Unidos pelo amor ao país e pela diversão de dirigir no deserto
O tradicional clube off road foi fundada no verão de 2006 por Mohammed Hunnadi “Mega Moe” and Islam El Mantawi “Iguana”que antes de criarem o clube já faziam muitas viagens e passeios juntos. Eles fundaram o AD4x4 com a missão de fornecer um ponto de encontro para todos os viciados na condução offroad pelas belezas do deserto. O clube começou as viagens com 8 a 12 carros nos meses iniciais, em seguida, eles atingiram cerca de 50 membros na primeira temporada. Atualmente o clube tem 7000 membros em várias cidades do país, além de alguns membros em Omã e Arábia Saudita, e inclusive há membros brasileiros, porém, o clube não tem sub diretorias ou filiais. Veículos equipados de várias marcas integram o clube, porém, o mais usado é o Jeep Wrangler. Há muitas mulheres como membros ativos, com seus próprios veículos. A regra principal para ser membro é apenas ter um 4×4. No clube há divisão de categorias por nível técnico de pilotagem, assim as viagens são com rotas diferentes para cada categoria.
O clube também dá instruções de segurança e treinamentos de pilotagem: “o clube ensina a condução offroad com segurança. Temos várias categorias ANIT (Viagem de Instrução de Novato Absoluto), Novato, Intermédio, Avanço, Especialista, Explorador e Marechal (essas duas com destaque para habilidades de liderança e gerenciais). O membro adere ao clube como ANIT e, através das habilidades que ganha, é promovido a escalões superiores. Temos orgulho em dizer que estamos tendo pelo menos três viagens por semana em todos os níveis de direção” explica Khaled Hassan.
O AD4xe4 realiza muitas viagens especialmente pelos Emirados Árabes e algumas para Arábia Saudita e Omã: “as viagens semanais, normais são em torno de 50 a 70 Km offroad, no entanto, algumas viagens podem se estender até 150 km, como no deserto de Liwa, que fica próximo da Arábia Saudita. Temos muitos eventos, começando de nossas viagens off-road semanais, até mega-drives onde todos os níveis estão envolvidos, para eventos oficiais como o Marshaling anual Jeep Jamboree por 10 anos (evento anual principal do Jeep Agent).
Todos os anos organizamos eventos de limpeza do deserto em cooperação com o governo de Abu Dhabi, além de vários outros eventos ambientais. temos 3 eventos principais, Abertura da Temporada, Aniversário do Clube (e encerramento da temporada) e Jeep Jamboree. Todo final de semana temos pelo menos 5 viagens em diferentes níveis. Temos Grand Iftar, que acontece no segundo fim de semana do mês sagrado do Ramadã, onde todos os clubes dos Emirados se reúnem em uma enorme duna para celebrar o mês sagrado juntos.
Todas as viagens realizadas pelo AD4x4 são conduzidas por líderes de viagem experientes (Marshals) que podem aconselhá-lo sobre técnicas de direção segura e ajudar no caso de precisar de assistência. Há ensinamentos sobre os métodos de recuperação adequados no caso de um acidente (como ficar preso). A segurança é tem grande atenção pelo clube aos seus membros.
O principal tipo de terreno nos Emirados Árabes e região é o deserto, então exige uma técnica de pilotagem diferenciada para maior diversão e segurança nas areias “A principal dificuldade é a gravidade, a areia é suave e a gravidade está sempre em jogo, então a regra número um é nunca combater a gravidade, mas se adaptar. A maior alegria é a sensação de liberdade, quando você domina essas dunas, isso é pura adrenalina, diz Khaled.
Khaled Hassan tem um Jeep Wrangler 2016 JKU, se junta à categoria Marshals, é um membro do comitê de gestão 4×4 de Abu Dhabi e está no clube há 4 anos. Além de dirigir com grande habilidade nas dunas, ele também dirige magistralmente em terrenos rochosos, já fez uma corrida longa no Egito, enfrentando esse tipo de terreno por 200 km, mas tem preferência por dunas de areia, Khaled está fora do Egito desde 1999. Ele é egípcio, é motociclista e faz parte do Alex Cruisers, um dos principais grupos de motocicletas do Egito, que organiza vários eventos de motocicleta no país, incluindo eventos associados a clubes 4×4. Khaled também é louco por Fusca, adora dirigir este clássico e estar nos eventos com os amigos. Ele é um dos fundadores e membro de um do clube “VW Beetle Lovers in Egypt”. Ele mora nos Emirados Árabes Unidos há 4 anos. Ele nunca esteve no Brasil, mas quer visitar o país em algum momento: “no Brasil há muitas opções de aventura e adrenalina, além de sua cultura única e rica, é um país lindo”, diz Khaled. Sua conexão e paixão pelas motocicletas e 4×4 é o vício em adrenalina e amor pela aventura.
Reportagem Especial Claudia Terra / Fotos: AD4x4