Rally dos Sertões: Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin mantém primeira colocação na UTV

agosto 22, 2018 6:43 pm

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin lideram o Sertões desde o primeiro dia (Foto: Vinicius Branca/Fotop)

Família da Poeira ficou entre os 15 primeiros: Gabriel foi terceiro, Reinaldo terminou em oitavo, Bruno em décimo e Rodrigo em 15º.

Reinaldo Varela pode vencer o Sertões pela terceira vez (Foto: Victor Eleutério/Fotop)

A dupla Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Can-Am/Divino Fogão/Arisun/Blindarte/Norton) permanece na liderança do Rally dos Sertões na categoria UTV. Depois de 1.904 km, ultrapassando a metade da prova, os atuais campeões do Rally Dakar chegaram nesta quarta-feira (22/8) a Barra, na Bahia, acumulando uma vantagem de 2min51s sobre Enrico Amarante/Breno Rezende, vice-líderes que venceram o quarto dia do principal evento off-road do Brasil. Varela/Gugelmin terminaram a Especial de 478 km entre Luís Eduardo Magalhães (BA) e Barra com o oitavo tempo.

“No dia de hoje tivemos mais cautela, por ser etapa Maratona, e com isso o segundo e terceiro colocados arriscaram mais e se aproximaram um pouco”, explicou o Varela. “O nosso Maverick X3 está ok, nós mesmo fizemos a revisão de 30 minutos e não encontramos nada de anormal, e amanhã (quinta-feira) a gente vai tentar apertar o ritmo para manter a distância. Mas o que importa é sair ileso da Maratona, para continuar na liderança e ver o que fazemos nas duas últimas etapas”, complementa o navegador catarinense Gustavo Gugelmin.

Os outros membros da Família da Poeira também foram bem no primeiro dia da Especial Maratona: Gabriel Varela foi terceiro, Bruno Varela terminou em décimo e Rodrigo Varela em 15º. “A ideia era andar bem nesta primeira etapa Maratona, que chegamos a liderar, e chegar com o UTV Can-Am inteiro. E deu certo. Amanhã largamos no pelotão da frente e certamente teremos um ritmo bom para tentar vencer a segunda etapa Maratona”, comemorou Gabriel Varela, terceiro colocado no dia.

“Hoje fizemos um trabalho em equipe, andando próximo do Reinaldo (Varela) e escoltando ele para qualquer eventualidade”, contou Bruno Varela, atual campeão do Rally dos Sertões ao lado de João Arena. “Não ocorreu nenhum problema com os nossos Can-Am Maverick X3, deu tudo certo. E amanhã vamos continuar comboiando eles na etapa Maratona, para tentar levar mais um título para casa”, planeja o caçula da ‘Família da Poeira’.

Rodrigo Varela e Luis Felipe Eckel estão comboiando Reinaldo Varela (Foto: Ricardo Leizer/Fotop)

Gabriel Varela e Eduardo Shiga não venceram a quarta etapa por pouco (Foto: Donizetti Castilho/DFotos)

“Eu também fiz a estratégia da equipe”, disse Rodrigo Varela. “Como venci a etapa de ontem (terça-feira), larguei em primeiro, diminui o ritmo e vim andando junto com o meu irmão Bruno atrás do Reinaldo, que teoricamente é o único da família em condições de vencer o Sertões. E foi tranquilo, pois os nossos Can-Am não tiveram problemas e estamos prontos para continuar com o nosso planejamento até o Piauí”, continuou o atual líder do Campeonato Brasileiro de Rally Baja.

O Rally dos Sertões, que começou no último domingo (19/8) em Goiânia, termina no sábado (25/8) em Fortaleza (CE), após 3.607 km. No quinto dia (23/8) os competidores vão complementar a etapa Maratona, onde apenas os pilotos e navegadores puderam fazer revisão de seus equipamentos por 30 minutos no Parque de Apoio em Barra. Eles seguirão até em São Raimundo Nonato, no Piauí, com Especial de 400 km, para completar o total de 755 km cronometrados em dois dias, sem qualquer assistência mecânica.

Bruno Varela quer outra vitória para a Família da Poeira (Foto: Donizetti Castilho/DFotos)

Confira os primeiros da categoria UTV no quarto dia: 1) Enrico Amarante/Breno Rezende, 4h30min20s; 2) Denisio Nascimento/Idali Bosse, a 0min11s; 3) Gabriel Varela/Eduardo Shiga, a 1min09s; 4) Marcelo Gastaldi/Cláudio Rieser, a 1min35s; 5) Adriano Benvenutti/Ricardo Rocha, a 1min52s; 6) Guilherme Cysne/Rafael Arena, a 2min06s; 7) Henrique Gutierrez/André Munhoz, a 3min37s; 8) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, a 3min44s; 9) Denísio Casarini/Marcos Panstein, a 3min48s; 10) Bruno Varela/João Arena, a 4min13s; 15) Rodrigo Varela/Felipe Eckel, a 7min23s.

Gabriel Varela acelerou muito na etapa Maratona (Foto: Magnus Torquato/Fotop)

Confira a classificação acumulada da categoria UTV após quatro dias: 1) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, 16h25min52s; 2) Enrico Amarante/Breno Rezende, a 2min51s; 3) Denisio Nascimento/Idali Bosse, a 4min11s; 4) Gabriel Cestari/Jhonatan Ardigo, a 13min11s; 5) Edu Piano/Solon Mendes, a 27min10s; 6) Adriano Benvenutti/Ricardo Rocha, a 30min08s; 7) Guilherme Cysne/Rafael Arena, a 31min57s; 8) Tata Xavier/Deco Muniz, a 42min15s; 9) Gabriel Varela/Eduardo Shiga, a 43min56s; 10) Marcelo Gastaldi/Cláudio Rieser, a 51min18s; 32) Rodrigo Varela/Felipe Eckel, a 10h47min45s; 40) Bruno Varela/João Arena, a 16h02min04s.

 

Cronograma da 26ª edição do Rally dos Sertões:

Quinta (23/08)

5ª Etapa

Barra (BA) – São Raimundo Nonato (PI)

Deslocamento Inicial – 0km

Trecho Especial (Cronometrado) – 400 km

Deslocamento Final – 46km

Total do dia: 446 km

 

Sexta (24/08)

6ª Etapa

São Raimundo Nonato (PI) – Juazeiro do Norte (CE)

Deslocamento Inicial – 39 km

Trecho Especial (Cronometrado) – 226 km

Deslocamento Final – 338 km

Total do dia: 603 km

 

Sábado (25/08)

7ª Etapa

Juazeiro do Norte (CE) – Fortaleza (CE)

Local da chegada em Fortaleza, premiação e encerramento

Aterro da Praia de Iracema – a partir das 16h

Av. Historiador Raimundo Girão, 800 – Praia de Iracema

Deslocamento Inicial – 166 km

Trecho Especial (Cronometrado) – 200 km

Deslocamento Final – 288 km

Total do dia: 654 km

Total geral: 3.607 km

Print Friendly, PDF & Email


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Mais Offroad. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.