Lançamento: Em plena década de 50, três jovens se aventuraram de jipe em uma viagem improvável por 19 países

junho 20, 2018 1:45 pm

“Operação Abacaxi – Flashes de uma aventura” chega às livrarias e retrata a saga de três amigos que resolveram cruzar as Américas a bordo de um jipe nos anos 50

O ano é 1955 e de uma reunião entre os amigos Hugo Vidal, Charles Downey e Jan Stekly, à época com apenas 19 anos, nasce a ideia de participar do oitavo Jamboree Mundial (evento máximo do Movimento Escoteiro que ocorre a cada quatro anos) que seria realizado pela primeira vez no continente americano.

O que faria toda a diferença na vida desses três jovens foi como decidiram chegar até o evento no Canadá, seguindo pelo Alasca e depois retornando ao Brasil: nada de avião ou navio, mas sim por terra, num jipe standard modelo Willys. Isso numa época sem internet, GPS e quando a telefonia ainda dava seus primeiros passos.

Sem dinheiro para a empreitada e como forma de conseguir patrocínio para a aventura, tiveram a ideia de modificar o jipe com peças produzidas por 25 fabricantes nacionais, numa forma de conseguir recursos e ainda ajudar a promover a indústria automobilística brasileira (pois naquela época ninguém acreditava que o país pudesse fabricar veículos aqui).

O fato, curioso e difícil de acreditar e que revela as dificuldades enfrentadas pelos inexperientes viajantes, serviu para dar nome ao livro que chega às livrarias em junho e que conta a viagem desses três jovens aventureiros e sonhadores que durou 1 ano e 12 dias e percorreu quase 73 mil quilômetros, passando por 19 países: “Operação Abacaxi – Flashes de uma aventura”.

Editado pela Overlander e narrado por Hugo Vidal, um dos viajantes originais, hoje com 85 anos, o livro é muito mais que o retrato de uma aventura quase impossível para a época, mas sim uma obra repleta de curiosidades, belas imagens e uma história de inspiração que valoriza a importância do companheirismo, de se batalhar pelo que realmente quer e até de se encontrar uma vocação profissional, o que acabou acontecendo também para Hugo, que foi, por décadas, produtor nacional licenciado de uma tecnologia para carros 4×4, graças à realização da viagem.

 

SOBRE O LIVRO

Título: Flashes de uma aventura – Operação Abacaxi / Flashes of an adventure –  Operation Pineapple

Autor: Hugo J. Vidal

Idioma: Bilíngue (Português/Inglês)

Editora: Overlander

Ano: 2018

Onde comprar: Overlander Brasil

Preço: R$ 95,00

Print Friendly, PDF & Email
Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Mais Offroad. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.