Rally da Ilha: Trio Varela quer orquestrar categoria UTV

abril 9, 2015 12:39 pm
Gabriel Varela já venceu em Ilha Comprida, mas de Quadriciclo - Foto:  Luciano Santos/DFotos

Gabriel Varela já venceu em Ilha Comprida, mas de Quadriciclo – Foto: Luciano Santos/DFotos

O Campeonato Brasileiro de Rally Baja prossegue neste final de semana (11 e 12/4) em Ilha Comprida, no litoral sul de São Paulo, com provas válidas pela 3ª e 4ª etapa do certame nacional. O Rally da Ilha deve receber de todas as partes do Brasil cerca de 70 motos, quadriciclos e UTVs, onde uma das atrações no Balneário será a participação de três irmãos, cada um classificado entre os seis primeiros em suas classes da categoria que mais cresce no Brasil: Rodrigo, Gabriel e Bruno Varela são filhos do Campeão Mundial de Rally Cross Country (2001 e 2012) Reinaldo Varela.

Líder isolado do Campeonato Brasileiro de Rally Baja na categoria Pró, Rodrigo Varela (Can-Am/Blindarte) começou bem a temporada 2015 ao vencer a primeira etapa e chegar em terceiro na segunda, em Barretos (SP). Agora, o seu objetivo é segurar a ponta e, se possível, ampliar a liderança.

Rodrigo Varela venceu em Ilha Comprida em 2013 - Foto:  Luciano Santos/DFotos

Rodrigo Varela venceu em Ilha Comprida em 2013 – Foto: Luciano Santos/DFotos

“Venho de vitória na minha classe e estou indo para a próxima rodada com mais confiança ainda no meu novo Can-Am Maverick XDS 1000 Turbo. Apesar de toda a dificuldade da areia pesada e da forte concorrência, que não permite que tenhamos o mínimo erro, vou trabalhar para repetir a minha vitória de 2013 em Ilha Comprida”, comemora o representante da equipe Divino Fogão Rally Team/Bike Box, que fez história no esporte motociclístico nacional na abertura do campeonato, quando pela primeira vez um piloto de UTV venceu uma etapa do Brasileiro de Rally Baja na classificação Geral, na frente também de Motos e Quadriciclos.

Bicampeão Brasileiro de Rally Cross Country, Campeão Brasileiro de Rally Baja e eleito pela imprensa especializada o melhor piloto de Quadriciclo em 2014, Gabriel Varela (Can-Am/Blindarte) vai disputar apenas a sua segunda corrida de UTV.

“A estreia foi boa e consegui pegar a mão do meu Can-Am Maverick 1000 XRS. Estamos cada vez com um ritmo melhor e continuamos evoluindo. Esta etapa será predominantemente em areia, onde não estou acostumado e por isto talvez tenha alguma dificuldade inicial. A concorrência está bem forte, os pilotos são muito bons e experientes, a brincadeira não está fácil, mas estou preparado. Acho que já estou no nível dos top 5″, acredita Gabriel, terceiro colocado no Campeonato Brasileiro de Rally Baja na categoria Super Production, e que volta à Ilha Comprida um ano depois de ter vencido esta prova com Quadriciclo.

Reinaldo Varela ladeado pelos seus três filhos, pilotos de UTV - Foto:  Donizetti Castilho/DFotos

Reinaldo Varela ladeado pelos seus três filhos, pilotos de UTV – Foto: Donizetti Castilho/DFotos

Caçula dos três irmãos da conhecida ‘Família da Poeira’, Bruno Varela (Polaris/Blindarte) também teve uma boa estreia entre os UTVs no Rally de Barretos. Mesmo correndo com equipamento original sem preparação, ele chegou a liderar a prova, mas terminou a segunda etapa em quinto na Geral e segundo na classe Production.

“Novamente quero andar forte, mas ao mesmo tempo com cautela e usando a cabeça, para fazer uma prova tranquila. A corrida será longa, mas com muita reta e bastante velocidade, e ao mesmo tempo complicada porque também pega areia pesada. Quero aproveitar as boas características do meu Polaris RZR XP 1000 para somar bons pontos para o campeonato nos dois dias”, planeja o jovem de 19 anos de idade, sexto colocado na classificação nacional da classe Production.

No sábado (11/4), a largada da primeira especial cronometrada será às 11h para 170 quilômetros, sendo duas voltas com 85 quilômetros. O Super Prime acontece às 16h30 com circuito de 1,6 quilômetros e contará tempo para a prova.

No domingo (12/4), a programação começa às 8h30 com a largada para a Especial com trecho cronometrado total de 218 quilômetros (duas voltas de 109 km). A cerimônia de premiação está prevista para as 16h.

Programação em Ilha Comprida:
Local – Arena de Eventos (próximo ao Corpo de Bombeiros)

Dia 11 de abril – Sábado
9h30 – Briefing
11h00 – largada Especial com 170 km (duas voltas com 85 km)
16h30 – Super Prime com 1,6 km
19h30 – Briefing e posição de largada

Dia 12 de abril – Domingo
8h30 – Largada- Especial com 218 Km (duas voltas de 109 km)
16h00 – Premiação

Pontuação do Campeonato Brasileiro de Rally Baja:

Classe Pró – 1) Rodrigo Varela, 45; 2) Rafael Braga Pinho, 40; 3) Leandro Torres, 38; 4) Renato Martins, 38; 5) André Sawaia, 38; 6) Denísio Casarini F., 33.

Classe Super Production – 1) Aristides Mafra Jr., 50 pontos; 2) Gilberto Mayorga Jr., 38; 3) Gabriel Varela, 37; 4) José Hélio Rodrigues F., 33; 5) Luiz André Rodrigues, 30; 6) Henrique Gutierrez, 29.

Classe Production – 1) André Corrêa, 43 pontos; 2) Rodrigo Cordaro, 37; 3) Helena Deyama, 37; 4) Wander Garcez Ribeiro, 36; 5) José Mauro de Almeida Jr., 32; 6) Bruno Varela, 29.

Curta www.facebook.com/DivinoFogaoRallyTeam

Print Friendly


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Mais Offroad. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.