Expedições

Nissan Ariya embarca na primeira expedição 100% elétrica do mundo do Polo Norte ao Polo Sul

A Nissan anunciou hoje uma parceria com o aventureiro britânico Chris Ramsey, que vai comandar a primeira expedição totalmente elétrica já realizada no mundo entre o Polo Norte e o Polo Sul.

Na ousada expedição Pole to Pole prevista para ter início em março de 2023, Ramsey e sua equipe cruzarão 27 mil quilômetros a bordo de um Nissan Ariya e-4ORCE passando por várias regiões e continentes, com temperaturas que podem variar de -30ºC a 30ºC. Ramsey será a primeira pessoa a dirigir entre dois polos em um veículo deste tipo. O aventureiro vai dirigir o veículo 100% elétrico desde o Ártico até a Antártica, percorrendo as Américas do Norte, Central e do Sul.

A expedição passará por alguns dos cenários mais extremos e selvagens, mas não menos espetaculares do planeta, desde paisagens glaciais cobertas de neve até traiçoeiras subidas de montanha e vastas dunas em meio ao deserto. Assim, a expedição Pole to Pole conduzida pelo Nissan Ariya levará seus seguidores a visitar incríveis territórios inexplorados.

“Para nós, é um prazer anunciar esta parceria com Chris Ramsey e a equipe da expedição Pole to Pole“, comentou Asako Hoshino, vice-presidente executiva e head global de Marketing e Vendas da Nissan. “O novíssimo Ariya é um SUV 100% elétrico que permite que você vá ainda mais longe, com mais conforto e praticidade. E com a tecnologia e-4ORCE de tração integral que oferece ainda mais estabilidade e controle da tração em uma série de superfícies de rodagem, sabemos que ele será o parceiro perfeito para o Chris e sua equipe nesta desafiante jornada 100% elétrica”.

Ao mesmo tempo desafiadora e emocionante, esta aventura de alto nível está alinhada com o Nissan Ambition 2030, a visão de longo prazo da empresa para que a eletrificação assuma um protagonismo além da mobilidade. Esta visão tem a meta de entregar tecnologias e veículos empolgantes, para empoderar a jornada do cliente e a sociedade.

Durante as preparações para o clima congelante no Ártico e na Antártica, o Nissan Ariya e-4ORCE da expedição de Ramsey será modificado externamente, com uma estrutura ainda mais robusta apropriada para a árdua jornada em terrenos com condições extremas, incluindo rodas, pneus e suspensão reforçados. Um segundo Nissan Ariya e-4ORCE não modificado cumprirá a função de veículo de suporte através das Américas.

e-4ORCE é o nome da tecnologia mais avançada da Nissan de controle de tração integral, que gerencia precisamente a potência e a performance de frenagem, permitindo entregar suavidade e estabilidade. O sistema aumentar a confiança ao volante, detectando a trajetória de condução pretendida em diferentes condições de rodagem – incluindo superfícies molhadas e cobertas de neve –, sem que o motorista tenha que mudar o estilo de condução ou a pressão no pedal.

Mas esta não é a primeira expedição 100% elétrica realizada por Chris Ramsey, que tem se aventurado com veículos elétricos há mais de uma década. Na companhia de sua esposa Julie, em 2017, eles se tornaram a primeira equipe a completar o Rali da Mongólia em um veículo 100% elétrico. A dupla viajou por mais de 16 mil quilômetros através de várias localidades em mais de 56 dias, dirigindo seu próprio Nissan LEAF.

Chris Ramsey, fundador da Pole to Pole, comentou: “Nossa missão é mostrar que os veículos elétricos podem enfrentar os ambientes mais inóspitos – desde o frio penetrante dos polos até o calor causticante e a umidade das florestas da América do Sul, demonstrando que eles são emocionantes para dirigir e atendem as necessidades diárias dos motoristas de todo o mundo. É fantástico ter uma importante e inovadora marca global como parceira em nossa expedição”.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.