Rallys

Território Motorsport encerra Campeonato Brasileiro de Rally Baja com pódio

Pirondi/Bisi vencem também a última etapa ba UTV Double (Nelson Santos Jr/PhotoAction)

Após uma temporada repleta de desafios e novos competidores, a equipe Território Motorsport (Tatuí/SP) disputou a última prova do calendário do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, no fim de semana (30/11), e conquistou mais dois pódios com a vitória de Fábio Pirondi/Flávio Bisi #149 na UTV Double e o 5º lugar de Rodrigo Luppi #122 na UTV Pró Elite. A 15ª etapa – o Baja dos Campeões – foi realizada, pela primeira vez, na região de Inhaúma, no interior de Minas Gerais, e apresentou aos competidores com percurso inédito, em piso de cascalho compactado, com poças d´água, lombas, valas e trecho de serra num total de 183 quilômetros de trechos cronometrados, divididos em duas Especiais.

A dupla Pirondi/Bisi andou em ritmo forte e se manteve entre os 10 mais rápidos da geral: venceu a primeira Especial e fez o 2º tempo na segunda Especial e finalizou com vitória na UTV Double com 1h49m10s e, fechou o Baja dos Campeões em 7º na geral dos UTVs. “Prova sensacional, muito gostosa de pilotar em meio a tanta chuva que atingiu a região. Estou muito feliz em fechar a temporada com mais essa vitória”, afirma o piloto de Americana/SP, que estreou nos ralis em 2019 a bordo de um Can-Am Maverick X3 preparado pela equipe e conquistou três vitórias (Baja dos Campeões, Rally Serra Azul e Rally Rota SC) na categoria. “Aproveito para agradecer meu navegador Flávio, que com sua experiência, ajudou a evoluir a minha pilotagem e a conquistar essas vitórias e, principalmente a Território Motorsport por todo o apoio e aprendizado durante essa temporada. Ano que vem tem mais e teremos novidades!”, ressalta Pirondi que encerrou o Campeonato Brasileiro em 3º na UTV Double.

“Fechamos com chave de ouro o ano, correndo pela terceira vez juntos, com três pódios em três provas, sendo as duas últimas vencendo na categoria”, destacou Bisi, que pode desfrutar de competir em seu estado. O navegador é de Juiz de Fora. “Especial com muita chuva e piso liso. Uma prova muito técnica, onde o piloto teve de segurar o carro no braço”, completou o navegador.

Rodrigo Luppi garantiu o 5o lugar na UTv Pró Elite na etapa de Inhaúma/MG

Luppi veio com novidades para Inhaúma, estreou seu novo UTV Can-Am Maverick X3, preparado pela equipe nos padrões FIA (Federação Internacional de Automobilismo). “Aproveitei o Baja dos Campeões para treinar e fazer quilometragem com meu novo UTV FIA. Foi uma ótima prova do Arena para encerrar o campeonato”, explicou Luppi, que terminou a última etapa da temporada em 5º na UTV Pró Elite. “Agora vamos para o Rota Sul encarar uma prova de 1000 km”, avisa o piloto que disputa neste fim de semana o encerramento do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, na região Sul.

Vice-Campeão Brasileiro no ano de estreia – O jovem Bruno Luppi, 15 anos, optou em não competir nesta etapa final, no interior mineiro, mas comemorou seu vice-campeonato na UTV Start em um ano de muita evolução e desafios. “Que temporada! Vice-Campeão Brasileiro de Rally Baja no meu primeiro ano no campeonato. Lutei muito pelo título, evolui como piloto, aprendi demais! Só tenho a agradecer a Território Motorsport pelo carro e aprendizado e ano que vem tem muito mais”, ressalta o piloto de Vinhedo (SP), que segue os passos do pai Rodrigo. Bruno liderou boa parte da temporada na UTV Start e nas 14 etapas que disputou pode contar com a navegação de competidores de peso do off-road nacional como Fausto Dallape, Maykel Justo e Flávio Bisi.

Piano abriu não do campeonato para iniciar a filha nos ralis – Já o multicampeão Edu Piano (Tatuí/SP) vinha fazendo a temporada na UTV Over Pró até o Rally Rota SC, em setembro, quando estava na vice-liderança da categoria. Mas resolveu abrir mão do Campeonato Brasileiro de Rally Baja para iniciar a filha Nicole Piano, 14 anos, na pilotagem dos UTVs, quando foi como navegador e conquistaram dois pódios na UTV Start (Rally Serra Azul e Rally Rota Sudeste). “Foi por um bom motivo que optei, nesta reta final de temporada, realizar um sonho da minha filha que era o de estrear nos ralis. E valeu muito a pena ver a felicidade dela pilotando e também ao subir ao pódio nas duas provas que participou. Então preferi nem correr o Baja dos Campeões, porque já não havia disputado duas provas”, explica Piano que fechou a temporada em 3º na UTV Over Pró. Mesmo não competindo, Piano acompanhou a equipe a Inhaúma/MG, porque também exerce a função de chefe de equipe e preparador de veículos de competição.  Na semana passada conquistou seu 4º título na Mitsubishi Cup, na L200 Triton Sport R, com Fausto Dallape, após liderarem a 20ª edição do campeonato de rali de velocidade cross country de ponto a ponta. Em setembro, o piloto foi vice-campeão no Rally dos Sertões na UTV Over Pró com o navegador Solon Mendes. Vale ressaltar que Piano é piloto recordista com oito títulos no Sertões (carros, caminhões e UTVs).

A equipe Território Motorsport conta com o apoio da Top Line Cabine Dupla e SFI CHIPS. Mais informações:
Site: www.territoriomotorsport.com.br
Facebook: @territoriomotorsport4x4
Instagram: @territoriomotorsport
Twitter @territorio4x4

Resultado Baja dos Campeões (final do Campeonato Brasileiro de Rally Baja) – 30/11

Categoria UTV Double (cinco primeiros)
1) Fábio Pirondi/Flávio Bisi – 1h49m10s (Território Motorsport)
2) Valdir Amaral/Ricardo Garcia – 1h49m20s
3) José Bergel – 2h08m52s
4) Cyl Mattara – 2h47m31s

Categoria UTV Pró Elite
1) Cristiano Batista – 1h41m44s
2) Maurício Rocha – 1h42m22s
3) Rodrigo Varela – 1h48m01s
4) Henrique Gutierrez – 1h58m44s

MSuzuki Comunicação

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.