Mitsubishi Motors invade Campos do Jordão (SP) com muita diversão e aventura 4×4

setembro 2, 2018 5:01 pm

No rali de regularidade, o objetivo é manter-se dentro do tempo estipulado – Foto: Adriano Carrapato/Mitsubishi

Veículos Mitsubishi por todos os lados. O sábado em Campos do Jordão foi agitado com a realização de dois ralis simultâneos pelas trilhas off-road da Serra da Mantiqueira, e ainda um encontro dos Mitsufans no centro da cidade.

Entre os PCs de aventura, trajeto em embarcação individual – Foto: Tom Papp/Mitsubishi

Os competidores, a bordo de seus veículos Mitsubishi 4×4, curtiram um dia diferente, divertido e inesquecível em meio aos trajetos off-road. “A gente vem pela diversão. Eu amo a Mit, amo meu carro e adoro participar das provas”, ressalta a participante Shirley Barbosa.

Os inscritos no Mitsubishi Motorsports, rali de regularidade, precisaram seguir as orientações de uma planilha, com indicações de caminho e também de tempo – quanto mais dentro do estipulado pela organização, melhor. Já o Mitsubishi Outdoor, rali multitarefa que mescla o fora de estrada com atividades esportivas, de aventura e culturais, levou as equipes para locais de tirar o fôlego em meio à Serra da Mantiqueira, com PCs de bike, trekking e até um trecho de caiaque por um rio.

Duplas encaram trechos off-road – Foto: Marcio Machado/Mitsubishi

Campeões do Mitsubishi Motorsports
O rali de regularidade da marca dos três diamantes é realizado há 24 anos e Campos do Jordão é uma das etapas mais especiais do ano, pelo relevo e paisagens que enchem os olhos.

Com estradas estreitas e piso de cascalho natural, os participantes percorreram caminhos com visual bem típico da região da Serra da Mantiqueira. A bordo de veículos Mitsubishi 4×4, as duplas precisaram ficar atentas às orientações da planilha para não perder pontos.

Os primeiros na Turismo Light, categoria para iniciantes, foram Adilson e Fabricio Lucas. “Foi uma troca grande de referência e de tempo, e difícil de manter. Foi a primeira vez que corri de Pajero Full, acho que deu sorte”, conta o piloto. “Tivemos concentração e atenção, e a equipe funcionou bem”, fala o navegador. “A gente é fã não só da marca, mas gosta de esporte, natureza. Adquiri meu primeiro Mitsubishi há sete anos justamente por tudo que a marca proporciona pra gente”, ressalta Adilson.

Mateus Rodrigues e Iago Gomes venceram na categoria ASX – Turismo Light. “É um SUV bom, resistente, venho correndo com ele há um ano”, fala Mateus, que trouxe o filho Eduardo. “Essa prova foi uma das mais difíceis que já participamos, e corremos juntos há dois anos. Vamos em busca do primeiro na geral”, promete Iago.

Ralis Mitsubishi movimentaram Campos do Jordão

Na Turismo, para quem tem experiência intermediária, uma dupla mista venceu: Rodrigo Borges e Tamara Sardagna. “Já andamos há três anos e ficamos em segundo algumas vezes, batendo na trave, e chegou a hora”, conta o piloto. A navegadora conta que precisou ter atenção. “Foi uma prova bem apertada, e conseguimos fazer tudo certo. Muita direita, esquerda, direita, esquerda, estava puxado, mas foi muito bacana”. Mas não é só pelo prêmio, ressalta Rodrigo: “a gente vem pra curtir os lugares, passar um tempo juntos, se divertir e esquecer o dia a dia”.

Já na Graduados, para os mais experientes, Charles e Marcelo Ritter, pai e filho, venceram a bordo de um Pajero Full. “A gente adora este tipo de prova, pegada, rápida, que tu não pode perder um segundo da atenção. Qualquer vacilo perde pontos e poderia nos deixar para trás. Quando tem esse tipo de prova, acabamos nos dando bem”, celebra Charles. “A categoria é muito concorrida, as pessoas têm muita experiência. A prova estava muito difícil, mas hoje estava tudo dando certo. Participar com meu pai é muito show”, comemora Marcelo.

