Rallys

Abertura do Rally Trancos RS reúne competidores de três estados em Palmares do Sul

Campeão Turismo Light (Crédito Aline Ben-Comunicação 4×4)

Competição de rally regularidade deu a largada para a temporada 2019 com categorias de carros 4×4, UTVs e quadriciclos

A cidade de Palmares do Sul, no litoral gaúcho, foi novamente a responsável pela abertura da temporada 2019 de rallys no Rio Grande do Sul. A primeira prova do ano do Rally Trancos RS aconteceu no último sábado, dia 30 de março, e contou com 120 quilômetros de percurso, sendo 80 de trecho cronometrado. A competição reuniu pilotos e navegadores de três estados e de 20 cidades diferentes divididos nas categorias Graduado, Turismo e Turismo Light entre os carros 4×4, e também UTVs e Quadriciclos.

Em um sábado ensolarado o desafio montado pelo diretor de prova, Alexandre Rech, contou com lindas paisagens e terrenos diversificados para os competidores testarem suas habilidades. A prova de Palmares do Sul foi técnica e rápida, dividida em duas etapas e definida em detalhes, como em um laço que ainda no início da prova exigiu qualidade e precisão dos navegadores.

Palmares do Sul em festa

O Rally Trancos RS começou a agitar a cidade ainda na sexta-feira, dia 29, com a chegada dos competidores e dos motorhomes que movimentaram o estacionamento do Jeep Moto Clube de Palmares do Sul. “Queria agradecer à turma da D’Primus que não mediu esforços para deixar o evento pleno, ao pessoal da Prefeitura que foi fundamental para a realização do rally em Palmares, à Flosul que nos cedeu a fazenda para nossa brincadeira e à diretoria do Jeep Clube que nos emprestou a sede”, comenta o diretor de prova.

Campeão Graduado (Crédito Aline Ben-Comunicação 4×4)

Ainda na sexta-feira uma festa movimentou o local e reuniu competidores, organização e a comunidade em geral. Através das inscrições o evento também arrecadou um total de 250 quilos de alimentos não perecíveis que serão doados ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Túnel Verde, entidade indicada pela Flosul. “Obrigado a todos que compareceram a abertura do Rally Trancos RS, em especial aos que rodaram mais de mil quilômetros para estarem aqui juntos com a gente”, finaliza Rech.

Disputa acirrada na Graduado

Depois de quatro horas de prova, quem fez a festa na Graduado foi o piloto Rafael Cardoso, de Novo Hamburgo (RS), e o navegador Tiago Poisl, de Gravataí (RS). “O terreno favorecia muito para médias de velocidade elevadas, com um misto de areia e grama compacta onde era tentador acelerar. A prova foi bem medida e desenhada, com laços compridos onde qualquer vacilo mudaria o resultado da prova. A nossa dupla, com muita concentração e um carro bem ajustado, conseguiu a vitória para a equipe GS Racing”, comenta Tiago.

Campeão Turismo (Crédito Karine Naue-Comunicação 4×4)

A categoria contou com uma disputa acirrada entre os três primeiros colocados e promete um campeonato muito disputado até o final da temporada. O segundo lugar ficou com o piloto Milton Dresch, de Estrela (RS), e o navegador Thiago Silva, de Gravataí (RS). Na terceira posição, figurou a dupla vinda de Santa Catarina, o piloto Everton Gratt, de Capinzal (SC), e o navegador Wesley Sari, da cidade de Ouro (SC).

Santa Catarina na Turismo e Paraná na Light

Na categoria Turismo, uma dupla de Urussanga (SC) foi a grande vencedora em Palmares do Sul. O piloto Norton Martins e o navegador Gustavo Dal Bo Freccia foram os mais regulares no sábado, vencendo a primeira etapa e ficando em segundo na segunda parte da prova. “Fomos muito bem recebidos em Palmares e ficamos nos sentindo em casa. A prova foi rápida e com um piso muito bom de andar. Assim, os erros graves também custam mais caro, pois se você perder uma referência acaba perdendo muito tempo. Acredito que estamos evoluindo cada vez mais dentro do esporte e começamos bem o campeonato”, afirma Norton.

Já na Turismo Light, uma dupla do Paraná formada por pai piloto e filho navegador foi a grande campeã. Edgar Decker e Rafael Decker, pai e filho respectivamente, viajaram quase mil quilômetros para participar da competição e levar o troféu de campeões para casa. A dupla é de Cascavel (PR) e garantiu o primeiro lugar nas duas etapas da prova. “Já tinha ganhado outras provas, mas essa foi especial porque foi ao lado do meu pai”, comenta Rafael. “Foi uma prova sensacional, muito técnica. Foi muito bacana. Percorremos um terreno excelente, com muita velocidade e tudo com segurança, foi maravilhoso”, destaca Edgar.

