Vem aí mais off-road para o Estado do Rio de Janeiro

abril 1, 2015 11:47 am

A prática do esporte fora-de-estrada fluminense mostra todo o seu potencial e abraça mais duas competições para a temporada 2015: o Rallye das 4 Estações (rali de regularidade) e a Copa Sudeste de Rally Indoor (velocidade). E a primeira etapa está chegando: dias 11 e 12 de abril

 

Estreará em abril, o Rallye das 4 Estações e a Copa Sudeste de Rally Indoor - Foto:  Angelo Savastano/SavaPhoto

Estreará em abril, o Rallye das 4 Estações e a Copa Sudeste de Rally Indoor – Foto: Angelo Savastano/SavaPhoto

E o Rio de Janeiro emplaca mais dois grandes eventos para o seu calendário off-road. A partir do final de semana de 11 e 12 de abril, começa a temporada do Rallye das 4 Estações e a Copa Sudeste de Rally Indoor. Dois certames distintos e que juntos abrilhantarão a temporada off-road 2015 do Estado fluminense. A cidade escolhida para a primeira etapa destes campeonatos foi a famosa e badalada Armação dos Búzios, na região dos Lagos.

Organizadas pela empresa Rallye Brasil Eventos, a proposta destas duas provas multimarcas é oferecer aos amantes de rali disputas inovadoras que ofereçam desafio, emoção e entretenimento em família ou amigos. E mais, incluir em um único final de semana, incríveis oportunidades de desfrutar o melhor do lazer, cultura e gastronomia que as cidades sedes possuem.

“Em 2014, trouxe a categoria de rali indoor para o Sudeste (nomeada de Copa Sudeste de Rally) e em seguida percebi que existia uma lacuna no automobilismo off-road e que precisávamos criar algo diferente, com um conjunto de ações para competidores, familiares e convidados, envolvendo mais do que a prática do rali em si, mas também opções de cultura, lazer e turismo. O entretenimento não é apenas para quem gosta de velocidade, mas também para as famílias desses adeptos do esporte”, disse o idealizador e diretor geral da Rallye Brasil, Ronan Cabral. “Dentro dessa proposta, a Confederação Brasileira de Automobilismo nos convidou para agregar um campeonato de rali de regularidade, então, eis que surgiu o Rallye das 4 Estações”, explicou. Além de Búzios, o campeonato passará por Ouro Preto, MG, Itaipava e Paraty (em uma rota cultural e gastronômica que dispensa qualquer comentário).

Cidade de Búzios, na região dos Lagos, receberá a primeira etapa dos campeonatos - Foto:  Angelo Savastano/SavaPhoto

Cidade de Búzios, na região dos Lagos, receberá a primeira etapa dos campeonatos – Foto: Angelo Savastano/SavaPhoto

Dois dias de disputas intensas

No sábado, 11, as emoções começam com a 1ª etapa do Rallye das 4 Estações. Pilotos e navegadores do rali de regularidade estarão divididos nas categorias Graduados, Turismo e Turismo Light (a prova também valerá pela abertura do campeonato estadual do Rio de Janeiro de regularidade). O percurso terá aproximadamente 130 quilômetros, sendo 100 quilômetros de navegação envolvendo as praias de Tucuns, Caravelas, Baia Formosa e Joaquina, e uma fazenda de reflorestamento de eucaliptos, com 42 quilômetros de diversos laços e médias justas de velocidade.

Importantes nomes do esporte já confirmaram presença, a exemplo do piloto Ricardo Barra, da Niterói Rally Team, que nesta temporada contará com a navegação do filho, Caio Barra. “Tenho um carinho especial pelas trilhas de Búzios, que são desafiadoras e repletas de belas paisagens. Foi nesta cidade que fiz a minha estreia no fora-de-estrada em 2005 e será ótimo competir lá novamente”, lembrou ele que, com toda a sua experiência, faz ponderações sobre uma possível estratégia na busca pela vitória. “Uma competição nova impõe cautela, por isso, somente após esta primeira etapa será possível conhecer um pouco do seu perfil e, a partir daí, traçar planos mais audaciosos para as demais disputas”, declarou.

Serão dois dias de grandes disputas. Público está convidado a assistir o evento - Foto:  Angelo Savastano/SavaPhoto

Serão dois dias de grandes disputas. Público está convidado a assistir o evento – Foto: Angelo Savastano/SavaPhoto

No domingo, a programação será voltada para a turma que “quanto mais rápido, melhor”. Entrarão em ação os pilotos que brigarão pelo título da Copa Sudeste de Rally Indoor (também válido pela abertura do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro de Rally Indoor)

Serão duas pistas de terra (paralelas) que juntas terão 4,5 quilômetros, montadas na Fazenda Cunha Bueno, na Baia Formosa. As categorias são Production, Super Production, Força Livre, 4×2, Jeep, Quadriciclos e UTV. A largada ocorrerá de dois em dois veículos e os participantes duelarão em busca do menor tempo. Vencerá o piloto mais rápido entre todos.

As inscrições para o Rallye das 4 Estações e da Copa Sudeste de Rally Indoor estão abertas e podem ser feitas através do site www.rallyebrasil.com.br. Confira as demais datas: Ouro Preto, MG (13 e 14 de junho-Outono), Itaipava (12 e 13 de setembro- Inverno) e Paraty (24 e 25 de outubro- Primavera).

Programação
Verão – 1ª etapa Rally das 4 Estações e Copa Sudeste de Rally indoor

10 de abril – sexta feira
16h –
Abertura da secretaria de provas
18h – Recepção, retirada dos kits e briefing
Local: Bistrô Clube de Esquina
Polo Gastronômico Porto da Barra, Manguinhos

11 de abril – sábado
8h –
Vistoria técnica
Local: Rua das Pedras (início da rua) – Centro – Búzios
9h30 – Largada do primeiro veículo (início da planilha) – Rua das Pedras
13h31 – Almoço de premiação – Bistrô Clube de Esquina
Local: Polo Gastronômico Porto da Barra, Manguinhos
21h – Início da Rallye Fun Fest e Premiação dos campeões da temporada 2014
Local: Casa Wagner Tiso Jazz Clube. Porto da Barra, Manguinhos

12 de abril – domingo
8h –
Abertura de secretaria de provas
9h – Vistoria técnica
10h – Largada da primeira categoria na pista Indoor
Local: Fazenda Cunha Bueno, Baia Formosa
14h – Fechamento da última categoria
15h – Cerimônia de premiação e encerramento

O Rally das 4 estações tem o patrocínio de TNT Energy Drink, Ipiranga Lubrificantes, Cervejaria Itaipava

Apoio: Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, Secretaria de ação social Trabalho e Renda, Academia Workout, Pousada El Riconcito, Pousada Armação dos Búzios Beach e Porto da Barra

Realização: Rallye Brasil Eventos e FAERJ

Supervisão: CBA

Print Friendly


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Mais Offroad. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.