Destaque, Rallys

Mitsubishi Cup 2022 começa neste sábado e Edu Piano/Manuel Ruivo estão preparados para mais uma temporada

Tetracampeão da Mit Cup, Piano conquistou o último título em 2019  e foi o primeiro campeão do campeonato em 2000
(Marcelo Maragni)

Vai começar a 23ª temporada da Mitsubishi Cup e Edu Piano e Manuel Ruivo (Equipe Território Motorsport) se preparam para acelerar na etapa de abertura que acontece neste sábado, 26, em Mogi Guaçu (SP). Vice-campeã em 2021 na L200 Triton Sport R, com pódios em todas as etapas, a dupla disputará a temporada 2022, na mesma categoria, no mais tradicional campeonato monomarca de rally cross country de velocidade do país.

Com quase três décadas de off-road, o tetracampeão da Mitsubishi Cup, Edu Piano, está animado para mais uma temporada. O piloto já fez história também por ter sido o primeiro campeão da Mitsubishi Cup, em 2000, tanto que foi homenageado nos 20 anos do campeonato. “Muito bom começar mais uma temporada da Cup. É um campeonato que dá prazer em acelerar, que aprecio demais pelo nível técnico, de organização e também para rever os amigos. Sempre que posso encaixar a Cup no meu calendário de provas faço questão de participar, porque é diversão garantida”, afirma Piano, cujo último título foi conquistado em 2019, no ano de estreia da L200 Triton Sport R. O multicampeão dos ralis também tem nove títulos no Sertões em 26 participações consecutivas.

Para essa 1ª etapa os competidores enfrentarão piso duro, outros com cascalho, trechos sinuosos, com sobe e desce, em meio a canavial (cana alta) e a Spinelli Racing, organizadora do campeonato, já adiantou também que os navegadores terão muito trabalho. Uma novidade será que o treino de sexta-feira (25) contará como Prólogo, ou seja, a melhor volta de cada dupla será considerada para definição da ordem de largada para sábado.

Na categoria L200 Triton Sport R serão 13 duplas e a disputa promete. “Ano passado foi um ano fantástico, minha estreia na Cup. Aprendi muito com Edu, evoluímos como dupla, estamos bem entrosados e, por isso, nossa expectativa é boa para essa etapa de abertura. Com foco e dedicação, pretendemos buscar um bom resultado”, explica o navegador Manuel Ruivo.

Para esta edição o grid estará cheio estão inscritas 58 duplas de sete categorias: Outlander Sport R, Outlander Sport R Pró, L200 Triton ER, L200 Triton ER Pró, L200 Triton Spor R, L200 Triton Sport R Pró e L200 Triton Sport RS. No total serão sete etapas, em cinco cidades do Estado de São Paulo (Mogi Guaçu, Ribeirão Preto, Jaguariúna, Indaiatuba, Cordeirópolis), disputadas entre março e novembro.

Sobre a equipe – Com sede em Tatuí (SP), a Território Motorsport tem 23 anos e é uma das equipes mais tradicionais no Rally Cross Country nacional e chefiada por Edu Piano. Durante 12 temporadas (2002 a 2014) representou o time oficial da Ford Caminhões (Ford Racing Trucks) e conquistou oito títulos nos Caminhões, no Sertões. Entre 2011 e 2014, a equipe foi a oficial da Troller (Troller Racing) na competição e foi bicampeã na Production T2. Movido a desafios, a partir de 2016, Piano passou a desenvolver e locar UTVs (Maverick X3 TM) e, desde então, a equipe participa dos Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Rally Cross Country, Sertões e provas internacionais. Em 2018, Edu Piano/Solon Mendes foram Campeões do Sertões nos UTVs (Over 45), o que lhes garantiu o primeiro título na categoria. Com Piano/Fausto Dallape a equipe foi tetracampeã da Mitsubishi Cup em 2019. O time voltou a ser campeão do Sertões em 2020 na categoria UTV2.  Em 2021 foi um ano de mais títulos para equipe, Piano/Solon foram campeões na UTV Over Pro no Sertões (9º título de Piano e o 8º da dupla). Fora do Brasil, a Território Motorsport é bicampeã do South American Rally Race (SARR), com títulos conquistados em 2022 e 2021 nos UTVs. Pelo terceiro ao consecutivo, a equipe disputou a prova Sul-Americana de Rally Cross Country, em fevereiro, quando a dupla Carlos de Castro Neto/Lourival Roldan foi Campeã na categoria T3.2, na Argentina, sendo que Edu Piano/Solon Mendes finalizam em 5º na T3.1 pelo Campeonato Sul-Americano de Rally/FIM.

A equipe Território Motorsport, de Tatuí (SP), tem patrocínio da General Tire. Mais informações: www.territoriomotorsport.com.br, Facebook: @territoriomotorsport4x4, Instagram: @territoriomotorsport e Twitter @territorio4x4

Calendário Mitsubishi Cup  2022
Etapa 1 – Mogi Guaçu – 26/3
Etapa 2 – Ribeirão Preto – 30/4
Etapa 3 – Jaguariúna – 21/5
Etapa 4 – Indaiatuba – 11/6
Etapa 5 – Mogi Guaçu – 30/7
Etapa 6 – Cordeirópolis – 29/10
Etapa 7 – Mogi Guaçu – 26/11

MSuzuki Comunicação

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.