Quadriciclo é com a turma de Criciúma

A equipe Quadrisul, de Criciúma (SC), é a grande responsável por agitar a categoria e incentivar os competidores a participarem das provas e desenvolverem o esporte na região Sul do Brasil. Entre os competidores da equipe, quem levou a melhor desta vez foi o piloto Gustavo Herdt Westrup, que venceu as duas etapas da competição e garantiu uma ótima pontuação já nesse início de temporada. “A Quadrisul Team está de parabéns! Ao passar das provas vamos aprendendo e fica ainda mais prazeroso participar. A prova foi muito divertida! Estava rápida, com médias altas”, afirma Gustavo.

Francisco Beltrão levou a melhor nos UTVs

Uma dupla vinda do Paraná foi a grande vencedora da prova de Palmares do Sul entre os UTVs. O piloto Leandro Barazetti e o navegador Marcos Marchioro, de Francisco Beltrão (PR), levaram a melhor na disputa e largam na frente no campeonato. “Essa cidade tem um ótimo terreno para esse tipo de prova, combinando reflorestamentos e trechos arenosos. A prova estava tecnicamente muito bem desenhada e com médias justas, dando bastante trabalho para pilotos e navegadores. Foi muito bom começar essa temporada no Rio Grande do Sul e rever os amigos. A cidade de Palmares do Sul respira off-road, nós andamos mais de 1,5 mil quilômetros para participarmos dessa prova e certamente voltaremos para outras”, comenta Leandro.

Campeão UTV (Crédito Aline Ben-Comunicação 4×4)

Próxima parada: Jaquirana

A próxima prova da competição acontece na tradicional cidade de Jaquirana, nos Campos de Cima da Serra Gaúcha. O município foi o primeiro a receber uma prova da Trancos & Barrancos e sempre proporciona aos competidores lindas paisagens e desafios diferentes a cada ano. O evento acontece no dia 11 de maio e já tem inscrições abertas no site www.trecho1.com.br.

O Rally Trancos RS tem supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) e da Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM). A organização é de Trecho 1 Eventos e Promoções e Associação de Pilotos de Passo Fundo (APPF). O patrocínio é de Troller Trilha Florauto, GS 4×4 Performance, Gratt Indústrias de Máquinas, DSTRAC Performance 4×4, Revenda Marr Sul Power Sports, Multital Factoring, Imóveis Crédito Real, A2M Motorsport V-trek, Q7 Off-Road, Tecnnic Eletrônica Industrial, Cooper Tires, Prefeitura de Palmares do Sul e Prefeitura de Jaquirana. O apoio é de Jeep Moto Clube de Palmares do Sul, Flosul Madeiras, Pampa Jipe Clube, D’primus Off-Road, Rotas e Trilhas, Equipe Trancos & Barrancos e Comunicação 4×4.

Confira abaixo os pódios completos da prova de Palmares do Sul:

PÓDIO GRADUADO (Piloto/Navegador)

1º Rafael Cardoso (Novo Hamburgo-RS) e Tiago Poisl (Gravataí-RS)
2º Milton Roberto Dresch (Estrela-RS) e Thiago Silva (Gravataí-RS)
3º Everton Gratt (Capinzal-SC) e Wesley Sari (Ouro-SC)
4º Giovani Mello e Pedro Pescador de Mello (Porto Alegre-RS)
5º Carlos Ruschel (Gravataí-RS) e Lorenzo Torcato (Viamão-RS)

PÓDIO TURISMO (Piloto/Navegador)

1º Norton Martins e Gustavo Freccia (Urussanga-SC)
2º Daniel Caetano e Mário Costa (Pelotas-RS)
3º Alessander Soares e Daniel Antonioli (Caxias do Sul-RS)

PÓDIO TURISMO LIGHT (Piloto/Navegador)

1º Edgar Decker e Rafael Decker (Cascavel-PR)
2º Reginaldo Cechinel e Claiton Cechinel (Criciúma-SC)
3º Antônio dos Santos Astorga e Maria Lúcia Astorga (Florianópolis-SC)
4º Fernando Mees e Aline Luiza Bergmann (Venâncio Aires-RS)
5º Fabiano Contini de Oliveira e Josiele Fonseca de Oliveira (Gramado-RS)

PÓDIO UTV (Piloto/Navegador)

1º Leandro Barazetti e Marcos Vinícius Marchioro (Francisco Beltrão-PR)
2º Marcus Chiattoni e Fábio Oliveira (Pelotas-RS)
3º Roberto Keller (Santa Cruz do Sul-RS) e Marcelo Ritter (Santana do Livramento-RS)
4º Charles Reis e Rafael Reis (Gramado-RS)
5º Rafael Cardozo Martinez e Rafael dos Santos Cruz (Santa Vitória do Palmar-RS)

PÓDIO QUADRICICLO (Piloto/Navegador)

1º Gustavo Herdt Westrup (Criciúma-SC)
2º Luiz Eduardo dos Santos (Criciúma-SC)
3º Ricardo Luiz Santos (Criciúma-SC)
4º Ricardo Pavei (Criciúma-SC)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.