Rally de Barretos: Rodrigo Varela vence e faz história no esporte

março 8, 2015 10:27 am

Pela primeira vez um piloto de UTV vence um Rally na classificação Geral, na frente de Motos e Quadriciclos

UTV (Can-AM) de Rodrigo Varela, vencedor da primeira etapa - Foto:  Donizetti Castilho/DFotos

UTV (Can-AM) de Rodrigo Varela, vencedor da primeira etapa – Foto: Donizetti Castilho/DFotos

O piloto Rodrigo Varela (Can-Am/Blindarte) fez história no esporte motociclístico nacional. Pela primeira vez um piloto de UTV vence um Rally na classificação Geral, na frente também de Motos e Quadriciclos. O feito aconteceu na tarde deste sábado (07/3), em Barretos, no interior de São Paulo, na etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Baja.

“A vitória na Geral serve para mostrar a excelência no novo Can-Am Maverick XDS 1000 Turbo, que tem 212 hp e atinge até 140 km/h na terra. Não tive sequer um probleminha com o equipamento em sua estreia, o que me dá mais confiança ainda para continuar buscando outro bom resultado amanhã (domingo) e no prosseguimento do campeonato, que será longo”, comemora o representante da equipe Divino Fogão Rally Team/Bike Box, que começa a temporada 2015 liderando o certame na classe Pro, e na Geral de UTV.

“Antes nunca um UTV tinha feito um tempo inferior ao das motos e quadriciclos, principalmente porque as motos são mais ágeis. Mas conseguimos uma performance muito boa conduzindo um equipamento de ponta. O importante é que abri dianteira na pontuação da classe Pro, onde estou inscrito e pretendo brigar pelo título”, continuou o piloto de 23 anos de idade. No domingo (08/3) o Rally de Barretos prossegue, válido pela segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Baja

Família da Poeira completa ao lado de seus veículos de competição - Foto:  Donizetti Castilho/DFotos

Família da Poeira completa ao lado de seus veículos de competição – Foto: Donizetti Castilho/DFotos

O seu irmão e companheiro de equipe Gabriel Varela (Can-Am/Blindarte), que depois de vários títulos em Quadriciclos estreou de UTV, quando ocupava a terceira colocação na classe Super Production enfrentou a quebra de correia em seu Can-Am Maverick 1000 XRS – o que é normal nesta modalidade por causa da sua solicitação em competição -, que foi trocada pelo piloto, mas que o relegou ao sexto posto.

“Perdi muito tempo na troca. Fui até o final da prova para somar pontos importantes, que poderão ajudar no final da temporada”, explicou o bicampeão Brasileiro de Quadriciclo em Rally Cross Country e Campeão Brasileiro de Rally Baja.

O mais jovem (18 anos) dos três irmãos da conhecida ‘Família da Poeira’ teve menos sorte. Bruno Varela (Polaris/Blindarte) também vinha empreendendo um ritmo forte na classe Production com o seu Polaris RZR XP 1000, um equipamento original sem preparação, quando também enfrentou o problema de quebra de correia, mas não conseguiu viabilizar a troca da peça a tempo.

“No domingo terei condições de voltar a andar entre os ponteiros da Production, porque o meu equipamento está perfeito. Estou bem confiante para sair daqui de Barretos com muitos pontos”, animou-se o caçula do bicampeão mundial de rally cross coutry Reinaldo Varela.

O 9º Cross Country Rallymakers Barretos terá mais 138 Km de trechos cronometrados por dia (totalizando 276 Km na busca do menor tempo de prova). Os deslocamentos iniciais e finais somarão 68 Km. A prova de domingo vale como segunda etapa dos Campeonatos Brasileiros de Rally Cross Country e Rally Baja.

Confira os primeiros da categoria UTV: 1) Rodrigo Varela, 1h56min28s9; 2) Zé Hélio, a 1min36s2; 3) Aristides Mafra Jr., a 3min49s6; 4) André Macedo Corrêa, a 8min00s5; 5) Helena Deyama, a 10min19s8; 6) Gilberto Mayorga, a 10min47s2; 7) Dimas de Melo Pimenta II, a 10min51s1; 8) Wander Garcez Ribeiro, a 11min00s5; 9) Erik Donatto, a 11min12s7; 10) José de Almeida Jr., a 11min57s9.

Programação de Domingo – 08/3 – 9º Cross Country Rallymakers Barretos

08h – Largada da primeira moto na Prova Especial
10h30 – Largada do primeiro carro na Prova Especial
11h – Início Super Prime CBM – seguido de premiação
13h – Início Super Prime CBA – seguido de premiação
15h30 – Cerimônia de encerramento

Print Friendly


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Mais Offroad. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.