Rally Piocerá começa amanhã em Teresina

janeiro 24, 2017 4:29 pm
Largada do Rally Piocerá é nesta quarta-feira, 25, de Teresina, PI  - Foto: Angelo Savastano/SavaPhoto

Largada do Rally Piocerá é nesta quarta-feira, 25, de Teresina, PI – Foto: Angelo Savastano/SavaPhoto

A cidade de Teresina, PI, está envolvida com o clima do fora-de-estrada. Pilotos e navegadores (e seus veículos 4×4) estão na capital do Piauí e fazem a contagem regressiva para o início da edição histórica do Enduro Rally Piocerá, que marca os 30 anos de um dos ralis de regularidade mais conhecidos do Brasil. De acordo com a organização, uma caravana de aproximadamente 1 mil pessoas seguirá pelos Estados do Piauí e Ceará em quatro dias de disputas, atravessando diversas cidades do sertão brasileiro. A chegada será no município de Caucaia, CE, no sábado, dia 28.

A dupla Roberto Bontempo e Leonardo Martins lutará pelo bicampeonato no Piocerá

A dupla Roberto Bontempo e Leonardo Martins lutará pelo bicampeonato no Piocerá

E todo esse pessoal – entre competidores, imprensa, apoio de equipe e staff técnico – ajudará a movimentar a economia e impulsionar o turismo regional, sobretudo dos locais de pernoite da competição, sendo: Piripiri (PI), Viçosa (CE) e Sobral (CE). O Piocerá 2017 é composto pelas categorias bikes, carros 4×4, motos, quadriciclos e UTVs

O grid para este rali está acirrado! Ao analisar a lista de inscritos, é possível prever que o Rally Piocerá reservará muita rivalidade e disputas que serão decididas nos décimos de segundos. São equipes de diversas partes do Brasil (entre Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste) que brigarão pelo pódio; competidores de alto gabarito técnico que não desperdiçam uma única oportunidade para conquistar a vitória.

As duplas Roberto Bontempo/Leonardo Martins, e Miguel Sono/Rosi Vasconcelos – representantes da Araponga Rally -, trabalham nos últimos detalhes que envolvem o certame, como confirmação de inscrição, vistorias técnicas e, um dos itens mais importantes, a última revisão mecânica dos veículos. “Estes momentos que antecedem a largada são fundamentais. Precisamos estar bastante atentos a tudo o que acontece, principalmente, nas informações que os organizadores disponibilizam para nós. É hora de conter a ansiedade e manter o equilíbrio… É respirar fundo e colocar em prática tudo o que sabemos sobre o esporte”, declarou o piloto Bontempo, que buscará o segundo título do Piocerá (ele foi campeão em 2015, pela categoria Graduados – carros 4×4).

O percurso terá cerca de 1 mil quilômetros e apresentará diversos tipos de obstáculos off-road, tais como erosões, pedras, cascalhos, travessias de rios, passagens por encostas de precipício, além de variedade de terreno, entre terra batida e areia. Os tradicionais balaios e pegadinhas testarão a concentração de pilotos e navegadores e serão decisivos no resultado final.

A chegada da competição será em Caucaia, CE, no próximo sábado, 28

A chegada da competição será em Caucaia, CE, no próximo sábado, 28

“Temos que estar prontos para encarar as mais variadas situações que o rali de regularidade nos impõe. Diferente das provas de pista, no fora-de-estrada nós desconhecemos o trajeto pelo qual percorreremos, encarando cada quilômetro como novidade, o que exige de nós rapidez no raciocínio, nas manobras de pilotagem e uma navegação extremamente precisa. Por ser uma prova de longa duração, temos que ter força física e mental, uma vez que a concorrência e os resultados diários são agentes altamente influenciadores na nossa performance, seja para o lado bom ou não”, explicou Miguel.

Para abrilhantar a edição de 30 anos do Rally Piocerá, a equipe Força e Ação se apresentará hoje, 24, às 18h. O show traz manobras radicais de moto, proporcionando muita diversão ao público. A largada para o primeiro dia de prova será às 6h30, desta quarta-feira, 25, da Ponte Estaiada, em Teresina. A chegada está prevista para acontecer às 14h, na Praça da Bandeira, em Piripiri, PI.

Programação – 25º Rally Piocerá

24 de janeiro – terça-feira
Briefing e largada promocional

Teresina (PI)

25 de janeiro – quarta-feira
Primeira etapa

Teresina (PI) – Piripiri (PI) – Carros, motos, UTVs e quadriciclos
Teresina (PI) – Campo Maior (PI) – Bikes

26 de janeiro – quinta-feira
Segunda etapa

Piripiri (PI) – Viçosa (CE) – Carros, motos, UTVs e quadriciclos
Ubajara (CE) – Ipú (CE) – Bikes

27 de janeiro – sexta-feira
Terceira etapa

Viçosa (CE) – Sobral (CE) – Carros, motos, UTVs e quadriciclos
Circuito Serra de Meruoca (CE) – Bikes

28 de janeiro – sábado
Quarta etapa

Sobral (CE) – Caucaia (CE) – Carros, motos, UTVs e quadriciclos
Circuito Serra do Juá (CE) – Bikes

As duas duplas da Araponga Rally tem patrocínio de Quality Grades, Tempore Engenharia e Guandú Mármores e Granitos. E apoio de Liberdade de Ideias Jornalismo e Comunicação Integrada e GRT 4×4

Print Friendly


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Mais Offroad. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.