Quadri/ATV/UTV, Rallys

Gustavo Schmidt faz sua estreia como piloto de UTV pela equipe GS Racing

utv polaris no rally baja adventure cup
Gustavo já conquistou um primeiro lugar em uma etapa, pontuação importante para o campeonato – Crédito: Trilhas BR

Depois de conquistar inúmeros títulos em competições por todo território nacional como piloto e navegador de carros de rally regularidade, o piloto Gustavo Schmidt (Guga) fez sua estreia nos UTVs no início da temporada de 2021. O competidor participou das etapas de Araquari (SC) do rally de velocidade Adventure Cup Baja que aconteceram nos dias 30 e 31 de janeiro. Gustavo compete representando a equipe GS Racing e a primeira experiência dele com o UTV também marcou sua estreia como piloto de rally velocidade.

UTV é a sigla em inglês para Utility Task Vehicle, ou veículo utilitário multitarefas. A modalidade tem conquistado cada vez mais competidores por se tratar de um veículo 4×4 com uma segurança similar a dos carros, mas com a emoção parecida com as das motos.  Gustavo fez sua estreia na competição participando da categoria UTV 03 que é destinada a estreantes. A categoria é livre para qualquer UTV turbo ou aspirado livre de preparação.

utv polaris no rally baja adventure cup
Temporada do Adventure Cup Baja iniciou em Araquari (SC) – Crédito: Trilhas BR

Adventure Cup Baja

No Adventure Cup Baja o circuito é formado por um ou dois trechos cronometrados chamados “especiais”. Cada etapa da competição conta com três voltas no circuito que pode ter de 18 a 35 quilômetros. O piloto compete sozinho no rally baja, sem navegador, e o circuito é sinalizado por placas que indicam as direções e os perigos pelo caminho.

Em cada volta do competidor é computado o tempo individual e feita uma classificação geral e por categoria. O resultado final da prova é a soma do tempo de cada volta do competidor. Para o campeonato, a pontuação é feita considerando a posição do competidor em cada etapa da prova. Como a temporada 2021 terá sete provas com três etapas cada, o campeonato conta com 21 etapas a serem disputadas para definir os campeões.

Além de UTVs, o Adventure Cup Baja também conta com categorias de motos e quadriciclos.

utv polaris no rally baja adventure cup
Gustavo Schmidt compete pela equipe GS Racing – Crédito: Trilhas BR

Rodada Dupla

A rodada dupla de provas da Adventure Cup Baja marcou a final do campeonato de 2020 que não foi realizado no ano passado devido ao avanço da pandemia de Covid-19. A prova de sábado definiu os campeões de 2020 e no domingo os competidores já aceleraram para brigar pelos títulos da temporada 2021.

Apesar de ser apenas a primeira experiência do piloto da GS Racing no rally de velocidade e comandando um UTV, Gustavo fez uma estreia animadora a bordo do Polaris Pro XP Premium. No primeiro dia de provas, o piloto de São José (SC) conquistou um quinto lugar na geral e um terceiro na categoria UTV 03. “Foi sensacional! Para uma estreia foi bom demais. No sábado fizemos mais um treino para no domingo começar a temporada 2021 com o pé direito”, comenta.

No domingo, dia 31, foi dia de começar a brigar pelo primeiro título no UTV e no rally de velocidade. Apesar de um problema com o chicote elétrico do carro, Gustavo conquistou um terceiro lugar na categoria e o nono no acumulado de todos os UTVs. Mas o resultado mais importante foi um primeiro lugar na terceira volta do domingo, pontuação importante para a classificação geral do campeonato. “Simplesmente sensacional. Deu para sentir o que é pilotar um UTV no rally baja. Infelizmente tive um problema no chicote elétrico do meu carro, que nos atrapalhou nas três etapas do dia, mas chegamos a liderar duas delas durante as parciais. Foi uma experiência sensacional que com certeza veio para ficar. Agora vamos montar um novo carro e estamos firmes para a sequência do campeonato”, conta Gustavo.

O UTV Polaris Pro XP Premium de Gustavo foi equipado com gaiola, teto e rede de proteção HPS, bancos, cintos e volante da OMP, rodas AWT e pneus Arisun.

utv polaris no rally baja adventure cup
Piloto de São José compete a bordo de um Polaris Pro XP Premium – Crédito: Trilhas BR

Próximas Provas

A próxima prova do Adventure Cup Baja acontece no dia 13 de março em Piên, no Paraná. As demais etapas estão marcadas para São João do Itaperiú ou Imaruí (SC) no dia 17 de abril, Balneário Rincão (SC) no dia 10 de julho, Rio Negrinho (SC) no dia 4 de setembro, Penha ou Piçarras (SC) no dia 9 de outubro e Itajaí (SC) no dia 27 de novembro.

Acompanhe a GS Racing

Quem quiser acompanhar as provas da GS Racing pode seguir o Facebook (fb.com/racinggs) e Instagram (@gsracing) da equipe. As notícias também são publicadas no site www.gsperformanceoficial.com.br, além da imprensa em geral e dos principais sites especializados em off-road. Na temporada 2021 a GS Racing conta com o patrocínio de GS Performance, Trilha SC, Pneus Yokohama, Rallye Design, Trevo Auto Peças Blumenau, Gratt Indústria de Máquinas, Plastômero, Supermercado Moor, Farmácia Brasil, Lave Bem Lavanderia e Tinturaria e SML Transportes.

Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4×4

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.