Trancos e Barrancos completa seu primeiro Rally dos Sertões no Cross Country a bordo de um UTV

agosto 29, 2018 12:20 pm

Roberto e Tiago (Crédito Doni Castilho-Fotop-Vipcomm)

Roberto Keller e Tiago Poisl foram a primeira dupla da equipe a participar do rally de velocidade na competição

Tiago e Roberto (Crédito Vinícius Ferraz-Fotop-Vipcomm)

A equipe gaúcha Trancos e Barrancos participou pela primeira vez do Rally dos Sertões com uma dupla no Cross Country em 2018. O piloto Roberto Keller e o navegador Tiago Poisl competiram na categoria PRO Turbo dos UTVs. Os veículos são os que mais crescem na competição em número de participantes, bateram novo recorde neste ano e proporcionaram uma disputa acirradíssima pelo título. Após mais de 3,6 mil quilômetros percorridos e algumas capotagens pelo caminho, Roberto e Tiago comemoraram o 19º lugar na classificação geral da categoria PRO Turbo. No último dia de prova, a dupla ainda terminou a etapa em 13º e apenas onze minutos distante dos líderes.

Os competidores da Trancos e Barrancos completaram o trajeto entre Goiânia (GO) e Fortaleza (CE) a bordo de um UTV Maverick X3 XRS da Ca-Am. Os dois nunca tinham competido juntos antes do Rally dos Sertões, mas já participavam de provas de rally regularidade de UTV no Rio Grande do Sul em duplas diferentes, competindo como adversários. Mesmo com pouco entrosamento, a parceria de piloto e navegador e o apoio da equipe foram fundamentais para completar a prova. “Você se prepara para as dificuldades que pode encontrar nesses sete dias, mas somente quem esta lá sabe como é difícil. Lá a gente percebe que precisa aprender muito porque é a competição mais difícil do país”, diz Roberto.

Roberto Keller e Tiago Poisl foram a primeira dupla da equipe a participar do rally de velocidade na competição (Crédito Vinícius Ferraz-Fotop-Vipcomm)

O desafio não começou fácil. Ainda no primeiro dia de prova a dupla abandonou a etapa após 22 quilômetros de percurso, onde uma lombada acabou jogando o UTV em uma valeta de pedras. “Foi uma frustração total, mas trabalhamos muito para levar o UTV até o parque de apoio e, com uma grande força tarefa da nossa equipe, às 3h ele já estava pronto para largar”, conta Tiago.

A dupla também conseguiu enfrentar ilesa a etapa maratona, onde não poderiam contar com a equipe de apoio ao final da prova, e assim foi melhorando o desempenho na medida em que a competição avançava rumo a Fortaleza. “Foi um desafio para nós novatos, principalmente nestes dois dias de maratona onde o UTV mostrou sua resistência e bravura. Fomos melhorando nosso resultado e nos últimos dois dias, onde os terrenos ficaram mais duros e com muitas pedras, aumentamos nosso ritmo, arriscamos muitas vezes e conseguimos fazer nossas duas melhores etapas na competição. Ganhamos experiência e aprendemos muito neste rally tão desafiador chamado Sertões”, relata o navegador.

Roberto e Tiago a bordo de um UTV Maverick X3 XRS da Ca-Am (Crédito Ricardo Leizer-Fotop-Vipcomm)

Roberto ressalta ainda que a posição conquistada ao final da competição foi muito comemorada pela dupla. “Estamos muito felizes por terminar o rally e conseguir uma posição que podemos chamar de privilegiada. Apesar do grande problema que tivemos na primeira etapa, onde sofremos uma quebra, ainda conseguimos uma posição boa no quadro geral. Sempre fomos evoluindo a cada dia e sempre chegando mais próximo do líder a cada etapa. Tenho a certeza que aprendemos muito e ano que vem estaremos muito mais fortes e mais preparados para enfrentar essa competição”, afirma o piloto.

O 26º Rally dos Sertões aconteceu entre os dias 18 e 25 de agosto, com largada em Goiânia e chegada em Fortaleza. Foram percorridos 3.607 quilômetros em sete dias de prova. Em 2019 o roteiro já foi divulgado e a competição vai acontecer entre as cidades de Campo Grande (MS) e Goiânia (GO), passando pelo deserto do Jalapão. A Trancos & Barrancos competiu neste ano com patrocínio de Valvoline, Tecfil, Marr Sul Power Sports, Filtrobom, Nordeste 4×4, DENIM1, Jeteni Rally Services, Dentalweb, Brava e Microcity.

Print Friendly, PDF & Email


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Mais Offroad. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.