
Depois de se aventurar por trilhas de 8 cidades do Brasil, a Nação 4×4 se reuniu em Ribeirão Preto (SP) para a final do Mitsubishi Motorsports, o rali de regularidade mais tradicional do País. Mais de 260 duplas vieram para sujar de lama e poeira seus legítimos 4×4 da marca dos três diamantes.

“Quando comprei meu carro, há menos de dois meses, me disseram que a marca organizava ralis de verdade para os proprietários. É a primeira vez que consigo participar e estou impressionado com o tamanho do evento. Ano que vem, com certeza irei a mais provas”, conta Eduardo Fernandez, que participou da categoria Turismo Light, destinada a quem está começando no rali. O Motorsports também conta com as categorias Turismo, para quem já tem experiência, e Graduados, para as duplas mais experientes.
Na etapa de Ribeirão Preto, o trajeto passou em meio a fazendas de cana, áreas de reflorestamento, trechos de areia e trilhas com piso bastante escorregadio. Um verdadeiro desafio para os proprietários de veículos das linhas Pajero e L200.
“A prova foi muito boa, técnica e rápida. Foi muito divertido participar, principalmente por voltar para a casa com a vitória”, comemora Bryan Hirt, navegador que, ao lado do piloto Mauricio Barkema foi o vencedor da categoria Turismo na etapa.
Outra dupla que voltou para casa com o troféu de primeiro lugar foi Paulo Roberto Goes e Jhonatan Ardigo, da categoria Graduados. Os dois já haviam se consagrado campeões do Mitsubishi Motorsports Nordeste em 2015. “Aqui em Ribeirão corremos contra alguns de nossos melhores amigos. É muito divertido vencer competindo ao lado de duplas tão qualificadas”, comenta Paulo.
Já na Turismo Light, Leandro de Mendonça Thurler e Rodrigo Justen Vieira subiram no lugar mais alto do pódio. “Esse ano conseguimos três vitórias durante o campeonato. Em 2016 vamos competir na Turismo, contra duplas muito mais experientes. O desafio fica maior, mas continuaremos buscando a vitória”, brinca Leandro, que compete a bordo de um Pajero Dakar.
Campeões foram premiados com viagens “4×4”
Como forma de parabenizar as melhores duplas da temporada, a Mitsubishi Motors, em parceria com a Agaxtur Viagens e com o Circuito Elegante, premiou os campeões com viagens a locais com verdadeiro espírito 4×4.

Na categoria Graduados, Otávio e Allan Enz conquistaram o bicampeonato em 2015. “Foi uma etapa cheia de altos e baixos, competindo contra duplas cada vez mais experientes e qualificadas. Mas conseguimos fechar um ano com mais esse título. É muito especial conseguir isso ao lado do meu pai”, emociona-se Allan.
Como premiação pelo título da temporada, o piloto ganhou uma viagem ao hotel Nevados de Chillian ao lado de um acompanhante. Já o navegador foi premiado com uma viagem ao Hotel Valle Corralco, também no Chile, ao lado de um acompanhante.
Já na Turismo, quem levou o troféu foi a dupla Carlos Bauer e Alexandro Silva. Eles ganharam uma viagem com acompanhantes para o Zorah Beach, em Trairí (CE). “O companheirismo que desenvolvemos durante o ano é nosso maior prêmio. A cada etapa nos apoiávamos mais um no outro e desenvolvíamos mais nosso entrosamento. O título é um resultado desse trabalho”, conta Alexandro. Por ter conquistado o título da categoria Turismo, a dupla passará a competir na Graduados em 2016.
Entre as duplas mistas, destinadas a equipes formadas por um homem e uma mulher, os vendedores da categoria Graduados foram José Eduardo Guerra e Marcia Guerra. A dupla ganhou uma viagem exclusiva para o Hotel Rancho do Peixe, em Jericoacoara (CE). Já na Turismo, José Carlos Eymael e Claudia Eymael terminaram em primeiro lugar, e foram premiados com 5 noites na Fazenda Catuçaba, em São Paulo.

