Destaque, Geral, Pelo Mundo

Mitos e verdades sobre forjamento

O forjamento é um processo no qual os metais são formados pela aplicação de forças de compressão sobre eles. A classificação do processo de forjamento é feita com base na temperatura de tratamento, considerando a forja fria ou quente do aço. Antigamente o método de forja era realizado com a ajuda de martelo e bigorna.

Porém, atualmente com o advento da tecnologia de processo e da engenharia tradicional, a técnica de forjamento é efetivada por máquinas hidráulicas e martelo de prensa. A rápida deformação plástica do material beneficia as propriedades mecânicas da peça, gerando encruamento superficial. Forjamento é o nome genérico de operações de conformação mecânica efetuadas com esforço de compressão sobre um material dúctil, de tal modo que ele tende a assumir o contorno ou perfil da ferramenta de trabalho.

No mundo Off Road, acontece frequentemente o equívoco em afirmar que um peça de maior resistência mecânica é forjada. Isso é errado, forjamento é o processo de fabricação e não o valor de resistência à ruptura ou “o quanto resiste a quebra”. Um exemplo comun são os semi eixos de veículos 4×4. A grande maioria dos semi eixos fabricados são feitos pelo processo de laminação ou extrusão e não forjamento. Porém, é comum ver muitas empresas anunciarem o termo “semi-eixos forjados”, no entanto, o que agrega valor de resistência no caso dos semi eixos são os elementos de liga (aços alta liga como SAE4140 e SAE4340), o processo e qualidade de fabricação da matéria-prima (extrusão ou laminação) e o posterior tratamento térmico correto. Forjar é um processo muito confiável, em comparação com fundição, fabricação, soldagem, usinagem e outros processos de modelagem de metais.

Fonte: Dstrac – Performance 4×4

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.