Destaque, Rallys

Luppi/Justo terminam entre os Top 10 a etapa do Mundial de Rally Cross Country, em Abu Dhabi

Rodrigo Luppi/Maykel Justo terminam o rali entre os Top 10 dos UTVs (T4), em oitavo, e com foco no Dakar 2022 (Divulgação)

Terminou na quinta-feira (11) o Abu Dhabi Desert Challenge, nos Emirados Árabes, válido pelo Mundial de Rally Cross Country. Nesta 5ª etapa, Rodrigo Luppi/Maykel Justo #405 completam a Especial de 216 km, em 4º na T4 e no acumulado encerraram o rali entre os Top 10, em oitavo nos UTVs. Missão cumprida para os brasileiros que chegam em Abu Dhabi, há uma semana, para treinar nas dunas e acertar o equipamento e levam grande aprendizado de um dos ralis de duna mais difíceis do mundo. A dupla teve problemas mecânicos com o novo UTV nos quatro primeiros dias, ainda assim, completou todo o desafiante roteiro.

“Realmente foi um rali de superação! Neste último dia fiz uma pilotagem bem mais cautelosa para poder terminar porque a suspensão não está nada boa. E a estratégia deu certo porque terminamos em 4º hoje, sem sustos e fizemos uma boa leitura do terreno”, diz Luppi.

Na quinta e última etapa, brasileiros fecharam em quarto na T4 (@mchphotocz)

Segundo o piloto, o aprendizado foi bem proveitoso e todos os ajustes serão realizados para evolução do novo UTV Can-Am Maverick XRS. “Esse rali foi muito difícil mas estamos bem felizes por ter completado todo o roteiro e feito a escolha certa de ter vindo para Abu Dhabi. Pois, todos os problemas que enfrentamos aqui serão solucionados neste próximo mês, para chegarmos no Dakar com o UTV mais acertado”, explica.

“A planilha tinha várias falhas e era tenso, principalmente em trechos perigosos da prova, então a atenção tinha de ser redobrada. Com exceção de hoje, tivemos problemas todos os dias e isso prejudicou nosso desempenho, mas foi muito proveitoso para ajustes e para o Rodrigo treinar para o Dakar”, completa Justo, navegador com 10 participações no Dakar que irá navegador para Luppi, em sua estreia no maior rali do mundo.

Próxima parada de Luppi/Justo: Dakar 2022 que acontecerá de 1 a 14 de janeiro, na Arábia Saudita.

Entre os campeões da 30ª edição do Abu Dhabi Desert Challenge estão: Austin Jones/Gustavo Gugelmin (UTV T4),  Nasser Al Attiya/ Mathieu Baumel (carros) e Matthias Walkner (motos) Mais informações no abudhabidesertchallenge.com e resultados completos no timing.sporttraxx.com/races/addc-cars-2021/#results/1

Chegada dos brasileiros no YAS Marina Circuit, em Abu Dhabi (@mchphotocz)

Trajetória da dupla – Luppi e Justo começaram a andar juntos em 2019 e, desde então, a dupla tem conquistado resultados expressivos nas provas e campeonatos nacionais, assim como fora do país, pela equipe Território Motorsport, responsável pela preparação do UTV no Brasil. No Sertões 2020 foram campeões na UT2 e vice-campeões na geral dos UTVs. Neste ano, em fevereiro, foram campeões do South American Rally Race (SARR), disputado no deserto da Argentina, nos UTVs e cravaram, ainda, o melhor tempo da geral de todas as categorias da prova que teve oito etapas e mais de 3.400 km. Depois no Sertões 2021 ficaram no Top3 da geral dos UTVs e 3º na UT1. E, somente a partir de outubro começaram a competir com equipamento preparado pela South Racing, em Lisboa, e na estreia foram vice-campeões de uma etapa do Mundial de Rally Cross Country, o Rally dos Marrocos 2021.

A dupla Rodrigo Luppi/Maykel Justo conta com patrocínio da Minuano Petróleo e Nova Canabrava Bioenergia com apoio da South Racing. Para acompanhar a aventura dos brasileiros no Rally do Marrocos: Instagram @minuanorallyteam

Resultado Etapa 5 – 30º Abu Dhabi Desert Challenge (11/11)

Categoria T4 (cinco primeiros)
1) Aron Donzala/Maciej Marton – 2h45m47s
2 Austin Jones/Gustavo Gugelmin – 2h51m35s
3) Michal Goczl/ Szymon Gospodarczyk – 2h51m49s
4) Rodrigo Luppi/Maykel Justo – 2h52m25s
5) Mansour Al Helei/ A Dkahan – 2h58m29s

Resultado Final – Top 10 (T4), após cinco etapas
1) Austin Jones/Gustavo Gugelmin – 19h29m24s
2) Marek Goczal/ Lukasz Laskawiec – 19h41m02s
3) Aron Domzala/Maciej Marton – 19h45m16s
4) Mansour Al Helei/ A Dkahan –  20h09m18s
5) Eugenio Amos/ Paolo Ceci – 20h45m25s
6) Kees Koolen/ Mirjam Pol – 21h13m55s
7) Michal Goczl/ Szymon Gospodarczyk – 21h32m10s
8) Rodrigo Luppi/Maykel Justo – 21h35m51s
9) Molly Taylor/Dale Moscatt – 22h03m55s
10) Thomaz Belt/Bruno Jacomy – 50h48m35s

MSuzuki Comunicação

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.