Destaque

Dicas para enfrentar lama com segurança

Bastam alguns pingos de água para a poeira virar lama e a diversão começar; de fato, tanto iniciantes no Off Road como pessoas mais experientes terão, sem dúvida nenhuma, que enfrentar um caminho, passagem, trecho ou trilha com muita lama durante sua jornada.
Tenha em mente que não adianta estar diante de um veículo extremamente potente se não estiver calçado com um pneu adequado, portanto, pneus com flancos mais proeminentes são os indicados para uso fora de estrada. Uma boa dica é desinflar o pneu para aumentar a superfície de contato com o chão melhorando, desta forma, sua tração. Experimente 10 psi a menos que o indicado no manual do proprietário e decreça mais gradativamente se necessário.
Durante a passagem com lama pesada, garanta que o controle de tração e estabilidade estejam desligados (se equipado), use 4×4 Low e posicione os pneus do veículo nas áreas mais altas do caminho, é preciso ter tato para balancear a velocidade do veículo, o grip do pneu e a direção do carro, evitando que escorregue nos indesejados sulcos da trilha e acabem por saturar de lama os cravos dos pneus perdendo de imediato, tração; caso perceba que isso está acontecendo, gire o volante alternando os lados rapidamente fazendo um zig-zag na tentativa de recuperar o grip perdido, não se esqueça que os cravos laterais dos pneus também podem ajudar.
Caso atole, evite ficar acelerando o veículo, isso só irá cavar mais e piorar o resgate, experimente uma única vez retormar a tração dando marcha a ré e a frente novamente.


Falhando, precisaremos calçar com pedras, madeiras e sedimentos as rodas que estão girando em falso para recuperar a tração; recomendo andar com uma pá, macaco high-lift e uma prancha de desatolamento; estes acessórios facilitam o resgate na ausência de um guincho, procure fazer um caminho plano para os pneus facilitando a movimentação inicial do carro.
Um carro pode acumular mais de 100 kg de lama se submetido à uma trilha pesada, portanto, findado o passeio, não se esqueça de recalibrar os pneus e revisar o veículo lavando-o minuciosamente; a lama é abrasiva e pode causar desgaste prematuro de peças como pastilhas de freio além desbalancear temporariamente as rodas, se impregnada.

Escreva sua dúvida ou sugestão para nós.
instagram:
@quadmudperformance

Norberto Catani
Possui mais de 20 anos de experiência no mundo automobilistico incluindo Off Road e já participou de inúmeras expedições, demonstrações, trilhas, passeios e competições além de ocupar um cargo executivo na área de engenharia e avaliação veicular de uma grande montadora e ministrar cursos especializados no seguimento.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.