Mitsubishi Pró-Brasil – Ação Social
A Mitsubishi Motors, mais uma vez, realizou a ação social Mitsubishi Pró-Brasil. Nesta etapa, foram arrecadadas 12 toneladas de alimentos, entregues às seguintes instituições da região: Casa do Vovô, Santa Casa de Misericórdia de São Simão, Rotary Club de São Simão e Cantinho do Céu – Hospital de Retaguarda.
Acompanhe as novidades dos ralis Mitsubishi através das redes sociais: Twitter (www.twitter.com/nacaomitsubishi) e Facebook (www.facebook.com/Mundomit). Para mais informações e inscrições, acesse: www.mitsubishimotors.com.br.
O Mitsubishi Motorsports tem patrocínio de Petrobras, Itaú, Dalgas, W. Truffi, Transzero, Pirelli, Clarion, Unirios, Embracon, STP, Tecfil, Mapfre, Pilkington, Flamma, Rede, Sky, Sideral, Artfix e Air Etihad.

Resultados – 9ª etapa – Ribeirão Preto (SP)
Categoria Graduados
1) Paulo Roberto Goes / Jhonatan Ardigo – Joinville (SC) – 398 pontos perdidos
2) Fabio Carvalho / Edson Joao da Costa- Belo Horizonte (MG) – 401 pp
3) Olair Fagundes / Waldemberg Barros – Cuiabá (MT) – 401 pp
4) Jose Marques Souza Junior / Claudio Roberto Flores – Belo Horizonte (MG) – 407 pp
5) Ernesto Kabashima / Luiz Durval Brenelli Paiva- São Paulo (SP) – 418 pp
Categoria Turismo
1) Mauricio Barkema / Gilberto Marcowicz Junior – Castro (PR) – 474 pp
2) Marcio Pereira / Patrese Bella – Rio Bonito (RJ) – 496 pp
3) Paula Breves / Vilma Rafael – Rio de Janeiro (RJ) – 565 pontos perdidos
4) Carlos Frederico Bauer Bauer / Alexandro Silva – São Bento do Sul (SC) – 567 pp
5) Sandra Dias / Minae Miyauti – Santana do Parnaíba (SP) – 579 pp
Categoria Turismo Light
1) Leandro de Mendonca Thurler / Rodrigo Justen Vieira – Rio das Ostras (RJ) – 341 pontos perdidos
2) Paulo Renato Martins / Regiane Salgado Pagnard – São Paulo (SP) – 516 pp
3) Leonardo Menarim / Adriana Micheli – Castro (PR) – 570 pp
4) Wilson Rodrigues Pinto / Carina Tricarico Camargo – São Paulo (SP) – 620 pp
5) Fernanda Cabral Gomes Barbosa / Rodrigo Mendes Mendonça – Marica (RJ) – 626 pp
Resultado acumulado Mitsubishi Motorsports Sudeste – Campeonato 2015
Categoria Graduados – Pilotos
1) Otavio Enz Marreco – Apucarana (PR) – 174 pontos
2) Paulo Roberto Goés – Joinville (SC) – 159 pontos
3) Olair Fagundes – Cuiabá (MT) – 158 pontos
4) José Marques de Souza – Belo Horizonte (MG) – 152 pontos
5) Ernesto Kabashima – São Paulo (SP) – 121 pontos
Categoria Graduados – Navegadores
1) Allan Enz – Apucarana (PR) – 174 pontos
2) Jhonatan Ardigo – Joinville (SC) – 159 pontos
3) Waldemberg Barros – Cuiabá (MT) – 158 pontos
4) Claudio Flores – Belo Horizonte (MG) – 152 pontos
5) Luiz Paiva – São Paulo (SP) – 121 pontos
Categoria Turismo – Pilotos
1) Carlos Frederico Bauer – São Bento do Sul (SC) – 182 pontos
2) José Carlos Eymael – Santana do Parnaíba (SP) – 152 pontos
3) Paula Breves – Rio de Janeiro (RJ) – 150 pontos
4) Marcio Pereira – Rio Bonito (RJ) – 146 pontos
5) Eduardo Alexandre Kruger – Jaraguá do Sul (SC) – 116 pontos
Categoria Turismo – Navegadores
1) Alexandro Silva – São Bento do Sul (SC) – 182 pontos
2) Vilma Rafael – Rio de Janeiro (RJ) – 150 pontos
3) Patrese Pereira da Bella – Rio Bonito (RJ) – 146 pontos
4) Claudia Eymael – Santana do Parnaíba (SP) – 135 pontos
5) Fabiane Tironi Kruger – Jaraguá do Sul (SC) – 116 pontos