Geral

Como o sistema de suspensão HOSS atua na dinâmica do Bronco Sport

Modelo já tem produção confirmada para 2023 e será inicialmente
comercializado em alguns mercados da Ásia


  • O SUV tem um sistema inovador conhecido como HOSS, suspensão de estabilidade off-road de alto desempenho
  • Além de força e resistência, esse conjunto se destaca pelo alto nível de dirigibilidade e conforto
  • A Ford desenvolveu o sistema ouvindo o que os fãs de off-road queriam ou não gostavam nos SUVs 4×4 existentes no mercado

 

O Bronco Sport é o que se costuma chamar de um SUV 4×4 raiz, com disposição imbatível para enfrentar terrenos off-road. Mas ele impressiona, principalmente, pela forma como faz isso, com alto nível de controle sem sacrificar a estabilidade e o conforto. Um dos principais responsáveis por essa característica é a sua suspensão inovadora com sistema de estabilidade off-road de alto desempenho, também conhecida pela sigla HOSS (High-Performance Off-Road Stability Suspension).

A Ford desenvolveu a nova suspensão depois de ouvir o que os fãs de off-road queriam e o que não gostavam no comportamento dinâmico dos SUVs 4×4 existentes no mercado. O sistema HOSS foi a resposta para tornar o conjunto mais leve e ágil, combinando um desempenho off-road mais confiante com melhor padrão de dirigibilidade e conforto.

As suas molas e amortecedores são especialmente calibrados para condições extremas, como rodagem em trilhas em alta velocidade, e também dão maior estabilidade ao veículo em estrada. Essa diferença é percebida mais facilmente em trilhas esburacadas ou dunas, reduzindo as vibrações para que o motorista possa se concentrar no que está à frente.

A suspensão dianteira é do tipo MacPherson, independente, com molas helicoidais mais altas para ampliar o espaço de articulação das rodas. Tem também amortecedores duplos exclusivos para serviço pesado e barra estabilizadora. A suspensão traseira é formada por braços duplos independentes, molas helicoidais com calibração especial, barra estabilizadora e amortecedores monotubo de 46 mm de diâmetro. Coxins hidráulicos contribuem para aumentar a absorção de impactos e o controle de vibrações em alta velocidade.

O motor 2.0 EcoBoost de 253 cv, a tração 4×4 com diferencial traseiro blocante e o sistema de gerenciamento com sete modos de terreno (Normal, Eco, Sport, Escorregadio, Lama/Terra, Areia e Rocha) são outros recursos que garantem o excepcional desempenho do Bronco Sport tanto nas trilhas como no asfalto. A direção elétrica com níveis variáveis de assistência também aumenta a sensação de controle e segurança do motorista, com uma resposta mais firme em trilhas e menor esforço em baixas velocidades, como no modo de escalada de pedra.

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.