
O ritmo do esporte off-road é forte no Brasil. Em todas as partes do País, sempre há uma etapa de rali de regularidade que movimenta uma legião de fãs. E no Rio Grande do Sul não seria diferente. Em 8 dias, na cidade de Jaquirana, nos Aparados da Serra, será lançada a Copa Trancos e Barrancos, organizada pelo Clube Caxias de Rally – CCR.
De acordo com o diretor de prova, Alexandre Rech, a competição despertará o “amor à primeira vista” naqueles que aceitarem este convite. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.rallycaxias.org.br. “Serão 120 quilômetros, com 82 quilômetros de navegação. A planilha tem 1.100 tulipas, ou seja, referências a serem seguidas pelos competidores. A prova transcorrerá em cinco horas, com pouco descanso e neutros curtos”, adiantou Rech, que completou. “Os esforços dos participantes serão recompensados com uma calorosa recepção com galeto e massa, oferecido pela Prefeitura de Jaquirana.”.
O roteiro percorrerá estradas abandonadas e trilhas em meio a reflorestamento de pinus. Haverá subidas e descidas, estradas ribeirinhas e travessias de rios. O percurso terá um desnível de 400 metros, sendo o mais baixo 611 metros e o mais alto, 1.012 metros. “O encerramento ocorrerá em uma pista off-road de 3 quilômetros de extensão, com passagens inusitadas por dentro de galpões abandonados e trilhos de trem. Estamos convidando a população para assistir ao certame, e neste ponto, os espectadores terão uma ampla visão”, afirmou Rech.
De Passo Fundo, RS, a dupla Sérgio Ricci e Deividi Nardi confirmou presença e está feliz pelo surgimento de uma nova opção de rali no Estado. “Conhecemos os organizadores, por isso, acredito que será a primeira vez que teremos um nível tão bom de etapas. Com certeza, a boa fama se espalhará pelo País e virão competidores de outros Estados também. Estamos ansiosos e animados”, salientou Nardi.
Juntos na concretização do off-road no Rio Grande do Sul

A Automasafety é uma das empresas patrocinadoras da Copa Trancos e Barrancos, e diz que o apoio vem através do potencial do Clube Caxias de Rally – CCR -, em criar um grande evento. “Temos esperança de que essa modalidade cresça no Estado, assim como o nível de competidores regionais e a possibilidade de nascer uma competição de alto nível. Temos ótimos pilotos e navegadores no Rio Grande do Sul, que precisam aparecer mais para o Brasil”, opinou o diretor da Automasafety, Vladimir Kuse.
A empresa produz materiais de segurança, e apoia a disputa por acreditar que não haverá riscos para os envolvidos, já que nesta primeira fase terá quase que 100% do trajeto em meio a propriedades particulares. “Acreditamos no crescimento da Copa Trancos e Barrancos. Estamos bem otimistas”, completou Kuse.
Programação – Etapa Jaquirana
Sexta – 8 de agosto
19h30 – Abertura da secretaria – vistorias técnicas e administrativas
21h30 – Briefing com a direção de prova
Sábado – 9 de agosto
7h30 – Abertura da secretaria – vistorias técnicas e administrativas
8h – Briefing com a direção de prova
9h – Largada do primeiro carro
14h – Chegada prevista do primeiro carro
14h15 – Almoço
15h30 – Resultados e premiação