cada SUV Jeep e leva sua capacidade a um novo patamar através de algumas das mais avançadas tecnologias, que combinam um melhor desempenho (até 240cv), melhor segurança (tração nas quatro rodas está sempre disponível) e baixo impacto ambiental (menos de 50 g/km de CO2 no modo híbrido).

A combinação de um motor turbo a gasolina 1.3L e a unidade elétrica garante desempenho e prazer extraordinário em dirigir: aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 7,5 segundos e velocidade máxima em modo totalmente elétrico de 130 km/h, atingindo 200 km/h no modo híbrido.

Com a nova tecnologia híbrida, o Jeep Renegade 4xe e o Compass 4xe melhoram ainda mais seu nível de referência de capacidade off-road, graças ao maior torque da combinação entre as duas fontes de potência. Graças à nova tecnologia do Jeep 4xe, a tração ao eixo traseiro não é proporcionada pela árvore de transmissão, mas através de um motor elétrico dedicado. Isto possibilita que os dois eixos sejam separados e controlem o torque de maneira independente, de uma forma mais eficiente que em um sistema mecânico, dando um impulso elétrico instantâneo às rodas traseiras quando necessário.

Os novos Jeep Renegade 4xe e Jeep Compass 4xe começaram a chegar em concessionárias Jeep na Europa em meados de 2020 com uma linha completa incluindo as versões Limited, S e Trailhawk, todas com configuração de tração nas quatro rodas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.