“O BRASIL NA II GUERRA MUNDIAL”

abril 11, 2016 11:49 am

banner cibExposição Itinerante da Associação de Veteranos leva a sua história para o público brasileiro e comemora o aniversário da Batalha de Montese

A luta pela Liberdade e Democracia no front italiano

Sábado e Domingo 16 e 17 de Abril 2016 (10h as 18h)

CIB – Clube Israelita Brasileiro, em Copacabana

A Associação Nacional dos Veteranos da FEB (ANVFEB), entidade fundada pelos pracinhas em 1963, promove nos dias 16 e 17 de abril (sábado e domingo), entre 10h e 18h no CIB – Clube Israelita Brasileiro (Rua Barata Ribeiro, 489 – Copacabana), a exposição “O Brasil na II Guerra Mundial” – A Luta pela Liberdade e Democracia no fronte italiano, com uniformes, medalhas, utensílios e armas originais usadas pelo Exército Brasileiro na luta na Itália.

As peças estarão expostas em vitrines com legendas explicativas, e compõem o acervo original trazido por pilotos, soldados e oficiais brasileiros da frente de combate na Europa, e que hoje fazem parte do Museu do Centro Cultural Casa da FEB.

Painéis com diagramas do movimento das tropas brasileiras, fotografias restauradas da FEB, do “Senta a Púa” (o 1º Grupo de Aviação de Caça brasileiro) e da Marinha fazem parte da exibição, que vai proporcionar ao visitante uma visão completa da trajetória do Brasil na II Guerra Mundial.

Soldados com uniformes e equipamento de guerra também estarão na exposição. E os visitantes poderão experimentar o uso de um capacete de aço original, sentir o peso da mochila do soldado e usar objetos que compunham o equipamento de combate dos pracinhas.

A exposição celebra os 71 anos da vitória da FEB na Batalha de Montese, o último grande confronto das tropas brasileiras contra os alemães na Itália, que abriu caminho para os aliados avançarem pelo Vale do Pó, rompendo a linha defensiva alemã.

A conquista de Montese, cidade situada próxima a Bolonha e Modena, foi o maior combate urbano travado pelos nossos soldados na Itália. Enfrentaram metralhadoras escondidas em janelas de prédios, atiradores (snipers) camuflados e uma tropa alemã experiente e equipada disposta a resistir por cada casa entrincheirada. O ataque começou no dia 14, e em 17 de abril o Brasil assumia o controle da cidade e suas imediações, aprisionando centenas de alemães e farto equipamento de guerra.

Montese produziu uma das fotos mais icônicas e conhecidas da FEB na guerra: soldados brasileiros, a bordo de um blindado de reconhecimento modelo M8, são festejados pela população italiana, libertada dos nazistas.

A entrada é gratuita e o Clube Israelita Brasileiro tem estacionamento no local.

ANVFEB – Associação Nacional do Veteranos da Força Expedicionária Brasileira

Rua das Marrecas, 35 Centro – Rio de Janeiro RJ 20.031-040 – Tel.: 21 2532-1933 / 2262 3609

convite CIB expo FEB 16 17 abril 2016

DIVULGAÇÃO:

iblaj@hotmail.com.br

anvfeb.presidencia@uol.com.br

21 9 9483 8045                  21 9 9148 1661

Print Friendly


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Mais Offroad. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.