
Helena Deyama, da equipe Luart Rally / Brasil Off Road, fará sua 9ª participação na prova que completa 10 anos, o RallyMakers Barretos, válido para os Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Cross Country. O evento será no próximo final de semana, dias 05 e 06 de março, e abre o calendário de competições para a experiente piloto, que desta vez estará no comando do Polaris RZR S 900, inscrito na categoria Marathon Master.

A expectativa é grande para mais este desafio com novo veículo, mesmo tendo sido campeã da categoria UTV Marathon 850cc em 2014. “O Rally de Barretos é sempre a prova mais esperada, por abrir a temporada e estarmos todos ansiosos para voltar às competições. Além disso, já é consagrada no calendário de eventos de Barretos pela ótima organização, que proporciona um espetáculo do início ao fim, tanto para os participantes como para o público que vai nos prestigiar no Parque do Peão”, disse a pioneira entre as mulheres nas provas off road.
Helena promete novamente brigar na categoria UTVs por pódios e fazer bonito mais uma vez nas trilhas. Além disso, quer incentivar e transmitir sua experiência para os novos competidores, principalmente ser motivação para mais mulheres entrarem no esporte. “Esta primeira prova da temporada será uma adaptação para o veículo e, portanto a estratégia, é de muita concentração na pilotagem, para “pegar a mão” no novo UTV”, destaca a japonesa voadora, como é carinhosamente chamada.
No Rally de Barretos, Helena só ficou de fora na edição de 2010, pois ainda estava sem seu veículo, após incidente durante o Rally dos Sertões 2009. “É uma prova que adoro e não perco, por ser uma prova bem técnica, com uma boa variedade de pisos e terrenos, saltos e muitas poças de água devido a época de chuvas na região. É uma região onde os UTVs podem mostrar toda a capacidade de performance que estes veículos tem, proporcionando excelentes momentos de pilotagem para seus pilotos”, enfatiza.
Pré temporada

Helena recebeu o veículo Polaris RZR S 900 EPS original de fábrica e foi preparado pela Equipe Brasil Off Road. O UTV conta com Motor Polaris a gasolina, 4 tempos, bicilíndrico, DOHC (Duplo comando de válvulas no cabeçote de alta performance com 76cv de potência e 875cc. “Como tivemos pouco tempo para preparar e testar o veículo, vou correr com a configuração toda original do UTV, sem alterar nenhum item de fábrica. A preparação que ele recebeu foram apenas os itens de segurança obrigatórios para a competição”, relata.
No último sábado fez o primeiro treino com o novo Polaris. “Foi uma surpresa muito positiva! Esse UTV tem um ótimo projeto, com uma relação peso x potência x suspensão que proporciona uma pilotagem muito segura e prazerosa. Mesmo sem a preparação do veículo estar finalizada, deu para sentir o potencial do RZR 900”, finaliza Deyama.
O 10º RallyMakers Barretos terá dois dias de disputa, os competidores irão percorrer aproximadamente 400 quilômetros entre sábado e domingo.
Helena Deyama conta com patrocínio da Polaris e apoio da Academia Bio Ritmo, Luart Rally, Fontoura Dias Stands e Brasil Off Road.

Confira a ficha técnica do RZR S 900 EPS:
Motor – Gasolina, 4 tempos, bicilíndrico, DOHC (Duplo comando de válvulas no cabeçote) 76cv
Cilindradas– 875 cc
Sistema de Combustível– Injeção eletrônica
Refrigeração – Líquido
Transmissão PVT – Automático
Sistema de Tração– Real AWD/2WD sob demanda de alta performance
Suspensão Dianteira– Braço duplo (tipo A) série performance com curso de 12,25″ (31,1 cm) e amortecedores Fox Podium X 2.0 com ajuste de compressão
Suspensão Traseira– Braço duplo (tipo A) série performance com curso de 13,2″ (33,5 cm) com barra estabilizadora e amortecedores Fox Podium X 2.0 com ajuste de compressão
Freios Dianteiros / Traseiros – Disco hidráulico nas 4 rodas, pinça de dois pistões nos discos dianteiros
Distância Entre Eixos – 200,7 cm
Peso – 547,9 kg
Dimensões Gerais do Veículo (CXLXA) – 269,2 x 152,4 x 181,6 cm
Distância de Altura do Solo – 32 cm
Programação do 10º Cross Country Rallymakers Barretos
04/03 – Sexta-feira
09:30h – Abertura de secretaria
12:00h às 17:00h – vistorias técnicas CBM
13:00h às 15:00h – Apresentação para a vistoria CBA – todas as categorias
17:00h às 17:30h – Apresentação para a segunda vistoria CBA (com multa)
17:00h às 18:00h – Segunda vistoria CBM com multa
18:30h – Fechamento da Secretaria
19:00h – Briefing Motos/Quadris/UTVs
20:00h – Briefing CBA
05/03 – Sábado
08:00h – Abertura da pista Indoor/Super Prime para reconhecimento a pé
09:00h – Encerramento do reconhecimento
09:30h – Prólogo CBA
10:00h – Largada na Especial (150 km + 50 km de deslocamentos)*
12:30h – Largada do 1º carro na Prova Especial (150 km SS + 50 km deslocamentos)*
12:30h – Previsão de Largada Motos na Especial Indoor
18:00h – Briefing Motos/Quadris/UTVs
19:00h – Briefing CBA (à confirmar)
21:00h – Evento Promocional
06/03 – Domingo
08:00h – Largada na Especial (150 km + 50km de deslocamentos)*
10:30h – Largada do 1º carro na Prova Especial (150 km SS + 50 km deslocamentos)*
11:00h – Início do Super Prime seguido de premiação CBM
13:00n – Início do Super Prime seguido de premiação CBA
15:30h – Cerimonial de encerramento
* – km poderá sofrer alterações em ajuste com o cronograma de plantio/corte de cana na região
Calendários 2016 do Campeonato Brasileiro de Rally Baja
1ª e 2ª etapas – 06/03 – Rally de Barretos
3ª e 4ª etapas – 20/03 – Rally da Ilha
5ª e 6ª etapas – 22/05 – Rally Cuesta
7ª e 8ª etapas – 12/06 – Rally Rota SC
9ª e 10ª etapas – 02/07 – Rally Baja Jalapão
11ª e 12ª etapas – 07/08 – Rally Baja Canastra
13ª e 14ª etapas – 06/11 – Rally Rota Sudeste
15ª e 16ª etapas – 10/12 – Rally dos Amigos