Mundo Off-Road dará treinamento para proprietários de 4×4

maio 5, 2017 4:36 pm

Mundo Off Road 2

Atividade terá aula teórica e pilotagem assistida na região de Paranapiacaba

Quando se compra um veículo 4×4 a ideia é curtir momentos de aventura e descobertas, desbravando terrenos em que um carro de passeio não tem acesso. E para aproveitar todos os recursos e diferenciais desse automóvel é preciso conhecer suas funcionalidades, na teoria e na prática, antes de pegar a estrada, ou melhor, a trilha.

Mundo Off Road 3 Para oferecer uma formação completa aos proprietários de 4×4, o Centro Automotivo Mundo Off-Road promove um treinamento no dia 27 de maio, com aula teórica na sede (Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 288, Macuco, Santos) e pilotagem prática assistida na região de Paranapiacaba, no alto da Serra.

A programação tem início às 7 horas, com um café da manhã para recepcionar os condutores. Às 8 horas começa o treinamento teórico, que vai abordar o funcionamento mecânico dos componentes 4×4 (tração, reduzida, caixa de transferência, bloqueio de diferencial e rodas livres), o uso correto dos equipamentos e acessórios off-road e as melhores práticas de direção 4×4 nos mais variados obstáculos (atoleiros, facões, areia, travessia de rios, subidas e descidas escorregadias).

Esse conteúdo será detalhado pelo instrutor Ronald Ataulo, com mais de 16 anos de atuação no segmento e com experiência em trilhas radicais pelo Jeep Clube. Ataulo é o responsável pela Agência de Turismo Mundo Off-Road (uma das frentes do Centro Automotivo Mundo Off-Road), que organiza e conduz viagens e expedições para proprietários de veículos 4×4.

“O treinamento esclarece todos os recursos de um veículo 4×4. Muitos proprietários saem da loja só com a chave na mão, sem saber as funcionalidades dos seus veículos. Esse desconhecimento pode colocar em risco o condutor e seus ocupantes, por isso é importante conhecer seu carro e o que ele é capaz de fazer”, explica Ataulo.

Ele reforça que tanto a aula teórica como a parte prática são importantes também para evitar o mau uso do 4×4 e consequentes prejuízos financeiros. “É preciso saber usar seus mecanismos para uma direção eficiente e econômica”, completa.

Após o término da aula teórica, o grupo parte em comboio, às 12 horas, até um ponto de parada para o almoço. Às 14 horas os participantes seguem rumo a trilha para colocar em prática os ensinamentos. “Essa é a parte da adrenalina, com os proprietários na condução de seus automóveis em terreno de barro, atolando o veículo, acionando a tração e sentindo como um 4×4 se comporta”.

            Organização

São 4 horas de pilotagem com instruções e apoio da equipe da Mundo Off Road, totalizando 8 horas de treinamento intenso. Todo o trajeto é previamente checado pelos organizadores e conta com um veículo de apoio identificado e equipado com guincho, equipamentos de segurança, GPS e rádio comunicador PY-VHF.

Serão entregues material de apoio e certificado impressos. O treinamento custa R$ 300,00 por pessoa e terá desconto de 50% a partir da segunda pessoa no mesmo veículo. Também será possível levar acompanhante na etapa prática, sem custo adicional. Para participar é necessário ter um veículo 4×4 em condições originais. As inscrições são aceitas até o dia 22 de maio, pelo http://www.mundooffroad.com.br/. Informações: (13) 3349-3424.

Mundo Off Road 4

Print Friendly


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Mais Offroad. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.