Campeonato Gaúcho de Rally 4×4 estreia etapa noturna em Mostardas com terceira vitória seguida dos líderes da Graduados

junho 27, 2016 12:57 pm
Primeiro Lugar Graduados Foto: Guido Beier

Primeiro Lugar Graduados Foto: Guido Beier

Competidores de Viamão, Caxias do Sul, Santa Maria, Novo Hamburgo e Nova Petrópolis alcançaram o topo do pódio na terceira prova do ano.

Até agora ninguém conseguiu superar o piloto Fábio Torcato, de Viamão, e o navegador Alexandre Rech, de Caxias do Sul, na categoria Graduados do Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade 4×4 de 2016. Com duas vitórias nas primeiras provas em Santa Cruz do Sul e Porto Alegre, a dupla repetiu o lugar mais alto do pódio também em Mostardas, onde a prova contou pela primeira vez com uma etapa noturna. A cidade recebeu o Rally na sexta-feira e no sábado, dias 23 e 24 de junho, onde os competidores percorreram 150 quilômetros dentro de áreas de reflorestamento.

Etapa Noturna Mostardas - Foto: Aline Ben

Etapa Noturna Mostardas – Foto: Aline Ben

Com 100% de aproveitamento no campeonato, Fábio e Alexandre lideram a classificação geral na Graduados, mas nem por isso devem baixar a guarda. Assim como na classificação geral, o segundo lugar de Mostardas ficou com o piloto Rafael Cardoso, de Novo Hamburgo, e o navegador Marcelo Ritter, de Santana do Livramento, que foram campeões da categoria no ano passado e seguem na briga.

Para o navegador Alexandre Rech, vencer três provas consecutivas é algo raro devido ao alto nível dos competidores no Estado. Mesmo assim, a dupla não vai se dar ao luxo de administrar resultados. “Temos que fazer o melhor que seja possível fazer. Com duas provas pela frente, tudo pode acontecer. No rally de regularidade, cada décimo de segundo, cada metro, é decisivo”, acredita.

Entre os competidores da Turismo, o piloto Fabrício Soares, de Santa Maria, e o navegador Ismael Peteffi, de Novo Hamburgo, mesmo atolando no final da terceira etapa, se recuperaram e ficaram com o lugar mais alto do pódio, assumindo também a liderança geral do campeonato. A recuperação foi possível com uma ajuda da dupla vinda de Eldorado do Sul e terceira colocada na prova, Christian Hoerde e Edson Pierezan, que aproveitaram alguns minutos da parada para o neutro para retirarem a Ranger dos líderes do barro. Em segundo na classificação da Turismo, outra dupla que  parou para auxiliar competidores, dessa vez da Graduados. O piloto Adriano Goettems, de Panambi, e o navegador André Santos, de Porto Alegre, tiraram do barro a Pajero de Rogério Koch e Gabriel Silveira no final da prova.

Já na Novatos, o piloto Daniel Arend e o navegador Lucas Grahl, ambos de Nova Petropólis, venceram em Mostardas e dispararam na liderança da classificação geral da categoria. Agora, faltam somente duas provas para a final da competição, que acontecem nos dias 12 e 13 de agosto e 23 e 24 de setembro, sendo a finalíssima realizada em Osório.

Primeiro Lugar Turismo - Foto: Guido Beier

Primeiro Lugar Turismo – Foto: Guido Beier

Novidade em Mostardas, a inclusão da etapa noturna foi aprovada pelos competidores. “Foi a minha primeira experiência em um rally noturno. O terreno, as estradas, a lua cheia, o clima seco, tudo conspirou pra que a prova fosse muito segura, sem incidentes. O início foi um pouco complicado para se adaptar as referências, tanto pra mim que navego, quanto para o piloto”, explicou Alexandre Rech. Já para o navegador da Turismo, Ismael Peteffi, o diferencial da prova surpreendeu. “Exigiu mais concentração e atenção das duplas. Com menor alcance de visão, nossa concentração foi ainda maior”, afirmou.

Na chegada dos carros no final da tarde foram os pequenos que fizeram a festa. Participando do projeto “Brincando com o Rally”, dezenas de crianças do município ganharam brinquedos doados pelos competidores e aproveitaram a tarde de sábado em brinquedos infláveis gratuitos. No entanto, para as crianças nada se comparou a oportunidade em ver de perto e dar um passeio nos veículos da competição.

O Campeonato Gaúcho de Rally 4×4 de Regularidade tem realização da América Sul Off-Road, organização do Rally Clube do Rio Grande do Sul e supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo. O patrocínio é da AUTOMASAFETY, Solução em Segurança de Máquinas; IPIRANGA LUBRIFICANTES; TROLLER TRILHA FLORAUTO; CONFORTO, Artefatos de Couro; VIVERONE RIO GRANDE HOTEL e VIGITRACK, Rastreamento e Gestão de Frotas. O campeonato ainda tem o apoio da Pizzolatto Advogados, Multital, Q7 Off-Road, Pontual Autolocadora, OffShox, Pitbull 4×4 Guinchos e Acessórios, Repecol, AutoClass, Militec-1 e MP+ Comunicação Visual.

 

PÓDIO GRADUADOS (Piloto/Navegador)

1º | Fábio Torcato (Viamão) e Alexandre Rech (Caxias do Sul)

2º | Rafael Cardoso (Novo Hamburgo) e Marcelo Ritter (Santana do Livramento)

3º | José Neumann e Robson Roloff (Nova Petrópolis)

4º | Mauro Pizzolato e Henrique Rech (Porto Alegre)

5º | Rogério Koch e Gabriel Silveira (Porto Alegre)

Pódio Graduados (Crédito Guido Beier)

 

PÓDIO TURISMO (Piloto/Navegador)

1º | Fabrício Soares (Santa Maria) e Ismael Peteffi (Novo Hamburgo)

2º | Adriano Goettems (Panambi) e André Santos (Porto Alegre)

3º | Christian Hoerde e Edson Pierezan (Eldorado do Sul)

4º | Jeferson Silveira (Gravataí) e Giane Sohne (Rolante)

5º | Carlos Zanetti e Carlos Guedes (Bento Gonçalves)

Pódio Turismo (Crédito Guido Beier)

PÓDIO NOVATOS (Piloto/Navegador)

1º | Daniel Arend e Lucas Grahl (Nova Petrópolis)

2º | Alexandre Zimmer e Eduardo Sombrio (Gravataí)

3º | Carlos Ruschel e Eduardo Ruschel (Gravataí)

4º | Jader Mender e Jader Junior (Canoas)

Pódio Novatos (Crédito Guido Beier)

Print Friendly


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Mais Offroad. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.