Geral

Conheça o piloto automático off-road, recurso exclusivo do Ford Bronco Sport nas trilhas

  • piloto automático off-road é um dos itens exclusivos do SUV que facilitam a rodagem em qualquer terreno – veja aqui
  • O sistema comanda automaticamente o acelerador e os freios, deixando o motorista livre para se concentrar na direção
  • Por botões no volante, ele permite programar a velocidade em até 32 km/h, ou até 8 km/h em marcha à ré

Dirigir em trilhas off-road exige certa habilidade e o Bronco Sport conta com alguns recursos inovadores que facilitam essa tarefa mesmo para quem não está acostumado a se aventurar fora do asfalto. Um deles é o piloto automático off-road, que mantém a velocidade programada para o motorista poder se concentrar somente na direção ao enfrentar terrenos mais radicais, como subidas ou descidas íngremes – veja o vídeo.

O sistema controla automaticamente o acelerador e os freios para manter a velocidade do veículo, que pode ser selecionada numa faixa de 2 a 32 km/h com a transmissão em D (Drive) ou M (GOAT Modes), ou em até 8 km/h em marcha à ré. Ele é ativado por uma tecla no console central, localizada no canto superior esquerdo do botão GOAT Modes. Feito isso, aparece um aviso de confirmação no painel: “Controle de trilha ativado. Use botão SET para ajustar velocidade”.

A velocidade pode ser ajustada em 1 km/h, ou de forma contínua, apertando os botões SET+ ou SET- na direção. O sistema continua funcionando mesmo se o motorista pisar no acelerador ou no freio, desde que o veículo esteja abaixo de 32 km/h. O seu desligamento só é feito quando a velocidade passa de 68 km/h ou a tecla no console é novamente acionada.

A excepcional capacidade off-road do Bronco Sport deve-se também ao desempenho do motor 2.0 EcoBoost, de 240 cv, da tração 4×4, do diferencial traseiro blocante e do sistema de gerenciamento de terreno com sete modos: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Rocha e Lama/Terra. Outra exclusividade do SUV é o sistema de vetorização de torque, que distribui a força entre as quatro rodas conforme a condição de rodagem e, em casos extremos, pode transferir todo o torque disponível para uma única roda, aumentando a tração em pisos irregulares.

Mais detalhes desses e de outros sistemas do Bronco Sport podem ser conferidos no Guia 360 Ford, neste link.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.