
(Duda Bairros /DFOTOS)
O Rally Transcatarina é uma verdadeira escola do rali de regularidade; ele desenvolve e treina grandes nomes do esporte. Para a SC Racing é motivo de orgulho observar duplas se aperfeiçoando e fazendo história no fora-de-estrada nacional

(Duda Bairros /DFOTOS)
De 26 a 30 de julho, pilotos e navegadores de diversas regiões do País estarão no Rally Transcatarina que, em 2016, alcança a oitava edição. Serão aproximadamente 800 quilômetros, divididos em três dias de disputas, com largada de Fraiburgo e chegada em Itajaí, Santa Catarina.
E um dos motivos para o sucesso do Rally Transcatarina é o alto nível de competitividade que envolve as categorias Máster, Graduados, Turismo e Jeep (as demais – Passeio, Passeio Radical e Adventure – não são de competição). Àqueles que alinham o veículo 4×4 no grid do certame estão ali para vencer e não perdoam qualquer tipo de erro. Comprometimento com o rali é uma característica básica de quem compete neste evento.
Cada categoria tem sua particularidade. Com médias de velocidade diferenciadas, a única situação em comum entre elas é a disputa acirrada e, claro, o nível de experiência que envolve cada dupla. Os participantes mais experientes (com títulos no currículo e bastante tempo no esporte) estão na Máster. A Turismo é porta de entrada no Rally Transcatarina e, de lá, segue-se para Graduados. A Jeep é destinada a quem tem o velho jipe de guerra, como Willys, Ford, Rural, Engesa, entre outros.
A dupla Victor Pudell e Caio Boscollo – vice-campeã da Graduados no Rally Transcatarina 2015 – acredita que está apta a figurar entre os inscritos da Máster e, por isso, subiu este ano de categoria. Tão embora saibam que precisarão se adaptar ao ritmo rápido e ainda mais competitivo de seus novos concorrentes, Pudell e Boscollo acreditam que a experiência que eles já trazem do off-road fará a diferença neste novo desafio. “Temos treinado bastante para conquistarmos uma boa posição neste Rally Transcatarina. As médias de velocidade mais alta exigirão do piloto e os terrenos molhados, pedirão mais esforço do navegador. Mas estamos prontos e nossa expectativa é sempre vencer”, disse Boscollo.
De acordo com o diretor de prova, Weidner Moreira, que há dois meses está empenhado no levantamento do roteiro do Rally Transcatarina, afirmou que os off-roaders podem esperar por provas com muitos laços (porém, mais curtos e dinâmicos). “Estou aplicando o meu jeito de fazer rali e espero que o pessoal aprove. Ao longo de todo o roteiro haverá várias pegadinhas, mudanças de média de velocidade e variação de terreno”, contou Moreira.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.transcatarina.com.br. Faltam 41 dias para o início de mais uma disputa do Rally Transcatarina, que no dia 26 de julho, terá a abertura da secretaria de prova, no Hotel Renar, em Fraiburgo.

(Gustavo Epifanio/DFOTOS)
Programação – 8º Rally Transcatarina
26 de julho – terça-feira
Confirmação de inscrição – Hotel Renar
27 de julho – quarta-feira
14h – Largada promocional
15h – Prólogo em Fraiburgo
28 de julho – quinta-feira
Fraiburgo – Timbó Grande – Canoinhas
29 de julho – sexta-feira
Canoinhas – Itaiópolis – Rio Negrinho
30 de julho – sábado
Rio Negrinho – Araquari – Itajaí
A noite – Premiação no Centro de Eventos da Marejada em Itajaí
O 8º Rally Transcatarina tem patrocínio de Transpotech, Governo de Santa Catarina, Hotel Renar e Hankook Pneus
Apoio de Gatos e Atos, RH Brasil – Recursos Humanos, GBach Implementos, Semp Toshiba, Link Belt, Floripa Textil, SFIChips, Temasa, Still, Ativa, Q7 Off-Road, Lave Bem, Prefeitura Municipal de Fraiburgo, Prefeitura Municipal de Rio Negrinho e Prefeitura Municipal de Itajaí
Supervisão: FAUESC
Realização: SC Racing