Rallys

Carlos Ruschel e Marcelo Ritter vencem etapa do Rally PR em Castro

Rally PR Rally Regularidade Troller
Prova de Castro contou com 140 quilômetros percorridos, sendo 70 cronometrados – Crédito: Dom Fotografia

O Rio Grande do Sul foi muito bem representado na segunda etapa do ano do Campeonato Paranaense de Rally de Regularidade (Rally PR) que aconteceu na cidade de Castro (PR) no sábado, dia 18 de setembro. O piloto Carlos Eduardo Ruschel e o navegador Marcelo Ritter venceram a prova pela categoria Graduado logo na estreia da dupla. Os dois competem em um charmoso Troller T4 2010 amarelo batizado de “Furioso In Action”. O evento reuniu 74 carros divididos nas categorias Master, Graduado, Turismo, Light e Expedition.

Rally PR Rally Regularidade Troller
Marcelo Ritter e Carlos Ruschel competiram pela primeira vez juntos em Castro – Crédito: Divulgação

A cidade de Castro fez parte do caminho obrigatório dos tropeiros que seguiam de Viamão (RS) até Sorocaba (SP). Por este motivo, a etapa foi nomeada como 2º Rally dos Tropeiros, sendo válida pela segunda etapa do Campeonato Paranaense de Rally Regularidade 2021. No total, foram percorridos 140 quilômetros de prova, sendo 70 navegados. A largada foi realizada no Parque de Exposições Dario Macedo e a prova também passou pelas cidades de Catanduvas e Abapã. No trajeto, os competidores enfrentaram um piso liso, consequência das chuvas que atingiram a região na véspera da competição.

Rally PR Rally Regularidade Troller
Carlos Ruschel e Marcelo Ritter foram os campeões da categoria Graduado – Crédito: Dom Fotografia

O diretor de prova, Vander Hirt (Fritão), montou um circuito que passou por áreas de reflorestamento de pinus e uma pedreira abandonada que já é cenário característico das provas de rally realizadas em Castro e proporciona lindas paisagens. “Foi uma prova espetacular, já largando dentro dos balaios, sem nenhum deslocamento, e seguindo para as pistinhas da região. Foi uma prova rápida, lisa por conta da chuva da noite anterior, exigindo o máximo do carro, piloto e navegador”, conta Ruschel.

Rally PR Rally Regularidade Troller
Pódio Categoria Graduado – Crédito: Divulgação

O navegador Marcelo Ritter destacou a alta adrenalina logo no começo da prova. “Já a largada começava dentro de uma pista de tirar o fôlego. Foram surpreendentes todas as etapas, nunca tinha feito uma prova que já tivesse começado com tanta adrenalina quanto essa. Já na segunda parte a prova começou muito lisa. Foi uma etapa de velocidades altas dentro dos reflorestamentos. Já a etapa três foi realizada na conhecida pedreira que sempre andamos em Castro, foi uma etapa muito técnica, onde um erro tirava qualquer chance de pódio. Nós não demos chance para o erro, fizemos uma prova impecável e concluímos o dia com o primeiro lugar”, comemora Marcelo.

Rally PR Rally Regularidade Troller
Dupla gaúcha compete a bordo do Troller “Furioso In Action” – Crédito: Dom Fotografia

A final do Rally PR acontece em Curitiba no dia 24 de novembro com a realização de mais uma edição do Rally da Meia-Noite. Já a dupla gaúcha tem uma agenda cheia pela frente. Entre os dias 7 e 10 de outubro Ruschel e Ritter participam do Aparados Off-Road em prova válida pelo Sul-Brasileiro de Rally Regularidade. Entre os dias 26 e 31 de outubro, Ruschel compete no Transcatarina ao lado do navegador Fábio Bilhalva, de Pelotas. A agenda de Ruschel e Ritter segue com etapas do Campeonato Catarinense nos dias 13 de novembro em São Bento do Sul, 4 de dezembro em Caçador e 15 de janeiro de 2022 na final ainda com cidade a confirmar. A dupla também está confirmada no 28º Transparaná que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março de 2022.

Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4×4

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.