E na Master, categoria criada para os experts, Braulio Ferreira e Cristiano Serpa Souza, de Pajero Full, subiram ao lugar mais alto do pódio. “Primeiro lugar é sempre esperado, e hoje vimos o carinho que os amigos têm por nós. A categoria não é fácil, são muitas coisas que precisam acontecer para chegar neste lugar. Estamos muito satisfeitos”, conta o piloto. “A prova estava muito difícil, precisou de uma sintonia grande e uma pitada de sorte”, explica o navegador. “A Pajero Full é meu carro de dia a dia, é de corrida e também de levar criança pro colégio”, fala Braulio.

Mitsubishi Outdoor

Traçar a melhor estratégia é essencial para bom desempenho no Mit Outdoor – Foto: Tom Papp/Mitsubishi

O rali multitarefa largou de Santo Antônio do Pinhal, onde as equipes, formadas por dois carros e até dez competidores, pegaram o passaporte e o mapa e traçaram as estratégias para percorrer e cumprir o maior número de PCs.

Entre as atividades esportivas, os participantes encararam trechos de mountain bike, travessia de rio com SUP ou caiaque, trekking e até descida de cachoeira. Um PC cultural consistia em encontrar e identificar várias capelas espalhadas pelas estradas da região.

Na categoria Fun, a equipe New Friends, com uma L200 Triton e um Pajero TR4, levou o primeiro lugar. “Nossa equipe é uma junção de duas, e tornou-se uma nova. Deu tudo certo”, comemora  Mariah Tagliatti. “Foi muita parceria, trabalho em equipe. Cada um contribuiu com alguma coisa”, completa Shirley Barbosa. “As paisagens eram lindas. Cada vez que a gente faz este rali é uma nova aventura, poder estar em contato com a natureza e conhecer novos amigos é muito legal”.

Na Extreme, para as equipes mais competitivas, a Absolut Lama, com uma L200 Triton e um Pajero, venceu novamente. “Foi nosso 20º pódio seguido. Treinamento, equipe unida e a estratégia fazem com a gente consiga manter a posição”, explica Francis Ferreira. “O PC do caiaque e bike foi bem legal, e também tivemos que atravessar uma cachoeira. A prova foi bem puxada no 4×4, que estava caprichado”, conta André Garubo. “Ganhar é bom, mas nossa equipe é bem unida e estar junto já é muito legal, além do clima pré e pós-prova”.

Dia de diversão e contato com a natureza – Foto: Tom Papp/Mitsubishi

Encontro Mitsufans
Enquanto os ralis aconteciam pelos caminhos off-road da região da Mantiqueira, o centro de Campos do Jordão foi tomado pelos Mitsufans, que reuniram mais de 70 veículos para um encontro especial. A praça do Capivari ficou repleta de carros da marca dos três diamantes – para participar, era preciso doar uma cesta básica, e toda a arrecadação foi encaminhada à prefeitura da cidade.

Mitsubishi Pró-Brasil – Ação Social
A Mitsubishi Motors realizou a ação social Mitsubishi Pró-Brasil também nesta etapa, com oito toneladas de alimentos arrecadadas. Também foram recebidos brinquedos e mais de 1600 produtos de higiene pessoal. Todas as doações foram encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade de Campos do Jordão.

Próxima etapa: Joinville (SC)
Na próxima etapa, o Mitsubishi Motorsports e o Mitsubishi Outdoor vão para a região Sul, na cidade de Joinville (SC). As provas serão realizadas dia 29 de setembro, e as inscrições serão abertas na segunda-feira dia 17 de setembro. Podem participar da competição os modelos 4×4 das linhas L200, Pajero, ASX e Outlander (só Outdoor) de qualquer ano e modelo. Não é preciso ter experiência, nem preparação nos veículos.

O Mitsubishi Motorsports tem patrocínio de Adorno / Sideral, Banco Itaú, Clarion, Lubrax / Petrobras, Mit Consórcio, Pilkington, Pirelli, STP / Petroplus, Transzero, Unirios e W.Truffi Blindados.

O Mitsubishi Outdoor tem patrocínio do Banco Itaú, Cisa Trading, Clarion, Lubrax / Petrobras, Pilkington, Pirelli, Pronutri, Transzero, Unirios e W.Truffi Blindados.

Print Friendly, PDF & Email


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Mais Offroad. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.