Destaque

Amortecedores revisados garantem a segurança do veículo e seus ocupantes

Itens de segurança do veículo, como o amortecedor, merecem atenção especial para que cumpram a sua função corretamente, durante o trajeto de um veículo. A peça é responsável por controlar a movimentação das molas da suspensão e manter os pneus em contato permanente com o solo. Neste contexto, a Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, destaca algumas dicas para a conservação do amortecedor.

A revisão periódica, seguindo a orientação da montadora, descrita no manual do veículo, é a primeira recomendação. Além disso, quando o motorista notar problemas de dirigibilidade, ruído, solavanco, balanço excessivo ou falta de contato dos pneus com o solo são sinais de que é o momento de realizar uma checagem da suspensão.

“A Monroe recomenda uma verificação a cada 10 mil quilômetros para garantir o bom funcionamento do sistema de suspensão. É importante lembrar que ao rodar com o componente com desgaste excessivo, o veículo fica mais suscetível a acidentes graves, colocando os ocupantes do carro em risco”, explica Juliano Caretta, Supervisor de Treinamento Técnico da DRiV.

 

Desgaste

Os amortecedores, quando danificados, podem interferir em diversos aspectos do veículo. Por exemplo, a capacidade de frenagem pode aumentar consideravelmente e  exigir até 2,5 metros a mais de distância para frear a uma velocidade de 80 km/h. O risco de aquaplanagem, em pista molhada, também aumenta. Outro aspecto é a interferência no conforto do motorista e passageiros, uma vez que o carro sofre mais trepidações na pista.

O balanço excessivo causado pelos componentes desgastados também produz oscilações no feixe de luz dos faróis, podendo ofuscar a visão dos condutores que trafegam em sentido oposto.

A bagagem é outro ponto de atenção. Ao viajar, é comum colocar todas as malas e passageiros no veículo, sem atentar-se ao limite de carga do automóvel. Ultrapassar o limite, determinado no manual da montadora, compromete a dirigibilidade e o conforto, também colocando todos os ocupantes em perigo.

Mais informações podem ser encontradas no site www.monroe.com.br, na página do Facebook www.facebook.com/MonroeAmortecedores ou por meio do serviço de atendimento ao cliente, no 0800-166-004.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.