Mitsubishi Cup: Equipe FD Rally Team completa primeira etapa da temporada repleta de novos desafios

março 29, 2015 8:00 pm
Pista rápida, com curvas e cascalho em meio a cana alta - Foto:  Sanderson Pereira/Photo-S

Pista rápida, com curvas e cascalho em meio a cana alta – Foto: Sanderson Pereira/Photo-S

Desafio foi o que não faltou para a Equipe FD Rally Team nesta abertura 16ª edição da Mitsubishi Cup, no sábado, em Ribeirão Preto (SP). Glauber Fontoura (carro #11) acelerou pela primeira vez a L200 Triton RS ao lado de seu novo navegador Rafael Malucelli. Já Sandra Dias (carro #12) estreou no campeonato e na nova categoria ASX R, ao lado de Minae Miyauti. Além de ser a única mulher a pilotar em um grid dominado por homens, forma com Minae a única dupla feminina da Cup.

A primeira etapa da temporada teve um circuito de aproximadamente 27 quilômetros, na Fazenda Santa Francesca, e foi de pura diversão para os amantes do rali cross country de velocidade. As três provas do dia foram disputadas em terrenos distintos que foi modificado pela forte chuva que atingiu a região no dia anterior. Começou com lama e piso escorregadio em alguns trechos, o que exigiu atenção e habilidade redobrada dos pilotos. A partir da segunda volta sol secou a pista e as duplas aceleraram nas curvas, lombas em meio a cana alta e muita poeira.

Ainda se adaptando à tocada do novo carro, a dupla Fontoura e Malucelli fechou a etapa em oitavo na categoria. “A Triton RS é bem diferente da Triton ER do ano passado, tanto que cometi um erro na primeira volta, em uma curva, que me custou minutos preciosos, sem falar que estou correndo entre os pilotos tops do campeonato”, ressalta Fontoura, em sua terceira temporada no campeonato. “O Rafael é um navegador experiente e a sintonia foi muito boa, agora, é melhorar a cada etapa porque nosso objetivo é brigar para terminar as provas entre os quatro primeiros da categoria”, diz o piloto.

Sandra e Minae: única dupla feminina do campeonato - Foto: Sanderson Pereira/Photo-S

Sandra e Minae: única dupla feminina do campeonato – Foto: Sanderson Pereira/Photo-S

Para o navegador paranaense o campeonato só está no início e a evolução já virá nas próximas etapas. “Considerando que foi nosso primeiro contato com o carro e o primeiro da dupla acho que foi bom. Tivemos alguns contratempos durante a prova que não nos possibilitou um melhor resultado. A expectativa é que na segunda etapa tenhamos uma evolução que permita nos classificar entre os top 5 da categoria”, explica Malucelli.

Os 20 pilotos da categoria ASX R exploraram os limites do novo carro e quem se sintonizou melhor com a máquina levou vantagem. Arrojada mas também cuidadosa como toda a mulher, Sandra fez na sua estreia uma pilotagem mais conservadora, mas não deixou de acelerar em trechos que tinha mais segurança e aprovou o desafio. “Foi bom demais é foi muita adrenalina para uma estreia, principalmente na primeira volta quando tudo era novidade para mim e o carro começou a patinar na lama. Mas achei o carro bom e com estabilidade”, conta a piloto. “Glauber (o esposo) sempre me incentivou a pilotar na Cup, mas eu tinha um certo receio. Agora peguei o gosto e não pretendo parar”, avisa.

Assim como Sandra, Minae migrou do rali de regularidade para o cross country e depois de dois anos navegando para Fontoura na Cup, pode passar sua experiência para a amiga. “Respeito a tocada da Sandra, acho que ela tem de andar dentro do ritmo dela e aos pouco ganhar confiança para acelerar, ainda mais em um carro novo como ASX. Nosso primeiro objetivo foi cumprido que era o de completar as três provas sem incidentes e não danificar o carro”, explica a navegadora.

A próxima etapa será em Mafra, no estado catarinense, em 9 de maio. O campeonato tem sete etapas que serão disputadas em quatro estados (SP, MG, SC PR) até novembro.

Para acompanhar as notícias da equipe Facebook – Equipe FD Rally Team A equipe conta com patrocínio da Fontoura Dias Stands.

Resultado 1a etapa Mitsubishi Cup – Ribeirão Preto (28/3)

Categoria L200 Triton RS
1 MARCELO MENDES/ BRENO REZENDE 86 pontos
2 RICARDO FELTRE/ ANDRE MUNHOZ 78 pontos
3 FERNANDO EWERTON/ ALBERTO ANDREOTTI NETO 76 pontos
4 MARCOS BAUMGART/ KLEBER CINCEA 68 pontos
5 JULIANO DIENER/ LUIZ TORRES POLI 54 pontos
6 JOAO FERREIRO/ JOÃO COTTA 52 pontos
7 SYLVIO BARROS/ MARCELO HASEYAMA 42 pontos
8 GLAUBER FONTOURA/ RAFAEL MALUCELLI 40 pontos
9 FELIPE EWERTON/ KAIQUE BENTIVOGLIO 24 pontos
10 FABIO PRADA/ EDGAR FABRE

Mitsubishi Cup – Calendário 2015*
2ª Etapa – 09/mai Mafra/SC
3ª Etapa – 20/jun Jaguariúna/SP
4ª Etapa – 29/ago Minas Gerais
5ª Etapa – 19/set Indaiatuba/SP
6ª Etapa – 17/out Paraná
7ª Etapa – 14/nov Mogi Guaçu/SP

* Calendário sujeito a alterações

Print Friendly


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Mais Offroad. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.