Os irmãos Fred e Nick Macedo estrearam na nova categoria ASX R e Vinícius Poit e Rafael Eugênio completaram a primeira etapa na Pajero TR4 ER

Chuva, sol, piso escorregadio, poeira e disputas acirradas foram alguns dos ingredientes da primeira etapa da Mitsubishi Cup, que aconteceu neste sábado, na fazenda Santa Francesca, em Ribeirão Preto (SP). As duplas da Macedo´s Rally Team, de Piracaia (SP), iniciaram a temporada com muita vontade de acelerar. Os irmãos Fred e Nick Macedo (carro # 01) estrearam na nova categoria ASX R, enquanto Vinícius Poit e Rafael Eugênio (carro # 56) completaram a primeira prova do campeonato a bordo da Pajero TR4 ER.
A expectativa era grande diante de uma nova categoria, sobretudo para pilotar um carro ainda desconhecido por todos. Mas após a boa impressão no treino de sexta-feira (27), Fred e Nick largaram confiantes neste sábado. Porém, na segunda volta a dupla capotou e foi obrigada a abandonar a prova, mas os irmãos saíram ilesos do incidente. “Pegamos uma lomba e capotamos oito vezes, não foi coisa pouca, mas o carro é seguro e prazeroso de se pilotar e nada aconteceu com a gente”, explicou o piloto. “Mais que uma ansiedade de início da temporada havia uma emoção diferente, porque foi a primeira vez que meu irmão competiu comigo. Nossa sintonia é muito boa e a cada etapa isto vai melhorar e vamos nos adaptando ao ASX”, comenta Fred, que no ano passado foi campeão da Pajero TR4 ER.

Para Nick, que compete pela primeira vez no mais tradicional campeonato monomarca de rali cross country de velocidade do país, a competitividade vai ser instigante. “Já no treino sentimos que o carro é bem interessante e que a categoria promete. Obviamente há algumas limitações para quem está começando a navegar na Cup, mas aos poucos vamos pegando mão do carro também e buscar resultados. Há muito campeonato pela frente”, afirma o navegador.
Já a dupla Poit e Eugênio saiu satisfeita da etapa, pois completou as três provas sem incidentes e aprovou a pista veloz de Ribeirão Preto. A Pajero TR4 ER foi a primeira categoria a entrar na pista neste sábado. “A prova foi muito legal e para uma estreia considero que fomos bem, pois completamos as três provas sem incidentes, com o carro inteiro e terminamos em 11º na categoria e isto já foi uma vitória, diante da ansiedade que estávamos para começar o campeonato”, afirma Poit, que vem de oito temporadas no rali de regularidade (Mitsubishi Motorsports) com vitórias. O piloto destaca, ainda, que o apoio da equipe foi essencial nesta primeira etapa: “Estamos felizes e é bom contar com o apoio da equipe e, principalmente do Fred que nos ajudou durante os treinos.” O navegador também aprovou a experiência. “Para segunda prova vamos corrigir alguns erros, trabalhar para sincronizar melhor piloto e navegador e nos preparar para melhorar nosso desempenho e que venha Mafra”, completa o navegador Eugênio referindo-se a segunda etapa, que acontece em 9 de maio, em Santa Catarina.
A chuva do dia anterior e durante a madrugada modificou um pouco a configuração da pista, tanto que para garantir a segurança dos competidores foi cortado um pequeno trecho do percurso que ficou com aproximadamente 27 quilômetros. Pela manhã, durante a primeira volta as duplas pegaram ainda uma pista lisa e escorregadia, em alguns trechos, que exigiu atenção e habilidade dos pilotos, mas depois o sol forte secou o piso e nas segundas e terceira volta as duplas das cinco categorias (Pajero TR4 ER, Pajero TR4 ER Master, L200 Triton ER, L200 Triton RS e ASX R) levantaram poeira em meio aos canaviais. Os vencedores foram: na categoria ASX R a dupla Marcelo Tomasoni/Luis Felipe Eckel e na Pajero TR 4 ER Vitor José Muench/Jorge Adriano Peters.
Para conferir as notícias das duplas acompanhe a página no Facebook Macedo´s Rally Team. A equipe conta com o patrocínio da Dryman Absorvente Masculino, Truckvan e Via Jap (Bragança, Atibaia e Pouso Alegre)
Mitsubishi Cup – Calendário 2015
2ª Etapa – 09/mai Mafra/SC
3ª Etapa – 20/jun Jaguariúna/SP
4ª Etapa – 29/ago Minas Gerais
5ª Etapa – 19/set Indaiatuba/SP
6ª Etapa – 17/out Paraná
*sujeito a alteração