Destaque

Clube Abu Dhabi 4×4 – AD4x4- O  mais antigo  clube off road dos Emirados Árabes

Unidos pelo amor ao país e pela diversão de dirigir no deserto

O tradicional clube off road foi fundada no verão de 2006 por  Mohammed Hunnadi “Mega Moe” and Islam El Mantawi “Iguana”que antes  de criarem o clube já faziam muitas  viagens e passeios juntos. Eles fundaram o AD4x4 com a missão de fornecer um ponto de encontro para todos os viciados na condução offroad pelas belezas  do deserto. O clube começou as viagens com 8 a 12 carros nos meses iniciais, em seguida, eles atingiram cerca de 50 membros na primeira temporada. Atualmente o clube tem 7000 membros em várias cidades do país, além de alguns membros em Omã e Arábia  Saudita, e inclusive  há  membros  brasileiros, porém,  o clube não tem sub diretorias ou filiais.  Veículos equipados de várias marcas  integram o clube, porém, o  mais  usado é o Jeep Wrangler. Há muitas mulheres como membros ativos, com seus próprios veículos.  A regra principal para ser membro é apenas ter um 4×4. No clube há divisão de categorias por nível técnico de pilotagem, assim as viagens são com rotas  diferentes para cada  categoria.

O clube também dá instruções de segurança e treinamentos de pilotagem: “o clube ensina a condução offroad com segurança. Temos várias categorias ANIT (Viagem de Instrução de Novato Absoluto), Novato, Intermédio, Avanço, Especialista, Explorador e Marechal (essas duas com destaque para habilidades de liderança e gerenciais). O membro adere ao clube como ANIT e, através das habilidades que ganha, é promovido a escalões superiores. Temos orgulho em dizer que estamos tendo pelo menos três viagens por semana em todos os níveis de direção” explica Khaled Hassan.

O AD4xe4 realiza muitas viagens especialmente pelos  Emirados Árabes e algumas para  Arábia Saudita e Omã: “as viagens semanais, normais são em torno de 50 a 70 Km offroad, no entanto, algumas viagens podem se estender até 150 km, como no deserto de Liwa, que fica  próximo da Arábia Saudita. Temos muitos eventos, começando de nossas viagens off-road semanais, até mega-drives onde todos os níveis estão envolvidos, para eventos oficiais como o Marshaling anual Jeep Jamboree por 10 anos (evento anual principal do Jeep Agent).

Todos os anos organizamos eventos de limpeza do deserto em cooperação com o governo de Abu Dhabi, além de vários outros eventos ambientais. temos 3 eventos principais, Abertura da Temporada, Aniversário do Clube (e encerramento da temporada) e Jeep Jamboree. Todo final de semana temos pelo menos 5 viagens em diferentes níveis. Temos Grand Iftar, que acontece no segundo fim de semana do mês sagrado do Ramadã, onde todos os clubes  dos Emirados se reúnem em uma enorme duna para celebrar o mês sagrado juntos.

Todas as viagens realizadas pelo  AD4x4 são conduzidas por líderes de viagem experientes (Marshals) que podem aconselhá-lo sobre técnicas de direção segura e ajudar no caso de precisar de assistência. Há ensinamentos sobre os métodos de recuperação adequados no caso de um acidente (como ficar preso). A segurança é tem grande atenção pelo clube aos seus membros.

O principal tipo de terreno nos Emirados Árabes e região é o deserto, então exige uma técnica de pilotagem diferenciada para maior diversão e segurança nas areias “A principal dificuldade é a gravidade, a areia é suave e a gravidade está sempre em jogo, então a regra número um é nunca combater a gravidade, mas se adaptar. A maior alegria é a sensação de liberdade, quando você domina essas dunas, isso é pura adrenalina, diz  Khaled.

Khaled Hassan tem um Jeep Wrangler 2016 JKU, se junta à categoria Marshals, é um membro do comitê de gestão 4×4 de Abu Dhabi e está no clube há 4 anos. Além de dirigir com grande habilidade nas dunas, ele também dirige magistralmente em terrenos rochosos, já fez uma corrida longa no Egito, enfrentando esse tipo de terreno por 200 km, mas tem preferência por dunas de areia, Khaled está fora do Egito desde 1999. Ele é egípcio, é motociclista e faz parte do Alex Cruisers, um dos principais grupos de motocicletas do Egito, que organiza vários eventos de motocicleta no país, incluindo eventos associados a clubes 4×4. Khaled também é louco por Fusca, adora dirigir este clássico e estar nos eventos com os amigos. Ele é um dos fundadores e membro de um do clube “VW Beetle Lovers in Egypt”. Ele mora nos Emirados Árabes Unidos há 4 anos. Ele nunca esteve no Brasil, mas quer visitar o país em algum momento: “no Brasil há muitas opções de aventura e adrenalina, além de sua cultura única e rica, é um país lindo”, diz Khaled. Sua conexão e paixão pelas motocicletas e 4×4 é o vício em adrenalina e amor pela aventura.

Reportagem Especial Claudia Terra / Fotos: AD4x4

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.